sexta-feira, 22 de junho de 2012

Portugal na lista dos países de “tráfico sexual e trabalho forçado”


Portugal continua a ser uma fonte, destino e país de passagem para mulheres, homens e crianças sujeitos a situações de tráfico sexual e trabalho forçado. A conclusão faz parte do relatório anual dos Estados Unidos sobre tráfico de pessoas, que estima que em todo o mundo existam pelo menos 27 milhões do que apelidam como “escravos dos tempos modernos”.

Companhias chinesas em Angola acusadas de tráfico de seres humanos


Vítimas chinesas de tráfico sexual, recrutadas com promessas de trabalho em companhias de construção chinesas “são privadas dos seus passaportes, mantidas em complexos fechados e com guardas armados e forçadas a pagar os custos das suas viagens através da prostituição."

Tradutor homem-mulher

Você de vez em quando tem a impressão de que fala uma língua totalmente diferente da usada pelo seu companheiro/namorado/ marido/ amigo?

Começa Hoje: 3º Circuito Sociocultural Arquidiocesano


Começa hoje o 3º Circuito Sociocultural Arquidiocesano. O evento tem como objetivo apresentar os diversos projetos sociais, políticos e culturais realizados pelas pastorais, entidades, paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belo Horizonte, e é organizado por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política.

Por que tanto medo?


 O relato não é uma história tranquilizante para consolar os cristãos de hoje com a promessa de uma proteção divina que permita à Igreja passear tranquilamente através da história. É a chamada decisiva de Jesus para fazer com ele a travessia em tempos difíceis. Por que vocês são tão covardes? Ainda não tendeis fé?

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tráfico Humano será o tema da Campanha da Fraternidade 2014

“Fraternidade e Tráfico Humano” - este será o tema da Campanha da Fraternidade 2014. A escolha do tema aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira, dia 20 de junho, durante reunião do Conselho Episcopal Pastoral  da CNBB, em Brasília.

A quem atende o documento final da Rio+20?


O documento ignora a justiça social, os direitos humanos e a justiça ambiental, optando pelo crescimento e expansão do modelo econômico existente, tornando-o "verde” e transformando todos os serviços dos ecossistemas em commodities e produtos de mercado.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Faxineiras e domésticas, categoria em extinção


      Por ser uma atividade praticamente invisível, atomizada pelas condições de trabalho, torna-se difícil organizar sindicatos ou associações de trabalhadoras domésticas, o que se reflete na precariedade de seus direitos.

Políticos procuram prostitutas na internet


O alto poder aquisitivo e a proximidade com o poder fazem de Brasília um movimentado mercado de prostituição de luxo. Políticos, empresários e lobistas que passam pela capital federal e se interessam pelo serviço seguem um ritual discreto para viabilizar os encontros com as profissionais do sexo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Prostituição infantil é o reflexo perverso de Belo Monte em Altamira


Na cidade de Altamira, no Pará, a hidrelétrica é a porta de entrada para todos os problemas. Claro que a prática da pedofilia já existia mas, com a chegada de muita gente de fora e a circulação de dinheiro, só aumenta.

Tráfico de pessoas e trabalho Escravo é proposta de Campanha da Fraternidade para 2014: além do senso ético, o olhar teológico


O Brasil é um dos países com grande presença de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e laboral.A Igreja é chamada a levantar sua voz profética contra esta abominável exploração e degradação do ser humano que é tornado "mercadoria” para fins de comércio.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

O Brasil ocupa a 11º colocação em ranking que lista os melhores e piores países, entre os membros do G20, para ser mulher


A pesquisa, divulgada antes da cúpula do G20 que acontece nos dias 18 e 19 no México, mostra que realidade permanece dura para muitas mulheres, apesar das leis e dos tratados sobre os direitos femininos.

Vandana Shiva : 'O acesso das mulheres à água e à terra é fundamental na luta contra a pobreza'

 As mulheres são as maiores vítimas das guerras da água. Na Índia, se o custo de transportar água, que é de 150 mulheres/dia, fosse adicionado ao PIB, ele subiria 10 bilhões de rupias (US$ 180 milhões). Mas as mulheres não são apenas as transportadoras de água do mundo, são também o sustento das famílias. Água e alimento estão juntos desde sempre. As mulheres produzem mais da metade dos alimentos em oferta no mundo - na África, 80%. Seu papel como responsáveis por toda a cadeia alimentar contrasta de modo marcante com sua falta de direitos no que se refere à aquisição e propriedade da terra e acesso a empréstimos, sementes e assistência técnica.

Limpeza olímpica: prostitutas são alvo de prisões e deportações no Reino Unido


Um grupo formado por prostitutas, assistentes sociais e parlamentares britânicos pretende intensificar, a partir de segunda-feira (18/6), uma campanha contra prisões e deportações de trabalhadores sexuais no Reino Unido até o fim da Olimpíada de Londres, em agosto.

Mulheres fazem protesto pelo direito de fazer o parto em casa


A manifestação é a favor do direito da mulher de escolher como e onde onde quer fazer o parto. Entre as opções estão fazer o parto em casa, no hospital, escolher um parto normal ou uma cesárea. "A mulher é empurrada a fazer uma cesárea porque é mais rápido e mais fácil",