A autora argumenta que o futebol na Argentina “construiu um
tipo particular de gênero masculino” e que “o estilo de construção da
masculinidade na Argentina marcou a criação de um futebol nacional”. Contudo a
subjetividade das mulheres argentinas se arranja em relação ao futebol.
São enumeradas seis questões a respeito. Débora Tajer é
psicoanalista, e o artigo é publicado por Página/12, 10-07-2014. A tradução é
do Cepat.
O futebol, pelo menos no caso argentino, é uma área social
privilegiada da constituição da subjetividade masculina e de tem grande
relevância na vida cotidiana dos homens. Grande parte da fascinação masculina
por este esporte reside no que se denomina captura da cena esportiva: a
imprevisibilidade, a surpresa, a ambiguidade entre ganhar e perder, a crença
dos espectadores de que seu entusiasmo pode mudar as oportunidades de seu time,
a suposição de que algo acontecerá aos jogadores quando são olhados pelo público.
Captura atrelada a conformação do ideal ligado a masculinidade.
Um pouco antes de começar a pesquisa, comecei a perceber que
falar de futebol é falar de um componente muito importante da vida cotidiana em
nossa região: é um dos modos nos quais expressa-se o afeto, a paixão e os
vínculos. Assim como as construções de gênero, masculinas e femininas. O
futebol está “sexuado” e pintado de gênero, com predomínio masculino, mesmo
quando há apreciadoras e até mesmo pelo fato de que já se tenha observado uma
entrada massiva de mulheres apaixonadas por este esporte.
Em relação aos homens, há uma maneira particular de criação
de subjetividade masculina em nosso país, expressa em uma maneira distinta de
jogar futebol que tem mudado com o tempo. Poderíamos afirmar que o futebol
argentino construiu um tipo particular de gênero masculino em nosso país e,
vice-versa, o estilo particular de construção da masculinidade na Argentina
marcou um estilo na criação de um futebol nacional. Há uma relação entre
futebol e o “tornar-se homem” e “ser homem” na Argentina. E como o próprio
conceito de gênero assinala por seu caráter relacional, não é possível falar de
um “tornar-se homem” que não seja simultâneo a um processo de “tornar-se
mulher”: há uma relação entre futebol e “tornar-se mulher” e “ser mulher” na
Argentina; pelo menos nas vicissitudes do “devir mulher” convivendo com homens
que têm uma bola de futebol no coração.
Sem dúvida, em nosso país o futebol constituiu-se como um
organizador da identidade nacional quase desde seu início, diferenciando-se do
futebol estrangeiro, em especial do inglês, do qual é herdeiro. Este esporte se
constituiu em um dos modos de transformar os filhos de imigrantes em mestiços,
com base nas possibilidades brindadas pela preferência da habilidade, acima da
classe social de origem. Deu-se valor ao estilo rio-platense, ligado a arte e a
criatividade mais do que a máquina e a potência. O campo de futebol foi
caracterizado como espaço do homem livre, da verdade democrática. Esta imagem
do homem livre se institui em relação à preservação de uma virtude masculina: o
estilo infantil, puro. O campo se constitui em um mundo de crianças traquinas,
malandras, “vivos”, que escapam das escolas e dos clubes.
Já em 1928, a revista El Gráfico caracterizava o estilo
mestiço como o de um jogador leve, veloz, delicado, com maior habilidade
individual e menor ação coletiva; manhoso, que tinha a indolência como virtude
e que não precisa da força para impor-se. Estas são as características gerais
do futebol nacional que é, fundamentalmente, o contraponto entre a habilidade e
a força, sustentado na oposição entre cérebro e corpo. Expressa-se também outro
tipo de contradição: entre a aristocracia do futebol e o trabalhador; o
primeiro joga para se divertir; enquanto o segundo é descrito como luta e
esforço. Assim cabe assinalar a coexistência de diferentes modelos, cada qual
com seu estilo, que possui um tipo de corpo e de virtudes masculinas. E o
público, os outros homens, identificando-se com os mesmos, dependendo do qual
se torne mais próximo e afim.
Pelo menos desde a década de 1920, o futebol faz parte da
genealogia masculina de nosso país. Desde então um pai transmite e deixa para
seu filho homem três brasões identitários: um nome, um sobrenome e uma camisa. Pertencentes
à legião da família, identificada com a camiseta, institui a linhagem em uma
busca de se construir um pertencimento nacional. Pertencimento que na
atualidade representa um dos poucos organizadores fortes de identidade, ou
seja, assistir ao estalo e reordenamentos de vários organizadores da vida
instituídos na modernidade. O amor por uma equipe permite um porto identitário
de grande relevância frente às outras possibilidades de identidades fortes e
depositários da ansiedade moderna, que se revelaram deterioráveis: o
matrimônio, o trabalho, os partidos políticos, os pactos, as referências, os
líderes.
Parece que o único que mostra-se perene é o futebol, já que,
salvo raras exceções, se nasce e morre com a camisa. Um homem contemporâneo
pode mudar de mulher, de partido, de chefe e até de país, mas nunca de equipe
de futebol. Este fenômeno explica o assombro que produz o fato de que muitos
homens que antes não prestavam atenção a este esporte, na atualidade o façam
com fervor. Na realidade trata-se de um desfrute do último refúgio gerado pela
paixão e que os da uma forte identidade, que permanece com eles. Apelam ao
reservatório da genealogia do gênero masculino argentino que não encontra um
equivalente na feminilidade: o nome, o sobrenome e a camiseta.
E, na clínica psicanalítica, a pesquisa pela preferência por
alguma equipe de futebol e suas vicissitudes é uma boa via de acesso aos
avatares da função paterna em um sujeito. “E você, menino, de que time é?”,
ouve-se perguntar aos pequenos homens em nosso país, e a pergunta se refere a
quem irá se filiar, a que modelo de masculinidade incorporou e qual escolhe
incorporar. As respostas podem ser várias. O menino pode decidir pertencer ao
clube do pai, ao do melhor amigo do pai, ao do esposo ou amor da mãe, ao do avô
materno ou paterno, ao do tio, ao do grupo de amigos (esta parece ser uma
escolha secundária), ao de um querido pai de um amigo, pode ser o clube da
cidade ou do país para o qual se mudou em uma tentativa de adquirir uma
identidade com os homens, como um roteiro de masculinidade.
E esse menino que escolhe pertencer à equipe do tio pode ter
tomado a decisão ao perceber o amor que este sente pela camisa. Esse tio era o
que levava o menino ao campo, e a condição de ser levado ao campo é de pertencer
ao mesmo time que esse adulto. Claro que este mesmo menino pode seguir a
profissão de seu pai, sua ideologia política, seus gostos estéticos etc.
Mulheres argentinas
Em relação às mulheres argentinas e o futebol, desde agora
pode-se falar de sua relação, tolerante ou não, de apreciadoras ou não, com
essa paixão masculina. Claro, não há porque desconhecer a integração gradual e
crescente das mulheres em todos os âmbitos da vida social, entre os quais o
futebol está incluído. Contudo este esporte não é qualquer âmbito da vida
social argentina, mas é atribuidor de uma identidade mais forte e das menos
modificáveis nesta pós-modernidade periférica. É um referente que assinala
rapidamente quem é sujeito que não é. E deste fenômeno ninguém quer ficar excluído,
nem as mulheres. Poderíamos organizar a relação das mulheres com o futebol em
dois grupos: as mulheres que gostam de futebol e as que não gostam. As
primeiras poderiam ser dividas, por sua vez, em dois subgrupos: as que
adentraram ou lutam para ingressar como atoras diretas – jogadoras, árbitras,
jornalistas, dirigentes e treinadoras – e as que simplesmente são apreciadoras
do espetáculo, vêm as partidas ou as assistem pela televisão.
As que procuram ingressar na atividade devem enfrentar os
obstáculos que surgem quando as mulheres decidem entrar em algum ramo de uma
atividade social de predomino masculino.
Um atrativo que este esporte tem é o efeito de ser
subjetivado em relação a um jogo coletivo que vai além das habilidades
individuais, afinal se não há uma equipe não se pode jogar: é a aprendizagem de
“passar a bola”, jogar em relação aos outros, e não ser “fominha”. Isto faz
referência a uma tradição muito importante que o coletivo de mulheres não tem
como acervo, precisamente por ter sido excluído da estimulação para a prática
de esportes coletivos.
Em relação às mulheres, as que não gostam de futebol, poderíamos
distinguir quatro grandes subgrupos. Um é o das que se sentem incomodadas,
consideram-se excluídas de uma atividade que – enquanto dura a partida – tira
todo o interesse de seu amado. Elas buscam a todo tempo uma maneira de
persuadir seu parceiro de que, em prova de seu amor por elas, deva desistir de
ir ao campo ou de ver a partida pela televisão. Nestes casos podemos advertir
que o time escolhido é tido como “a outra”.
Também há as indiferentes. Estas mulheres não se importam,
nem se incomodam com o futebol; na realidade há muito poucos exemplares que
pertençam a este subgrupo. E há aquelas que acompanham. Mulheres que, com
suficiente experiência de vida, aprenderam a estratégia de que, visto que não
se pode vencer um poderoso inimigo, o mais inteligente é unir-se a ele. E há as
perplexas: não se sentem incomodadas, mas não conseguem entender a fascinação
masculina em ver vinte e dois sujeitos adultos correndo simultaneamente atrás
de uma bola.
O que as pertencentes destes subgrupos parecem compartilhar,
muitas vezes inconfessavelmente, é a inveja provocada pela paixão que eles
sentem e que elas não encontram equivalente substituto no universo feminino. Em
todo caso, interessem-se ou não por ele, como jogo e espetáculo, o futebol não
está ausente dos afetos e da história de vida das mulheres que desenvolvem sua
existência em um lugar onde o futebol é uma atividade de grande importância
social.
Uma paciente, ao falar da relação com seu pai, relata que
quando era criança lembra ter experimentado um ódio irreprimível aos domingos
pela tarde, quando ele ficava apenas a escutar as partidas pela rádio. Já não
ia aos campos porque seu filho homem, o irmão mais velho da paciente, havia
deixado de acompanha-lo – os intelectuais nos anos setenta preferiam sair com a
companheira do que serem fiéis a camisa -. Então, seu pai escutava o rádio,
fosse em case, passeando no carro ou em alguma visita. Ele acompanhava
fisicamente o restante da família aos domingos, mas sua cabeça e seu coração
ficavam no estádio. Talvez junto às mulheres da casa sentia-se abandonado e
sozinho. E, enquanto escutava a partida, o mundo parava. Nada mais o importava,
nem sequer sua filhinha da alma. Com o tempo a paciente pôde compreender que
esse ódio que acreditava sentir por seu pai era, na realidade, provocado pelo
fato de que ele entrava em um mundo que a excluía por ser mulher, um mundo para
transmitir e compartilhar apenas com o filho homem.
No relato de algumas das mulheres que participam e gostam de
futebol, isto se conecta com sua relação com o pai: como um dom que receberam
de seu pai, uma herança com a qual elas se filiaram ainda que não seja um
legado típico para as mulheres.
Talvez, para entender as representações psíquicas das
mulheres que participam do futebol, devamos apelar para um paralelo com o
modelo clínico que é utilizado com a perspectiva de uma psicanálise revisitada
a partir dos estudos de gênero, para trabalhar com as identificações
vocacionais e trabalhistas das mulheres cujas mães foram donas de casa enquanto
seus pais participavam na atividade do mundo do trabalho. Sabemos que estas
mulheres, para adquirir sua própria modalidade feminina de inserção no mundo do
trabalho, devem apelar para o reservatório de identificações via paterna e, com
esse material, construir e agenciar representações próprias. Considero que
grande parte da relação das mulheres com o futebol está intimamente conectada
com o tipo de vínculo que teve com homens significativos. Nos pais das mulheres
que gostam de futebol visualizamos a possibilidade de serem modelo de
identificação para suas filhas, sem assimilar as características próprias
encontradas em suas herdeiras como um indicador de masculinização das mesmas.
De todo modo, esta conquista só pode coexistir com aspectos
paternos de reafirmação de sua diferença em relação às mulheres e de
desconhecimento de algum dos atributos agenciados por suas filhas. Por isso
estas meninas podem carecer de consciência da coexistência de
reconhecimento/desconhecimento até que se vejam envolvidas em aventuras
amorosas, trabalhista ou outras, que entrem em contradição com a imagem que
formaram de si mesmas.
A paciente em questão, já maior de idade, como outras
congêneres, achou mais atraente um homem que não gosta de futebol, para logo
compreender, desiludida, que esse lugar pode ser ocupado por qualquer outra
paixão. Contudo também chamou sua atenção pelo fascínio feminino do qual fala
Lacan, essa experimentada ao ver um homem concentrado e integralmente em uma
ação, em um ato. Assim, pode ceder frente aos sentimentos e os sacrifícios ao
quais um homem está disposto a passar pela camisa de seus amores. Ela forma
parte do coletivo de mulheres que atualmente tem percebido que em uma casa pode
haver duas televisões e que existem muitos programas alternativos, amizades e
familiares para visitar aos domingos pela tarde. E um desses programas pode
incluir acompanhar o amado para ver uma partida. Elas também chegaram à
conclusão de que desconhecer o futebol é desconhecer uma parte importante da
vida nacional e dos homens argentinos. Sabem que o coração pode ser um músculo
muito elástico e que pode abrigar carinho por outra equipe, além do legado
deixado por seu pai. Podemos compreender que a consolidação deste processo vai
de mãos dadas com as mudanças que estão ocorrendo no exercício da função patena
e da democratização das relações ente os gêneros em seu sentido mais amplo.
Fonte: Ihu
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