sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Polícia deflagra operação contra exploração sexual no Amazonas

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã desta sexta-feira, em Manaus, a Operação Estocolmo que tem como objetivo o combate à exploração sexual e o rufianismo (quando o criminoso se aproveita da prostituição alheia em troca de lucro financeiro). O cônsul da Holanda em Manaus é um dos investigados e segundo informações confirmadas pela assessoria da polícia, o cônsul seria um dos supostos clientes da rede e, na casa onde mora, foram apreendidos equipamentos eletrônicos.

 
 Segundo informações da Polícia Civil, são cumpridos 31 mandados de busca e apreensão para crianças e mulheres vítimas dos criminosos. Oito prisões preventivas já haviam sido cumpridas até as 10h40, entre homens e mulheres. Segundo a polícia, entre os criminosos está um holandês que mora na cidade.
 
A Operação Estocolmo foi batizada com este nome em referência à Síndrome de Estocolmo, onde as vítimas de cárcere acabam desenvolvendo um sentimento afetivo com seus agressores. Ao todo, 198 policiais civis e 30 policiais militares participam da ação.
A polícia ainda informou que foram apreendidos celulares, computadores, CDs, DVDs, cofres e dinheiro. O nome dos envolvidos não foi divulgado, já que o processo segue em segredo de Justiça.
 A Operação Estocolmo teve início em maio deste ano, após uma adolescente e sua representante legal denunciarem um esquema de prostituição envolvendo menores de 18 anos. Após seis meses de investigação, a Polícia Civil identificou vários integrantes dessa rede e passou a monitorá-los por meio de escutas telefônicas.
A operação é comandada pelo delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha, e a titular da Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (Depca), Linda Gláucia.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: