sábado, 15 de março de 2014

Dieta paleolítica: a volta aos alimentos do homem das cavernas


A nova moda é comer o que nossos ancestrais consumiam há dezenas de milhares de anos para emagrecer. Funciona?

Cardeal Kasper: "Mulheres devem ocupar altos cargos na Igreja"

O Presidente Emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, defende a presença das mulheres em cargos da Cúria Romana. 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Fraternidade e Tráfico Humano


O Tráfico Humano e as muitas outras faces da pobreza e da exclusão, que atinge milhões de pessoas em todo mundo, é resultado de um sistema estruturado e sustentado pela lógica do mercado, cujo fim último é o acúmulo da riqueza nas mãos de poucos, via mercantilização de tudo, inclusive da pessoa humana.

Projeto cria vagão só para mulheres no metrô de Belo Horizonte

O espaço destinado ao público feminino é uma tentativa do parlamentar de evitar o assédio, especialmente em horários de pico. O Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais é contra a ideia:  "o projeto é “excludente” e cria uma situação de discriminação".

Maria não gostaria de ser cardeal

Não basta dizer que "uma Igreja sem as mulheres é como um Colégio Apostólico sem Maria" se quem o diz que não percebe que a jovenzinha palestina que deu o seu assentimento a Deus nunca iria querer um lugar como cardeal.

Mercado de prostituição invade a internet em Alagoas

Nos últimos anos, é notável o crescimento e desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil. A evolução é tanta que vários produtos e serviços antes ofertados apenas de maneira física, já encontram espaço no mundo digital. Um deles é o serviço de acompanhantes, que tem ampliado espaço na internet, ganhando, inclusive, as redes sociais.

quinta-feira, 13 de março de 2014

HPV: A resistência religiosa

Apesar de indicada por especialistas em saúde, a campanha nacional de vacinação contra o HPV, lançada pelo governo federal para tentar reduzir a incidência do câncer de colo de útero, vem enfrentando resistência de grupos católicos e evangélicos.

Tráfico de pessoas: ‘Ele me explorou, me usou e não sei se vou conseguir superar'

Jovem de El Salvador foi enganada e, por quase um ano, se escondeu em São Paulo.

Ser mulher em tempos de Francisco

O mais importante e mais novo de toda a reflexão de Francisco sobre a mulher é sua visão pastoral universal, que percebe o perigo de visões reducionistas sobre as questões da moral sexual em relação à mulher: “Não podemos seguir insistindo apenas em questões referentes ao aborto, ao matrimônio homossexual, ao uso de anticoncepcionais. É impossível”, afirmou.

Trafico humano e a cultura do individualismo, por Marcelo Barros

Enquanto não se mudar a cultura econômica a partir da qual a sociedade se organiza, não se conseguirá prevenir adequadamente essas situações. Nessa sociedade que produz desemprego em massa e na qual há preço para tudo, sempre haverá pessoas fragilizadas pela sua situação social e econômica que são potencialmente vítimas dessa realidade terrível.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A Pastoral da Mulher de BH sensibilizando no mundo universitário sobre prostituição e tráfico de seres humanos

Lucinete Santos, integrante da Equipe da Pastoral da Mulher, deu uma formação o passado dia 10 de março aos alunos do Curso de Ciências Econômicas da PUC Minas, no Campus do Coração Eucarístico.

Tráfico humano: um desafio para toda sociedade, igrejas e religiões

Precisamos vencer o medo e denunciar práticas que desrespeitam e maltratam a vida. Anunciar a sacralidade da vida é uma tarefa teológica, pois a vida é presente, é graça de Deus. Ela é também tarefa pedagógica, precisamos dialogar em nossas escolas, centros de formação sobre as formas de tráfico humano em nosso contexto local, mas também de alcance global. 

terça-feira, 11 de março de 2014

Riachuelo é acusada de racismo em propaganda para o Dia Internacional da Mulher.

Propaganda da Riachuelo para o Dia Internacional da Mulher gera polêmica ao ter uma mulher negra vestindo uma branca.

Oficina de saúde sobre HPV na Pastoral da Mulher

Em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG (que desenvolve o  Projeto “Práticas Educativas na Atenção a Saúde de Mulheres”), a Unidade Oblata de BH promoveu ontem (10) uma Oficina sobre HPV (câncer do colo do útero), informando sobre Campanha Nacional de vacinação contra esta doença. 

A Pastoral da Mulher de BH assessora grande Encontro de Mulheres em Betim (MG)

O passado dia 9 de março, a Unidade Oblata em MG, representada pela nossa psicóloga Isabel C. Brandão assessorou o 2º Encontro de Mulheres, na paróquia São João Bosco  em Betim.

segunda-feira, 10 de março de 2014

A Pastoral da Mulher de BH no lançamento da Campanha da Fraternidade .

O passado dia 8 de março, a Unidade Oblata em MG participou no lançamento da Campanha da Fraternidade, havendo colaborado ativamente nas semanas anteriores na organização do evento juntamente com o VEASP.

Dia Internacional da Mulher na Pastoral de BH

A celebração do Dia Internacional da Mulher começou com antecipação na Pastoral da Mulher de BH. 

Visita do Governo Geral das Irmãs Oblatas a BH

Nos dias 07 e 08 de março  a Unidade Oblata de BH recebeu a visita do Governo Geral da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor , sediado em Madri (Espanha),   integrado  pelas irmãs Lourdes, Rosário, Julita  (Espanha), Luz Angélica (México) e Roseli (Brasil).

Tráfico de pessoas: a indiferença, o fetichismo do dinheiro e o prazer ambivalente


"Apesar da seriedade da questão, o tráfico de pessoas é ainda tema pouco conhecido e debatido na sociedade brasileira... ainda prevalece na população certa ingenuidade a respeito não somente das raízes dessa chaga social, como também das formas de erradicá-la. Seguramente, uma das principais razões disso é a indiferença em torno do assunto", escreve o sociólogo Marcos Vinícios de Araujo Vieira.

Juninho e Kaká entram na luta contra prostituição de menores durante a Copa 2014




Nesta passada terça-feira (4), em Paris, na sede do jornal esportivo L'Équipe, foi lançada a segunda etapa da campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo no Brasil.