sábado, 24 de novembro de 2012

Brasil ocupa topo do 'ranking' de exploração sexual infantil na América Latina


Em discurso na quarta-feira (21), o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) chamou atenção para um ranking vergonhoso em que o Brasil ocupa os primeiros lugares: no relatório de exploração sexual infanto-juvenil elaborado pelas Nações Unidas, o país está em primeiro lugar na América Latina e em segundo no mundo.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Polícia deflagra operação contra exploração sexual no Amazonas

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã desta sexta-feira, em Manaus, a Operação Estocolmo que tem como objetivo o combate à exploração sexual e o rufianismo (quando o criminoso se aproveita da prostituição alheia em troca de lucro financeiro). O cônsul da Holanda em Manaus é um dos investigados e segundo informações confirmadas pela assessoria da polícia, o cônsul seria um dos supostos clientes da rede e, na casa onde mora, foram apreendidos equipamentos eletrônicos.

Todos pela não violência contra a mulher


Os dados sobre violência sexual mostram que não há distinção entre classes, segmentos sociais e cor/etnia. O tratamento dado socialmente a tais crimes, em particular os estupros, oscila entre considerá-los hediondos, principalmente quando praticados contra crianças, ou fatos banais, comuns. Pode-se afirmar que a visão sobre eles ainda está intimamente vinculada à imagem que se faz da vítima, de seu comportamento e moralidade.

Projeto mira combate à exploração sexual de crianças na Copa


As 12 cidades brasileiras que irão sediar jogos da Copa do Mundo 2014 estão traçando metas conjuntas de proteção às crianças e adolescentes durante o evento. A ideia é, através dos Conselhos Municipais de cada uma destas sedes, traçar ações que evitem, ao máximo, situações de vulnerabilidade, como exploração sexual e outros tipos de violação dos direitos dos menores de 18 anos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ativistas de topless são detidas em ato contra turismo sexual no Rio


De acordo com o grupo, o objetivo é "desmistificar a imagem de que todas as mulheres brasileiras são prostitutas e principalmente alertar e educar nossa população quanto a esse mal social que é porta de entrada e age dando espaço para outras ações criminosas, tal como a pedofilia, tráfico de seres humanos, entre outros".

Cresce a migração internacional de mulheres da Amazônia


Pesquisa identifica Suriname e países europeus como destinos mais frequentes. As mulheres que migram não são todas vítimas de tráfico, nem saem especificamente para exercer a prostituição. A realidade dessas idas e vindas internacionais é mais complexa e envolve a mulher que migra, mas também toda a sua família e a sua comunidade. A migração é algo maior e presente no dia a dia dos bairros periféricos

“As escolas não estão preparadas para lidar com assuntos de violência e exploração sexual”, afirma professora


 “De forma alguma a escola está preparada. Os professores, geralmente quando não se omitem, corresponsabilizam e culpabilizam a vítima. A única ação que podemos fazer quando descobrimos algum caso de violência sexual é denunciar e encaminhar para o Conselho Tutelar, não depende só da instituição de ensino”.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Articulações da Pastoral da Mulher para o enfrentamento do Tráfico de seres Humanos




Na manhã desta quarta-feira (21) ocorreu na sede da Pastoral da Mulher de BH uma reunião com o Núcleo de Enfrentamento ao Trafico de Pessoas (MG) .



Avaliação anual do Projeto da Pastoral da Mulher de Bh




Aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro de 2012 a reunião de avaliação anual da Associação da Pastoral da Mulher com a assessoria de Daniel Rech.

Copa obriga discussão sobre prostituição


Segundo o deputado Jean Wyllys, autor da proposta que regulamenta a profissão de prostituta, os eventos esportivos pressionam o debate. 

Mulheres negras são maioria entre jovens que não trabalham nem estudam


Mulheres pretas, pardas e indígenas são a maioria entre os 5,3 milhões de jovens de 18 a 25 anos que não trabalham nem estudam no País, a chamada “geração nem nem”.

Suíça é segundo destino do tráfico de pessoas no Brasil


Um estudo inédito sobre o tráfico internacional de pessoas divulgado em outubro pelo Ministério da Justiça revela que a Suíça é o segundo destino preferencial para onde são levadas as vítimas desse tipo de crime no Brasil.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lembrando Dom Helder: Invocando a Mariama no dia da Consciência Negra


“Trancados na noite, milênios afora,
 Forçamos agora
 As portas do dia.
 Faremos um povo de igual rebeldia.
 Faremos um povo de bantus iguais
 Na só Casa Grande do Pai”
 Pode uma missa ser proibida pelo Vaticano e censurada pelo governo militar de plantão no Brasil? Pode, se estamos falando de uma missa que foi acontecimento único na história da Igreja católica no Brasil: A Missa dos Quilombos.

Caso Bruno e Eliza Samudio: Patriarcado de violência


A brutalidade não é constitutiva da natureza masculina, mas um dispositivo de uma sociedade que reduz as mulheres a objetos de prazer e consumo dos homens.

Caso Eliza Samudio: Entenda as questões em debate


Um crime de homicídio sem corpo. Essa é uma das principais polêmicas do julgamento do ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes que começou ontem, em Contagem (MG). Mas não a única.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Consciência Negra


A dificuldade em remover a carga de preconceitos que pesam sobre a população negra do Brasil, que ainda carrega as consequências do regime de escravidão, justifica as políticas públicas, que visam acelerar o processo de equiparação completa entre todos os cidadãos brasileiros, independente de raça ou de outros critérios.

Estudo reforça medidas de prevenção da exploração sexual na Copa de 2014


Estudo encomendado pelo Conselho Nacional do SESI, com base em dados oficiais de fluxo turístico em Salvador (BA) e São Paulo (SP), revelou que há uma relação entre o desembarque de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil a passeio e o aumento das denúncias de exploração sexual feitas ao Disque 100, serviço de denúncias do Governo Federal.

Vilarejo expulsa prostitutas e gera debate


Durante anos, este vilarejo montanhoso com velhas paredes pintadas de branco tornou-se famoso como o destino de quem estivesse à procura de sexo. Mulheres — algumas vestidas com calças justas, outras com vestidos — esperavam sob os batentes de pedra das casas da praça principal da cidade, criando uma versão marroquina do distrito da luz vermelha de Amsterdã.
Mas, agora, tudo mudou. Um bando de homens do local, conhecidos como os islamistas, resolveu o problema com as próprias mãos no outono passado.

Dona de casa há 22 anos representa quatro mil prostitutas no Ceará


A cearense Rosalina Sampaio, 55 anos, moradora de Fortaleza, há 22 anos deixou a prostituição e passou a ser dona de casa. Além de cuidar da família, ela representa cerca de 4 mil prostitutas do Ceará. Rosalina Sampaio é presidente da Associação das Prostitutas do Estado. Segundo ela, chamou para si a responsabilidade por ver que poucas são as pessoas que se preocupam com a classe. "Ninguém quer ajudar a gente. No entanto, há pessoas que querem ajudar e eu sou uma dessas pessoas", afirmou.