sexta-feira, 25 de julho de 2014

“Começar de Novo “ no maior evento de Economia Solidária da América Latina

O Grupo de produção de bolsas artesanais “Começar de Novo”, apoiado pela Pastoral da Mulher de BH , participou com grande sucesso da  10ª Feira Latino  Americana  de Economia Solidária  e da 21ª Feira Internacional do Cooperativismo e Economia Solidária, um dos maiores Eventos da  América  Latina  nos  dias  17 a 20 de  julho de 2014, Santa Maria, RS, Brasil.

Os visitantes da Feicoop vieram de quatro continentes (África, Ásia, Europa e América do Sul) e de 20 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Haiti, Hungria, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Senegal e Uruguai. Houve também a presença de 27 Estados brasileiros, com 542 municípios representados.

“Começar de Novo”, representando à Pastoral da Mulher e à Rede Oblata, melhorando a qualidade de sua produção e ampliando a comercialização dos seus produtos, participou mais um ano deste importante evento. 
A Feira de Santa Maria é  um grande espaço de debate e troca de  experiências de Comercialização Solidária. É, também, um grande espaço de articulação Nacional e Internacional,  através do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e dos Fóruns Regionais  e  locais  da Economia Solidária, onde se fortalecem as práticas  e forma de Consumo consciente e  Trabalho Solidário, também do uso dos bens naturais, como os grandes “Patrimônios da  Humanidades”.

Na opinião de uma das integrantes de “Começar de Novo, Lilian, o mais importante,  além de vender os produtos , foi a oportunidade de conhecer novidades de outros grupos e trocar conhecimentos para melhorar a comercialização.


Esta Feira Internacional do Cooperativismo e Economia Solidária ocorreu no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter e apresentou uma variedade de mais de 10 mil itens produzidos a partir de cooperativas e empresas que seguem a ideia central do evento. A Organização da Feira é um Grande Mutirão que é feito com a participação de muitas entidades Parceiras de forma colegiada e dos Empreendimentos Solidários

Nenhum comentário: