quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa: as muitas travessias - L. Boff

A Páscoa é festa central para judeus e cristãos. Ela celebra - celebrar é atualizar - para os judeus a passagem da escravidão no Egito para a terra da promissão, a passagem pelo Mar Vermelho e a passagem de massa anônima para um povo organizado.

Celebração da Quinta Feira Santa na Pastoral da Mulher


A celebração da semana santa na Pastoral da Mulher iniciou-se, na quinta feira, 5, com uma breve procissão até o Cantinho da Paz, onde o pão e o vinho à mesa constituíam um cenário bem apropriado para dramatização da última ceia de Cristo.

Última Ceia (Frei Betto)


Nessa Última Ceia, sentarei à mesa farta e estenderei, aos semelhantes, travessas repletas de misericórdia. Servirei, em abundância, o cardápio da saciedade: de entradas, hinos e flores, para que a alegria plenifique o coração de cada comensal.

Páscoa - Vida Ressurgida


Tu és vida
Fonte de vida
Forcas, ânimo, fé
Esperança
Recebemos de ti
Abencoe nossas lutas
Por justiça e paz

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Uma menina de 5 anos obrigada a casar


Uma menina de cinco anos foi obrigada a ser casar no Reino Unido em 2011, de acordo com uma unidade do governo contra casamentos forçados. Segundo o órgão, 400 crianças receberam assistência no ano passado – a garota foi a mais jovem.

Prostituição e Jogos Olímpicos -Ivan Lessa-

Os efeitos colaterais dos Jogos Olímpicos de Londres fazem-se sentir nos menos esperados setores da sociedade britânica. Já começou a prisão de prostitutas de rua (entre 4 paredes, nos bordéis ou prostíbulos, que são legais, pode) nos arredores de logradouros onde serão realizados eventos esportivos, menores ou maiores.
As autoridades não param de falar nos benefícios financeiros que a chusma de turistas trará a esta metrópole este ano olimpiadizada. Do pipoqueiro ao vendedor de bandeirolas, todos vão levantar uma nota boa, garantem. Menos as prostitutas de rua.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Mulheres Mil: Programa educacional para mulheres terá 20 mil novas vagas este ano


O programa Mulheres Mil, voltado para a elevação de escolaridade e formação profissional de brasileiras em situação de vulnerabilidade social, será estendido para mais 102 campi de institutos federais de educação, ciência e tecnologia. As instituições serão selecionadas por meio de chamada pública publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (2).

O perfume derramado das feministas - Nancy Cardoso


Com certeza o cheiro do  bálsamo entrou na casa antes que a mulher. Vinha com ela pelo caminho para casa de Simão, o leproso. Mais do que o cheiro, a intenção.  Mais do que o frasco, o jeito. Mais do que o perfume, o sentido.   
Ensaiava os gestos sabendo que teria de improvisar. Sabia o que queria...por isso, o perfume. Sabia que não podia. Não havia sido convidada. Não era esperada...por isso, a surpresa, o inesperado. Mas Jesus estava lá, por isso se atrevia.

O rosto feminino de Deus


“A pós-modernidade resgatou a transcendência que a modernidade havia tentado banir do horizonte humano, mas resgatou uma transcendência sem absolutos”, explica a teóloga brasileira Maria Clara Bingemer. Ela comenta as diversas formas de viver a experiência religiosa na modernidade e na pós-modernidade. Também fala sobre as contribuições cristológicas dadas pelos estudos de gênero. “A Cristologia é percebida inclusive por muitas mulheres como sendo a doutrina da tradição cristã que mais freqüentemente foi usada contra elas”, disse.

Não à violência sexual contra meninas e mulheres!


Manifestação de Repúdio da Rede Mulher e Mídia e outras entidades – Não à violência sexual contra meninas e mulheres!
As organizações abaixo-assinadas vêm a público manifestar repúdio e indignação em relação à decisão do Superior Tribunal de Justiça recentemente divulgada nos meios de comunicação, que absolveu o acusado de estuprar três meninas de 12 anos de idade.

Por Olimpíada, Londres intensifica fiscalização e detém prostitutas


As autoridades britânicas intensificaram a fiscalização sobre casos de prostituição em Londres, pensando na imagem da cidade durante os Jogos Olímpicos de 2012. De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Daily Mail, o número de garotas de programas detidas neste ano subiu e já ultrapassa o total de ações realizadas em 2011. Segundo a publicação, apenas nos primeiros meses de 2012, 44 prostitutas foram detidas em áreas próximas aos locais em que haverá eventos olímpicos - sete a mais do que em todo o ano passado.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dicas para encontrar o equilíbrio no dia a dia

Para os especialistas, encontrar a harmonia interior é uma questão de aceitação da realidade

A natureza, o Universo e o corpo humano estão em constante ebulição. Essa é a regra de ouro da existência. Portanto, não há outra saída. Temos de alcançar o equilíbrio em meio às inúmeras tarefas cotidianas. E já que a roda da vida está sempre em movimento, cabe a cada uma de nós marcar o próprio compasso.

BA: aprovada lei que veta shows públicos com músicas machistas

Hits como "mulher é igual lata, um chuta e o outro cata" e "me dá patinha, me dá, sua cachorrinha", que já fizeram sucesso em festas baianas, devem rarear no Estado. Um projeto que proíbe o uso de verba estadual para contratação de artistas cujas músicas "desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento" foi aprovado anteontem na Assembleia Legislativa da BA.

Brasileiras são principais vítimas do tráfico de mulheres.


Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que tem mais de, 2,4 milhões de pessoas no mundo foram vítimas de tráfico para serem submetidas a trabalhos forçados. Desse total, 43% são vítimas de exploração sexual e 32% de exploração econômica. As mulheres brasileiras estão entre as principais vítimas do tráfico de pessoas para exploração sexual, especialmente as procedentes do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, de acordo com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc).

'Não há meninas prostitutas', diz antropóloga

Ainda estou para entender o que os magistrados brasileiros descrevem como “realidade”. Muito antes da pós-modernidade, essa palavra provocava tremores nos cientistas sociais. A realidade depende de quem a descreve e, mais ainda, de quem experimenta sua concretude na própria pele. A tese de que o Direito precisa se “adequar às mudanças sociais” foi a sustentada pela ministra do Superior Tribunal de Justiça Maria Thereza de Assis Moura para inocentar um homem adulto que violentou sexualmente três meninas de 12 anos. Não haveria absolutos no direito penal, defendeu a ministra, pois os crimes dependem da “realidade” das vítimas e dos agressores. Foram as mudanças sociais que converteram as meninas em prostitutas ou, nas palavras da ministra Maria Thereza, “as vítimas, à época dos fatos, lamentavelmente, já estavam longe de serem inocentes, ingênuas, inconscientes e desinformadas a respeito do sexo”.

Espanha: polícia desarticula rede de prostituição de brasileiras


Polícia espanhola desarticulou uma organização criminosa dedicada a exploração de mulheres formada por espanhóis e brasileiros. As investigações começaram em dezembro quando os policiais tiveram acesso à informação de que brasileiras estavam se prostituindo na Espanha.