sábado, 18 de maio de 2013

Vem Espírito liberador de Deus


Muitos de teus filhos e filhas vivem como escravos do dinheiro. Atrapalhados por um sistema que nos impede de caminhar juntos para um mundo mais humano. Os poderosos estão cada vez mais ricos, e os pobres estão cada vez mais pobres. Libera em nós a força para trabalhar por um mundo justo. Fazei-nos mais responsáveis e solidários. Não nos deixes nas mãos do nosso egoísmo.


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20, 19-23 que corresponde a Festa de Pentecostes, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto.

O Espírito Santo de Deus não é propriedade da Igreja. Não é propriedade exclusiva de nenhuma das religiões. Devemos invocar sua vinda a todo o mundo tão necessitado de salvação. Vem Espírito Criador de Deus. No teu mundo não há paz. Teus filhos e filhas destroem-se de forma cega e cruel. Não sabemos resolver nossos conflitos sem apelar à força destrutora das armas. Estamos acostumados a viver num mundo ensanguentado pelas guerras. Despertai em nós o respeito a toda pessoa humana. Fazei-nos construtores da paz. Não nos abandones ao poder do mal.

Vem Espírito liberador de Deus. Muitos de teus filhos e filhas vivem como escravos do dinheiro. Atrapalhados por um sistema que nos impede de caminhar juntos para um mundo mais humano. Os poderosos estão cada vez mais ricos, e os pobres estão cada vez mais pobres. Libera em nós a força para trabalhar por um mundo justo. Fazei-nos mais responsáveis e solidários. Não nos deixes nas mãos do nosso egoísmo.

Vem Espírito renovador de Deus. A humildade está quebrada e fragmentada. Uma minoria de teus filhos e filhas disfruta de um bem-estar que está-nos desumanizando cada dia mais. Uma multidão morre de fome, miséria e desnutrição. Entre nós crescem a desigualdade e a exclusão social. Desperta em nos a compaixão da luta pela justiça. Ensina-nos a defender sempre os últimos. Não nos deixes viver com um coração doente.

Vem Espírito consolador de Deus. Muitos de teus filhos e filhas vivem sem conhecer o amor, o próprio lar, a amizade. Outros caminham perdidos e sem esperança. Não conhecem uma vida digna, só a incerteza, o temor ou a depressão. Reaviva em nós a atenção aos que sofrem sempre. Ensina-nos estar perto daqueles que estão mais sozinhos. Tira de nós a indiferença.

Vem Espírito bondoso de Deus. Muitos de teus filhos e filhas não conhecem teu amor nem tua misericórdia. Afastam-se de ti porque eles têm medo de ti. Nossos jovens já não sabem falar contigo. Teu nome apaga-se de suas consciências. Desperta em nós a fé e a confiança em Ti. Fazei-nos portadores de tua Boa Nova. Não nos deixes órfãs.

Vem Espírito vivificador de Deus. Teus filhos e filhas não sabem cuidar da vida. Não conseguimos progredir sem destruir, não sabemos crescer sem monopolizar. Fazemos de teu mundo um lugar cada vez mais inseguro e perigoso. Em muitas pessoas cresce o medo e se apaga a esperança. Não sabemos para onde nos dirigimos. Infunde em nós teu sopro criador. Fazei-nos caminhar para uma vida mais sã. Não nos deixes só. Salvai-nos!
Fonte: Ihu

Nenhum comentário: