sábado, 12 de outubro de 2013

A robotização da infância provocada pela televisão


Na semana do Dia da Criança, neste sábado, 12 de outubro, o colunista Frei Betto, alerta para o que chama de "robotização da infância" e critica o consumismo que cerca a data, criada pelo comércio para alavancar vendas de brinquedos, roupas infantis e demais produtos criados para esse público.

Por um Dia das Crianças diferente

O consumismo tornou-se hábito característico de nossa sociedade. Como nenhuma criança nasce consumista, vale uma reflexão sobre quais hábitos e valores estamos transmitindo, para que prefiram comprar a brincar.

Nossa Senhora Aparecida: Defensora, protetora, patrona, padroeira

Defensora dos pobres, protetora dos que sofrem, patrona dos oprimidos.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Morreu Gabriela Leite

Gabriela estudou Ciências Sociais na USP (Universidade de São Paulo), mas decidiu abandonar a faculdade para trabalhar como prostituta. Antes de criar a Daspu, Gabriela fundou a ONG Davida, uma organização da sociedade civil que promove a cidadania das prostitutas. Gabriela escreveu sua história de vida no livro Filha, Mãe, Avó e Puta em 2009. A obra foi adaptada para o teatro.

A Igreja é feminina

A Igreja do futuro tem que ser uma comunidade de pessoas, homens e mulheres, radicalmente iguais. De nenhuma maneira pode aparecer como uma Igreja de homens, de classes, de raças, de castas ou de hierarquias.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

"Desafio": assista ao debate sobre profissionalização da prostituição


Participam da conversa o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Janaína Rodrigues, integrante do Movimento Mulheres em Luta.

Pela Plena Implementação da Lei Maria da Penha: A luta das mulheres pelo direito a uma vida sem violência

A adoção da Lei Maria da Penha permitiu romper com o silêncio e a omissão do Estado brasileiro, que estavam a caracterizar um ilícito internacional, ao violar obrigações jurídicas internacionalmente contraídas quando da ratificação de tratados internacionais.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Profissão Repórter mostra os dilemas de quem vive na prostituição

Muitas mulheres encontram na prostituição uma forma de se manterem. Outras veem o trabalho como carreira e encaram as ruas com orgulho e dignidade. A equipe do Profissão Repórter acompanhou a rotina de mulheres que ganham a vida com sexo e descobriu o que pensam sobre a prostituição.

Mulheres no Colégio Cardinalício?

Correu a notícia de que o papa Francisco pretende inserir mulheres no Colégio Cardinalício. As reações foram as mais diversas. Para os católicos conservadores ou tradicionalistas é o fim do mundo. Para os católicos de mente aberta, sensíveis aos sinais dos tempos, uma resposta corajosa do papa aos apelos de Deus.

As tantas Malalas que tentam modificar as injustiças do mundo

A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, que completa 16 anos nesta sexta, se pronuncia pela primeira vez em Nova York, na sede da ONU, em favor das milhões de crianças do mundo inteiro que não têm acesso à educação. A jovem ficou conhecida mundialmente depois de ter sido atacada pelos talibãs por defender o direito à educação de meninas em seu país.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Prostituição é debatida em Simpósio Temático no Seminário Fazendo Gênero


A temática da prostituição foi debatida no Simpósio “Feminismo, sexualidade e mercado do sexo” como parte das atividades do Seminário Internacional Fazendo Gênero realizado em Florianópolis, no período de 16 a 20 de setembro. 

Denúncias de tráfico de mulheres crescem 1.547% no primeiro semestre

Levantamento apontou que a maior parte das denúncias foi feita pela mãe da vítima. Denúncias revelaram exploração sexual, de trabalho, remoção de órgãos e adoção.

Igreja Católica faz campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas

A Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Justiça abre processo contra Devassa por propaganda abusiva onde compara mulheres negras a objetos de consumo.

Segundo o governo, propaganda compara mulher negra sensual à cerveja. Denúncia partiu do Procon do ES; campanha foi veiculada em 2010 e 2011.

Por que o feminicídio não diminuiu depois da Maria da Penha?

"Um dos grandes avanços da Lei Maria da Penha é o reconhecimento de que existe violência doméstica, tema que não era sequer falado profundamente antes do advento da lei. Se ela funcionasse direito, seria espetacular, mas ainda assim não seria suficiente - a mudança deve ser cultural, estrutural, encarando o fato incontornável de que mulheres somos gente". 

domingo, 6 de outubro de 2013

Aumenta a nossa fé

O importante é insistir até ter uma primeira experiência, mesmo que seja pobre, mesmo que só dure uns instantes. Se um dia percebemos que não estamos sós na vida, se captamos que somos amados por Deus sem merecê-lo, tudo mudará.