sábado, 19 de setembro de 2015

Cidade quer proibir minissaias e shortinhos

Algumas das roupas mais populares entre as mulheres podem se transformar em peças proibidas. E não é algo figurativo, é literal e poderá ser garantido por lei. O caso, que causa polêmica nos EUA, está sendo debatido em Dadeville, no Alabama.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Quanto custa a violência sexual contra meninas no mundo?

Somente 10% dos casos de violência sexual e estupros são denunciados no país, informou a Plan Internacional Brasil, uma organização humanitária pelos direitos da criança e do adolescente, durante o lançamento da campanha Quanto Custa a Violência Sexual contra Meninas?”, na noite desta quarta-feira (16), em São Paulo.

Francisco condena exploração de crianças e mulheres de rua e pede que Igreja não silencie

Ninguém pode ficar indiferente perante a urgente necessidade de salvaguardar a dignidade da mulher, ameaçada por fatores culturais e econômicos”, alertou o Papa.

Assistir a “Que horas ela volta” na Europa: passar vergonha pelo Brasil

Mas é verdade que no Brasil tem gente que não levanta para pegar um copo de água?” “É verdade que existe empregada que não pode sentar na mesa?” Infelizmente, digo para eles, é.

Tráfico de pessoas: Esquema incluía o envio de mulheres para a Guiana Francesa e Suriname

A Polícia Federal (PF) deflagrou na madrugada desta quarta-feira (16) duas operações com o objetivo de desarticular um grupo que fraudava o sistema financeiro nacional, adquirindo dólares e outras moedas estrangeiras de forma ilícita. Em seguida, a quadrilha investia os valores no mercado negro do aliciamento de mulheres brasileiras para fins de prostituição no exterior.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Festa de aniversário da Pastoral e lançamento da Campanha "Diálogos..."

Nesta quarta feira (16) celebramos o 33º aniversario da Pastoral da Mulher de BH-Unidade Oblata em MG , com numerosa presença das mulheres que lotaram nossa sede do Cantinho da Paz.

Encerramento do Curso de Fotografia e Exposição das melhores fotos

Dentro  da celebração do aniversário da Pastoral tivemos um momento especialmente marcante : o encerramento das Oficinas de Fotografia, a  mostra das fotos vencedoras e a entrega de certificados.

Você é feminista e não sabe

Lívia de Souza
 Série de entrevistas do projeto Você é feminista e não sabe.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A lei é feminina ou masculina?

Pode parecer estranho, mas em pleno século XXI apenas 18 países não têm restrições legais que impeçam a mulher de alcançar seu potencial econômico. Três desses país estão na América Latina e Caribe: México, Peru e República Dominicana.

Educação para o machismo

Tenho ouvido várias histórias de garotas em idade escolar relatando o mesmo fato. Parece ter se tornado uma tendência generalizada a proibição do uso de certas peças de roupa nas escolas: shorts, minissaias, bermudas curtas e tudo o que possa “evidenciar” o corpo das meninas.

Capitolina e o poder das garotas

Esqueça as dicas quentes sobre como conquistar garotos ou as regras de roupas e maquiagens para impressionar rapazes; na revista adolescente Capitolina, os assuntos são importantes e fazem real diferença na vida das garotas. Matérias sobre sexualidade sem tabus, conteúdo sem machismo e discussões sobre relacionamentos abusivos dividem o espaço com colunas sobre jogos, cinema e moda para todos os tipos de corpos. E o sucesso é tão grande que se transformou em livro!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Organização criminosa envolvida no tráfico de pessoas é denunciada pelo MPDFT

Grupo recrutava mulheres do Maranhão com propostas de bons empregos e moradia. Um dos envolvidos encontra-se foragido.

Bordel virtual -por Frei Betto-

Com o slogan "A vida é curta. Curta um caso”, o site Ashley Madison, de infidelidade amorosa, atraiu 33 milhões de usuários, todos pagantes. Em julho e agosto deste ano, hackers invadiram o site e divulgaram os dados da clientela. Um deus nos acuda!

'Mamaço no espaço': projeto quer sensibilizar pessoas para a amamentação em público

O aleitamento materno pode evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo

O casal brasiliense Irmina Walczak e Sávio Freire registra mães amamentando seus bebês em espaços públicos na tentativa de minar preconceito em relação a um ato que é natural.

Vergonha do corpo pode estar deixando as mulheres doentes de verdade, sugere estudo

Com toda a pressão para as mulheres parecerem esticadas, magras e eternamente jovens, a autoobjetificação infelizmente é a regra nos dias de hoje. Os pesquisadores começam a acreditar que o autojulgamento não afeta só nosso estado mental – a vergonha do corpo pode nos deixar fisicamente doentes.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Seminário: "Prostituição: uma abordagem desde os direitos humanos"


Crise econômica faz prostituição na Grécia crescer 150%, dizem ativistas

Mulheres gregas recorrem aos bordeis para sobrevierem em meio á crise econômica do país (foto: sean garnsworthy/getty images)
Três anos atrás, quando Stella, de 33 anos, perdeu o emprego em um supermercado, sua   única fonte de renda, ela viu seus bens, inclusive sua casa, serem tomados em meio à profunda crise econômica pela qual a Grécia passa desde 2008. Em um país com taxa de desemprego de 25%, não havia mais onde encontrar trabalho, exceto em um lugar: nos bordéis de Atenas.

Itatinga é único bairro planejado para prostituição no país

Placa na Rodovia Santos Dumont indica o bairro Jardim Itatinga (Foto: Roberta Steganha/ G1)
Local foi criado há 48 anos para isolar profissionais do sexo dos moradores. 'Olhar essa realidade é se despir de vários preconceitos', afirma Pastoral.

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e isso é simplesmente errado.

‘Não é o fim da história’, diz Judith Butler sobre ensino de gênero nas escolas


Judith Butler, filósofa,  falou sobre exclusão do gênero dos planos de educação.

domingo, 13 de setembro de 2015

Monoteísmo masculino reforça a submissão histórica da mulher, aponta Ivone Gebara

Os conflitos de gênero e a submissão feminina que persistem no mundo atual devem muito de sua origem ao princípio masculino absoluto representado pelo Deus das religiões monoteístas.