sábado, 18 de agosto de 2012

Desastres naturais matam mais mulheres no mundo


Mulheres e meninas são as maiores vítimas de furacões, terremotos, tsunamis, inundações e outros eventos extremos, climáticos ou não. Elas representam de 68% a 89% das mortes que ocorrem nesses fenômenos no mundo todo. As mulheres são 72% das pessoas que vivem em condições de extrema pobreza o que as torna mais vulneráveis em situações de desastres.

Barcelona: Multas para clientes de prostitutas até três mil euros

Para prevenir a prostituição nas ruas, a polícia de Barcelona vai agravar as multas dos clientes a partir desta sexta-feira. Já as prostitutas arriscam-se a multas de cem a 300 euros se forem apanhadas na rua a oferecerem serviços sexuais, valor que pode chegar aos 750 euros se as mesmas estiverem a menos de 200 metros de uma escola.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Avenida Afonso Pena reúne cerca de mil prostitutas e travestis


A quarta parte da reportagem “Corpos à Venda” focaliza as garotas de programa que buscam clientes na avenida Afonso Pena.

Prostituição em hotéis do centro de BH





Na terceira parte da série de reportagens "Corpos à Venda", policiais revistam garotas de programa e frequentadores de prédios do centro de Belo Horizonte.

Cartas da Vida - cavar túneis e construir sentido -Fernanda Priscila Alves-


Aprender a ler e escrever as ruas de Salvador, Bahia: este é o desafio de Fernanda Priscila Alves da Silva. Uma escrita real com as cores do dia a dia de mulheres em situação de prostituição. A realidade destas mulheres tal como de muitas empobrecidas é desafiante e difícil, mas também marcada pela ousadia e garra, tão presentes na vida das pessoas empobrecidas do mundo.

Direito de resistência: a luta pelo direito à moradia

De acordo com o Dossiê do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro, constata-se que o início das intervenções na direção desses projetos permite afirmar que a cidade avança em sentido oposto ao da integração social e da promoção da dignidade humana. Os impactos das intervenções urbanas são de grandes proporções e envolvem diversos processos de exclusão social, com destaque para as remoções.
“O direito de resistir ao Direito deve ser analisado, então, em torno de questionamentos fundamentais: em que casos seria legítimo desobedecer às leis? Dentro de quais limites? "

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Conexão Repórter mostra vida de senhoras com mais de 50 anos que se prostituem


Mulheres com mais de 50 anos, que já estão excluídas do mercado de trabalho, competem com meninas  mais novas em uma guerra feroz, desleal. Elas são discriminadas, xingadas e, claro, incompreendidas. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 5% das prostitutas têm mais de 50 anos.

"Corpos à Venda": sites ajudam a divulgar garotas de programa


Anúncios com foto na internet, em sites especializados, chegam a custar até R$ 600, e chamam mais atenção que os classificados de jornais.

Prostitutas revelam rotina de trabalho em Belo Horizonte


A necessidade – ou o desejo – por dinheiro faz com que mulheres se submetam a até 13 programas por dia.  A partir de anúncios de jornal, jovens começam a trabalhar em casas de massagem; algumas preferem trabalhar por conta própria e alugam quartos na capital para receber os clientes. Uma garota ouvida pela reportagem chega a ganhar R$ 4 mil e estuda para passar em concursos públicos.

O corpo como lugar do desejo e do amor


Por Fagner Dalbem Mapa, CSsR

Nosso corpo não pode ser apenas o lugar da necessidade, ou dos impulsos. Ele é o lugar do desejo e do amor. Mas, para que um indivíduo entre nessa dinâmica é preciso tempo. Tempo para passar pelas etapas da experiência afetivo-sexual.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Arábia Saudita irá criar cidade exclusiva para mulheres trabalharem


O governo da Arábia Saudita está planejando uma nova cidade dedicada aos trabalhadores do sexo feminino para proporcionar um ambiente de trabalho que funcione conforme os rígidos costumes do país.  O governo da Arábia Saudita está planejando uma nova cidade dedicada aos trabalhadores do sexo feminino para proporcionar um ambiente de trabalho que funcione conforme os rígidos costumes do país.

''Igreja, ouça as mulheres''


Discute-se a fuga das "quarentonas" da fé. Quem conversa sobre isso com o jornal L'Unità é a irmã Benedetta Zorzi, monja beneditina e teóloga, que destaca a distância entre os auspícios do Vaticano II, com as suas aberturas ao mundo e à contribuição criativa das mulheres, e uma cultura do poder ainda "machista". O problema, diz a irmã Benedetta, não é o sacerdócio feminino, mas sim tentar construir juntos uma Igreja "a duas vozes".

Quem agredir mulher vai ter que tirar dinheiro do bolso


Agressores de mulheres poderão, desde o 7 de agosto, ter que devolver ao Estado os gastos do governo resultantes da violência, que acarreta no pagamento de auxílios-doença para as vítimas e pensões para os filhos em caso de morte.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

4 mulheres são agredidas por hora no Brasil, mas ainda há subnotificação


Lei Maria da Penha faz 6 anos e número de registros cresceu 38,7% com obrigatoriedade de aviso; em 78% dos casos, há violência física. A própria casa é o principal cenário das agressões e os homens com os quais as mulheres se relacionam ou se relacionaram (marido, ex, namorado, companheiro) são os principais agressores e representam 41,2% dos casos. Amigos ou conhecidos são 8,1% e desconhecidos, 9,2%.

"Missas e ministros midiáticos, alinhados a padrões de marketing, podem destruir o sagrado".


Entrevista especial com Paulo Suess
"Exige-se, hoje, um discernimento audaz. Mas a audácia pode ser confundida com adaptações apressadas, com modernizações meramente técnicas, com a corrida atrás do sempre novo, sem consciência histórica", alerta o teólogo.

Tráfico de Pessoas e Migração são temas de Encontro Internacional que será realizado em São Paulo


O fluxo de pessoas que deixa seu país de origem e o tráfico de seres humanos são dois problemas que estão ligados. Este é um dos temas que será abordado no VII Encontro Internacional sobre Tráfico de Pessoas, que será realizado de 19 a 21 de setembro deste ano, em São Paulo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on line, através do site www.memorial.org.br.

domingo, 12 de agosto de 2012

Maturação da fé


Por Fagner Dalbem Mapa, CSsR
A espiritualidade manifesta-se na busca por valores profundos que regem o ser humano, por isso ela é um modo de ser.A busca de milagres, sinais e prodigiosos, geralmente marcam uma fé egoísta e sem compromisso.