sábado, 18 de maio de 2013

Vem Espírito liberador de Deus


Muitos de teus filhos e filhas vivem como escravos do dinheiro. Atrapalhados por um sistema que nos impede de caminhar juntos para um mundo mais humano. Os poderosos estão cada vez mais ricos, e os pobres estão cada vez mais pobres. Libera em nós a força para trabalhar por um mundo justo. Fazei-nos mais responsáveis e solidários. Não nos deixes nas mãos do nosso egoísmo.

A propósito do P. Marcelo Rossi e sua opinião sobre as Ceb's


O perigo é os cristãos/ãs serem irresponsáveis frente aos desafios do mundo, fechando-se num "egoísmo religioso”, que nada tem a ver com o Evangelho.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cidades de MG discutem abuso e exploração sexual de crianças


Na semana em que comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, diversas cidades do Alto Paranaíba e do Centro-Oeste do estado realizam atividades ligadas ao assunto. A programação conta com palestras, passeatas e debates, e segue até sábado (18) em alguns municípios.

Milhares abraçam Mineirão, em BH, contra abuso e exploração sexual


Na véspera do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um protesto reuniu mais de 5 mil pessoas ao redor do Mineirão, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. Aos montes, as pessoas chegaram, fazendo barulho.

Tráfico de pessoas é investigado em Minas Gerais


Jovem de São Paulo encontrada morta a tiros na Grande BH seria prostituta, diz testemunha. Scarlett Freitas Santos era baiana, mas veio de São Paulo com promessa de emprego em BH. Ela teria sido enganada em um esquema de prostituição na capital mineira.

Sucesso do XI Encontro da Rede Oblata e do Seminário Internacional


Aconteceu durantes os dias 14 a 16 de maio o XI Encontro da Rede Oblata, apoiado pela CESE e  com a participação das equipes das Unidades Oblatas do Brasil, Argentina e Uruguai, na Casa de Retiro São José em BH.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A maior parte da violência contra a mulher ocorre no âmbito familiar




Segundo dados da oitava edição do 'Dossiê Mulher', elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), foi possível constatar que as mulheres fluminenses ainda são as maiores vítimas dos crimes de estupro (82,8%), tentativa de estupro (94,9%), calúnia, injúria e difamação (72,4%), ameaça (66,7%), lesão corporal dolosa (65,3%) e constrangimento ilegal (56,6%). E grande parte desses delitos ocorreu no espaço doméstico e no ambiente familiar.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mulheres (des)cobertas, - sobre o embate do grupo Femen e seguidoras do Islã-



"De um lado, as moças do Femen, organização nascida na Ucrânia, de orientação "sextremista". No cocuruto de uma estátua, em frente a uma mesquita, na Praça São Pedro, em Roma, ou num estúdio de TV, elas tiram a blusa com a velocidade do raio. E mostram os seios, em protesto pela opressão feminina. Do outro lado, alistam-se as seguidoras do Islã tradicional, milhares de adeptas dos jihabs e niqabs, decididas a não baixar a guarda. Juram por tudo que é sagrado, e aqui não se trata de força de expressão, que jamais serão subjugadas por feministas etnocêntricas, degradadas e por aí vai."

Mulher do ator Will Smith contra o tráfico de seres humanos




Jada Pinkett Smith, mulher do ator Will Smith, virou personagem de uma luta ferrenha contra o tráfico de seres humanos, a nova modalidade de escravidão moderna. 

Os países mais perigosos para as mulheres



“A coisa mais perigosa que uma mulher pode fazer na Somália é ficar grávida. Quando uma mulher engravida, ela tem 50% de chance de sobreviver porque não há nenhum acompanhamento pré-natal. Não há hospital, cuidados de saúde, nada.”

terça-feira, 14 de maio de 2013

O papa, os cardeais e as mulheres


Com a chegada de um novo pontífice, dá-se muita atenção aos sinais de evolução ou de mudança em todos os âmbitos sensíveis do catolicismo. O do lugar das mulheres na Igreja é um dos temas importantes. Tendo vivido menos do que o antecessor em seminários e em escritórios romanos, o Papa Francisco faz nascer esperanças naqueles homens e mulheres que estão finalmente à espera de sinais.

Estabelecimentos de prostituição infantil enchem as rodovias no Pará


O Pará é o segundo Estado brasileiro com mais pontos de prostituição infantil, 87 no total.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lições de desrespeito – violência sexual em escola


Episódio recente de violência sexual envolvendo alunos de uma escola particular paulistana evidencia a falta de reflexão, de princípios éticos e de limites entre os adolescentes.
A vítima tem 13 anos. Os agressores, 14. Todos são alunos de uma tradicional escola particular paulistana. No último mês, são o centro de um enredo que põe à prova o papel de pais, educadores e da própria instituição e que abre o debate sobre violência sexual entre adolescentes.

Tráfico de pessoas: violação de direitos e ameaça à vida e dignidade humana


O trafico de pessoas vem, nas últimas décadas, e particularmente nos últimos anos, tornando-se um problema de dimensões cada vez maiores, a ponto de ser denominado como a ‘a escravidão contemporânea’. Constitui-se um crime de proporções alarmantes e com um grau de desumanidade inimaginável...

domingo, 12 de maio de 2013

Sexualidade, protestantismo e política



A tolerância pode ser uma negação cínica. A intolerância seria muito bem vinda se o que se tolera (o mesmo que se nega) fosse algo vencível. Mas, enquanto Feliciano não recusa sair de seu posto e Silas Malafaia investe em suas hordas de higienização da sexualidade brasileira, a tolerância cínica parece o único caminho que a crítica a esses pastores pode seguir. Essa tolerância, se é negação limitada, guarda o anseio a uma negação radical, ou seja, anseia em algum dado momento efetivar-se sem limites e tornar-se intolerância declarada.

Ser Mãe


"E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, Maria, mulher de Cléopas, e Maria Madalena" (João 19.25)
Até onde uma mãe pode ir por amor ao filho? Maria foi até a cruz. Este fato narrado pelos evangelistas propõe-nos as seguintes neste dia das mães: