sábado, 16 de maio de 2015

Após troca de bebês, mãe assume os dois filhos

Uma troca de bebês na maternidade de um hospital de Votorantim, na região de Sorocaba, acabou tendo um final duplamente feliz para a dona de casa Rita Ribeiro da Silva, de 37 anos. Depois de ter sido determinada a destroca, ao ver que a mãe da outra criança recusava o próprio filho, ela lutou na Justiça até conseguir autorização para ficar com as duas crianças. 

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O recado das vítimas dos anticoncepcionais

A professora Carla Simone Castro, que procurou a colunista Cristiane Segatto, pedindo que ela fizesse uma reportagem sobre os riscos e benefícios dos anticoncepcionais (Foto: ÉPOCA)
A luta de um grupo de mulheres pela informação sobre os riscos das pílulas representa um novo jeito de ser paciente.

Bordar, ato transgressor? - documentário retrata violência contra mulheres

Documentário em fase de financiamento coletivo vai retratar violações cometidas contra as mulheres na construção de barragens no Brasil, através de uma técnica de bordado utilizada como resistência à ditadura militar chilena.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Boko Haram: “Semeiam a mentalidade do patriarcado”

A ex-vice-presidenta sul-africana, Phumzile Mlambo-Ngcucka (foto), e atual diretora executiva da ONU Mulheres chamou a atenção para a ameaça que a organização extremista Boko Haram representa para as mulheres africanas. E pediu que os países apliquem as leis sobre violência de gênero.

Como o Brasil está tentando diminuir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho

O Brasil foi um dos destaques no relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformar as economias para realizar os direitos, publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

A prostituição está instalada em todo o processo colonial brasileiro

José Carlos Sebe B. Meihy fala sobre seu lançamento "Prostituição à Brasileira: cinco histórias". Ele acredita que em razão do preconceito contra os profissionais do sexo, o assunto é pouco humanizado e tratado friamente.

Violência contra mulher terá multa

Diminuir o número de casos da violência contra mulher através da aplicação de multa ao agressor. Este é o objetivo do projeto de lei protocolado pelo deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) ontem. Os agressores serão multados no momento em que os órgãos públicos forem acionados para prestar o devido atendimento.

terça-feira, 12 de maio de 2015

'Mulheres ainda não se sentem respeitadas no ambiente público'

Entrevista com Erica Teruel Guerra, jornalista e coordenadora do um estudo que busca entender como a violência contra a mulher e o machismo atingem jovens da periferia.

Agenciador divulga vagas para prostitutas

Um anúncio buscando 50 mulheres para trabalhar como garotas de programa foi publicado ontem, em um site de vagas da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O anúncio convocava jovens com mais de 18 anos, oferecendo-lhes "ótimos ganhos", mas foi retirado do ar. Segundo o especialista ouvido pelo TODODIA, o autor da publicação pode ser enquadrado no crime de favorecimento à prostituição.

Babilônia e as mulheres que não queremos ver

Antes mesmo de estrear, ‘Babilônia’, a atual novela das nove da Rede Globo, causava polêmica nas ruas. Os comentários e ameaças de boicote surgiram nas redes sociais desde que foi anunciado que as atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg viveriam um casal de lésbicas na trama.

Fundadora do Dia das Mães lutou para abolir a data, após perceber que utilizavam-na apenas para ganhar dinheiro

Ela viu no cardápio que eles estavam oferecendo uma “salada de Dia das Mães”. Ao pedir a salada e ser servida, ela levantou-se, despejou o prato no chão, deixou o dinheiro para pagar por ele na mesa e saiu revoltada. Jarvis percebeu que havia perdido o controle do feriado que ela ajudou a criar e foi esmagada por sua crença de que o mercantilismo estava destruindo o Dia das Mães.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Feliz Dia das Mães para quem?

Érica, que teve parto normal, e o filho. / VICTOR MORIYAMA
Estado e sociedade fazem muito para desestimular as mulheres que desejam ter filhos.

Força-tarefa para combater violência e exploração sexual de menores na Ilha do Marajó, no Pará


A exploração se dá em troca de alimento, de um litro de óleo diesel, de dois reais e, às vezes, de um prato de comida. Então, esse é o diferencial que existe hoje entre as crianças da Ilha do Marajó e as crianças do restante do estado do Pará.”

domingo, 10 de maio de 2015

Não nos desviarmos do amor

Sem amor não é possível dar passos em direção a um cristianismo mais aberto, cordial, alegre, simples e amável onde possamos viver como “amigos” de Jesus, segundo a expressão evangélica. Não saberemos como gerar alegria. Mesmo sem querer, seguiremos cultivando um cristianismo triste, cheio de queixas, ressentimentos, lamentos e pena.

O amor incondicional: para o dia das mães -por L. Boff-

O dia das mães é a festa do amor incondicional. Elas nos deram a vida, nos acolheram e nos colocaram em seu coração. E de lá nunca mais saímos. Quando desanimados, procuramos o seu seio. Quando rejeitados, sabemos onde encontrar abrigo. No meio do perigo é a palavra “mãe” que pronunciamos. E quando nos despedimos desta vida  é ainda o nome “mãe” que nos vem aos lábios. Ela nos introduzirá no grande Útero da Mãe eterna, de infinita bondade e ternura.