quinta-feira, 8 de março de 2012

Comemoração do Dia Internacional da Mulher em BH

 Nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, será realizado um grande ato público na região central de Belo Horizonte para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Construída pelos movimentos sindicais, sociais, estudantis, feministas e outras organizações de todo o estado, a manifestação sairá da Praça da Estação e seguirá em passeata até a Praça Sete. A Pastoral da Mulher de Bh participará do ato.
As reivindicações giram em torno da luta contra a violência sexista e doméstica sofrida pelas mulheres, a desigualdade salarial, o assédio sexual e moral no trabalho. O ato também denunciará o descaso dos governos com moradia, saúde e educação, a violência do Estado contra as mulheres pobres e negras e das grandes empresas do agronegócio contra as mulheres camponesas.
 A Educação Infantil é outra temática reivindicada pelas mulheres, que exigirão a universalização das creches públicas e a valorização das educadoras. Em Belo Horizonte, faltam vagas nas unidades públicas para 80% das crianças de 0 a 6 anos. No interior de Minas, a situação ainda é pior. Muitas cidades sequer possuem educação infantil pública e milhares de escolas do campo foram fechadas nos últimos 8 anos.
Outro eixo do 08 de março deste ano é Nosso Corpo nos Pertence, que reivindica a autonomia das mulheres sobre seu corpo e evidencia a mercantilização do corpo e vida das mulheres.
Com o ato, os movimentos feministas e as organizações sociais pretendem realizar uma forte crítica ao capitalismo, que utiliza a opressão da mulher para explorar e obter mais lucros. Além disso, as manifestantes irão exigir dos governos municipal, estadual e federal políticas efetivas para extinguir com a violência sexista e melhorar as condições de vida da mulher trabalhadora e sua família.


Nenhum comentário: