sexta-feira, 9 de março de 2012

Formação de novos voluntários da Pastoral da Mulher de BH


A Pastoral da Mulher de BH realizará curso para capacitação de novos voluntários/as da entidade. Acontecerá nos dias 26 e 27 de março.

Nós somos o templo de Deus!


Somos templos de Deus, e, com esse título, valemos mais do que todas as igrejas e todas as catedrais do mundo... 
A reflexão é de Raymond Gravel, sacerdote de Quebec, Canadá, publicada no sítio Culture et Foi, comentando as leituras do 2º Domingo de Quaresma (4 de março de 2012).

Ministra chama trabalho doméstico de 'escravocrata' e defende mudança


A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, classificou nesta quinta-feira (8) como "escravocrata" o trabalho doméstico no Brasil e defendeu a regulamentação de convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que prevê que os domésticos passem a ter os mesmos direitos dos demais trabalhadores.

Mulher será beneficiada por programa 'Minha Casa'



A presidente Dilma Rousseff vai mudar as regras do programa Minha Casa, Minha Vida para beneficiar as mulheres. Em caso de financiamentos para famílias com renda de até três salários mínimos, quando houver divórcio ou dissolução da união estável, a casa ou apartamento financiado ficará com a mulher.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Participação na passeata pelo Dia Internacional da Mulher


Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 08 de março, pelo centro de Belo Horizonte, a tradicional Caminhada das Mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 

Nós, mulheres da periferia


"Ser mulher na periferia é também esperar mais de um mês para ir ao ginecologista. É não conseguir creche para seus filhos. Mas nada disso intimida. Nesta semana da mulher, vale lembrar que pobreza maior é não ter espaço para ser. Na periferia, elas são: mulheres guerreiras".

Saúde da mulher que trabalha piorou em 20 anos


A dura rotina das mulheres, que se desdobram entre o trabalho e os cuidados com a casa, tem impacto na saúde. Um levantamento feito por uma empresa especializada em check-ups de executivos mostra que os indicadores de saúde das diretoras de empresas pioraram nas últimas duas décadas. Elas hoje sofrem mais de hipertensão, gastrite, depressão, diabetes do que no início da década de 1990.

Mulher, mãe e trabalhadora. A linguagem de amor


Pe. Alfredo J. Gonçalves
De retorno a São Paulo, ao meu lado no ônibus viajava uma senhora ainda jovem com duas crianças: uma filhinha de alguns anos e um bebê de alguns meses. Logo surgiu um pequeno impasse. Dois ou três passageiros resmungaram sobre a luz acesa nas poltronas ocupadas pela mãe e filhos. Era evidente, porém, que ela não apagava a lâmpada individual para evitar o choro da criança de colo. Tinha perfeita consciência que seu bebê temia o escuro e devia esperar que ele dormisse.

Pesquisa avalia disparidade entre os sexos na educação, na atividade econômica e no empoderamento

A rede internacional de grupos cidadãos Social Watch publicou o Índice de Equidade de Gênero 2012. A pesquisa, criada para avaliar a disparidade entre os sexos, leva em consideração critérios como educação, atividade econômica e empoderamento da mulher. Mais de 150 países foram avaliados e listados em um ranking de igualdade de gênero.

Comemoração do Dia Internacional da Mulher em BH

 Nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, será realizado um grande ato público na região central de Belo Horizonte para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Construída pelos movimentos sindicais, sociais, estudantis, feministas e outras organizações de todo o estado, a manifestação sairá da Praça da Estação e seguirá em passeata até a Praça Sete. A Pastoral da Mulher de Bh participará do ato.

No dia 8: luta e indignação - Nancy Cardoso

Dia de luta dos movimentos internacionalistas de mulheres, o 8 de março nunca foi um dia fácil de engolir! Entre o fim de fevereiro e o começo de março as mulheres socialistas dos inícios de 1900 na Rússia, na Europa e nos Estados Unidos celebravam seu dia de luta a partir de acontecimentos importantes: greves, manifestações, enfrentamentos!

8 de março de 2012: ainda bruxas


Nós, mulheres, certamente não somos melhores do que os homens, mas, nas sociedades masculinas, permanecem resíduos de medos que nem Darwin fez desaparecer. Os responsáveis pelas religiões devem purificá-las das sombras do sagrado antropológico.


quarta-feira, 7 de março de 2012

Jornada de Lutas das Mulheres Trabalhadoras do Campo e da Cidade


Somos mulheres trabalhadoras do campo e da cidade e, mais uma vez por ocasião do Dia Internacional da Mulher, para nós um dia de luta e resistência contra as opressões e a exploração, temos motivos para seguir organizadas em Movimentos Populares.

terça-feira, 6 de março de 2012

Passeio ao parque das Mangabeiras


A Semana da Mulher abriu-se na Pastoral da Mulher de BH com um passeio  ecológico ao Parque das Mangabeiras, ao pé da Serra do Curral, na maior área verde da capital mineira. Com grande participação das mulheres, houve tempo para desfrutar da natureza, para ter momentos de partilha e integração, de brincadeiras,  e de espiritualidade.

Interessante programa da Rede Minas sobre as mulheres em situação de prostituição


Na semana que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o programa Planeta Minas da Rede Minas fez uma reportagem com a Pastoral da Mulher de BH e com algumas das mulheres acompanhadas por nossa Instituição, com o titulo “Profissão Prostituta”. O programa foi ao ar ontem dia 5 às 22 h, com reapresentações hoje, dia 6 de março às 13 h e o próximo sábado dia 10 às 20 h

segunda-feira, 5 de março de 2012

O amor não guarda rancor

Existe uma frase maravilhosa na Bíblia,  quando Paulo, falando do amor diz "O amor não guarda rancor". O grande místico indiano, Anthony de Mello, dizia  às vezes às pessoas: "Vocês vão ficar muito desapontados quando chegarem lá em cima e descobrirem que não há pecado que não possa ser perdoado por Deus".
Certa vez, uma mulher que supunha estar vendo visões de Deus foi aconselhar-se com o bispo. Ele recomendou:

Ocupação de mulheres camponesas na fazenda da Suzano, na Bahia, denuncia práticas de empresas monocultoras

Mais de 1.100 mulheres camponesas de acampamentos e assentamentos do MST no Sul da Bahia ocuparam a fazenda Esperança, localizada no município de Alcobaça, de propriedade da empresa paulista Suzano Papel Celulose, na manhã da passada quinta-feira (1/3). A ocupação, que faz parte da jornada de lutas das mulheres camponesas, organizada pela Via Campesina Brasil em torno do dia internacional de luta das mulheres, o 8 de março, cobra do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) agilidade nos processos de desapropriação dos latifúndios das grandes áreas do monocultivo de eucalipto. 

Luis Felipe Pondé escreve polémico artigo na Folha de São Paulo


Luis Felipe Pondé escreveu na Folha de São Paulo (27/02/2012) que "prostituta é a primeira e a mais sublime vocação de toda mulher". Para a escritora e militante feminista Rose Marie Muraro, "o argumento expressado é falacioso". "A vocação primeira da mulher é a maternidade. A prostituição tem raízes patriarcais e motivação econômica. Pondé quis ser provocativo e foi apenas tolo, além de demonstrar desconhecimento da história."