sábado, 26 de julho de 2014

As mulheres, os homens e o futebol

A autora argumenta que o futebol na Argentina “construiu um tipo particular de gênero masculino” e que “o estilo de construção da masculinidade na Argentina marcou a criação de um futebol nacional”. Contudo a subjetividade das mulheres argentinas se arranja em relação ao futebol.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

“Começar de Novo “ no maior evento de Economia Solidária da América Latina

O Grupo de produção de bolsas artesanais “Começar de Novo”, apoiado pela Pastoral da Mulher de BH , participou com grande sucesso da  10ª Feira Latino  Americana  de Economia Solidária  e da 21ª Feira Internacional do Cooperativismo e Economia Solidária, um dos maiores Eventos da  América  Latina  nos  dias  17 a 20 de  julho de 2014, Santa Maria, RS, Brasil.

Dia Internacional da Mulher Negra: protagonismo em questão

Criada em 1992, a data tem colaborado no debate sobre feminismo e afrodescendência; Para a escritora Raquel Almeida, as mulheres negras nas periferias estão se tornando protagonista da sua luta e o feminismo tradicional “está muito distante” da sua realidade; Nesta sexta (25) diversas atividades estão espalhadas pelo país.

Mototaxista que leva pessoas para prostituição comete crime

Favorecer e contribuir com a prática da prostituição de forma habitual caracteriza-se como exploração sexual. Essa foi a tese adotada pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao condenar um mototaxista a cumprir três anos e quatro meses de reclusão por levar garotas de programa, inclusive menores de idade, para se prostituírem em um navio no Amazonas. A decisão foi unânime.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Jovem é encontrada morta em banheiro de hotel na Guaicurus

Uma jovem de 18 anos foi encontrada morta dentro de um hotel na Rua Guaicurus, no Centro de Belo Horizonte, no fim da noite de quarta-feira. R.L.S foi encontrada por funcionários do estabelecimento dentro do banheiro de um quarto. 

Tráfico de crianças vindas de Angola

Fenómeno começou a notar-se no início deste ano. Neste momento, em Portugal estão cinco adultos em prisão preventiva. Crianças podem ser traficadas para vários fins: adopção, exploração sexual ou servidão doméstica.

Pesquisadores sobre aids pedem descriminalização da prostituição

Garotas de programa esperam por clientes em um bordel na Indonésia. Lá, como em outros 115 países, a prostituição é ilegal. É preciso que isso mude (Foto: Ulet Ifansasti/Getty Images)
Para deter o avanço da aids, é urgente descriminalizar a prostituição em todo o mundo. É esse o apelo feito por um grupo de pesquisadores presentes à 20ª Conferência Mundial de aids em Melbourne, na Austrália.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Escravas sexuais para a Europa – o tráfico de mulheres nigerianas

O tráfico de mulheres nigerianas chama a atenção não só pelo número (o segundo maior na Itália, depois das romenas), mas também pela estrutura diferenciada dos demais grupos.

A cada quatro horas uma mulher é assassinada antes de completar 30 anos no Brasil

Dados do Mapa da Violência 2014 acendem alerta sobre o peso das discriminações de gênero e de raça no aumento dos homicídios de jovens no Brasil.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Na festa de Maria Madalena, mulheres católicas pedem acesso ao sacerdócio feminino

O coletivo de Mulheres na Igreja pela Paridade reivindicou hoje, por ocasião da celebração da festividade de Santa Maria de Magdala (Maria Madalena), nesta terça-feira, que a Igreja católica “revise os ministérios e o acesso a estes à luz do Espírito Santo e o sentir das comunidades de crentes”.

Garota de programa é encontrada morta em quarto de hotel no centro de BH

Uma mulher foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (21) em um hotel no centro de Belo Horizonte. A polícia trabalha com a hipótese de que ela morreu de causas naturais, mas testemunhas informaram que ela era garota de programa e havia entrado no local com um cliente.

Vagão rosa, para não ser encoxada -Eliane Brum-

O que faz das mulheres ainda hoje uma ameaça tão grande que, mesmo quando vítimas, são julgadas culpadas?
Alô, mulheres. Se pegarem trem ou metrô em São Paulo, prestem atenção às orientações do sistema de som: “Se você estiver com vontade de ser violentada, ou ao menos receber uns apertões na bunda e nos peitos, siga para o vagão comum. Se estiver cansada, introspectiva, teve um dia difícil, está com TPM, vá para o rosa e viaje tranquila”. Uma excelente semana a todas.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

“Vendem as mulheres nas fronteiras”

Uma subsaariana que passou sete meses em um campo do Marrocos
As vítimas das máfias que cruzam a África rumo à Espanha sofrem estupros sistemáticos. "Os chefes escolhem aquelas de que mais gostam. Pelo caminho, as engravidam”, afirma um jovem nigeriano em trânsito.

Teologia e Igreja: quando as mulheres escrevem ao papa

A contribuição que as mulheres estão dando para a reflexão teológica em âmbito católico se torna cada vez mais relevante.
A pergunta dirigida ao papa é clara: "Você não acredita que chegou a hora de a Igreja abrir os braços para as mulheres em um gesto de amor, que, finalmente, se liberte do medo e seja testemunha na escola de Jesus?

Moralismo e machismo imperam em decisões judiciais que envolvem conflitos de gênero

Duas decisões recentes da Justiça reacenderam a discussão sobre a atuação do Poder Judiciário em casos de violência contra as mulheres. Os desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo inocentaram um fazendeiro da acusação de estupro contra uma adolescente de 13 anos alegando que ele não tinha como saber que ela era menor de idade, em virtude do seu comportamento.

domingo, 20 de julho de 2014

Ilia Delio, uma teóloga e sua evolução

“Estamos morrendo, e não há nada de errado nisso.” Foi o que Ilia Delio disse num encontro com 150 religiosas da congregação de São José, em Brentwood, Nova York, no final de junho.“Esta situação apenas quer dizer que algo novo está surgindo. Precisamos nos renovar”.