sábado, 16 de fevereiro de 2013

Em uma semana, Central de Atendimento à Mulher registra 58 denúncias de tráfico


A Central de Atendimento à Mulher registrou 58 denúncias sobre tráfico de mulheres, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. O número é igual ao total registrado durante todo o ano de 2012. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A imagem da mulher na mídia


“O jeito como a mídia trata a mulher é um caso particular de como ela trata os demais segmentos que lhe interessa submeter. Por exemplo, essa invisibilidade seletiva, eles até estranharam quando a gente falou que está faltando mulher na programação de TV: "Como? Tem mulher de todos os jeitos". Não tem, só tem musas. As reivindicações das mulheres dos movimentos organizados não tem; a pluralidade em termos de pensamento, não tem”.

Adolescente é resgatada de prostíbulo em Belo Monte

Boate funcionava a 20 quilômetros de dois canteiros de obras de Belo Monte


Menina de 16 anos foge de boate onde polícia encontrou 15 mulheres em situação de cárcere privado e regime de escravidão. Caso pode ser caracterizado ainda como tráfico de pessoas.

É preciso denunciar e não ter medo, recomenda ministra das mulheres sobre tráfico de pessoas


O governo do Brasil vai intensificar a campanha de combate ao tráfico de pessoas, ampliando o serviço de atendimento às denúncias sobre esse mercado. Para obter resultados, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, faz um apelo, em entrevista à Agência Brasil: “A primeira coisa a fazer é denunciar e não ter medo. Ser traficada, ser violentada, não é vergonha para ninguém. Podem ter certeza, o governo brasileiro está do lado das mulheres e vítimas. O governo não aceita mais conviver com o tráfico”.

Mulheres conquistam setor de construção civil no Brasil


Promessa de melhores salários e de libertação social gera invasão feminina nos canteiros de obras. Empreiteiros e contratadores saem ganhando com qualidades das mulheres, como organização, determinação e persistência.

Oaxaca - Com mais de 170 feminicídios, organizações pedem atuação do governo e atenção da sociedade


A vida de mulheres e meninas no estado mexicano de Oaxaca continua em situação de desproteção e vulnerabilidade. Isso é o que se pode constatar através do Informe Cidadão Justiça Já! Feminicídio e violência contra as mulheres em Oaxaca, a dois anos do governo da alternância 2011-2012, que revela o contínuo aumento no assassinato de mulheres e meninas e constantes violações de seus direitos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A eleição de um novo papa e o Espírito Santo


Por Ivone Gebara
Gostaria que a atitude louvável de renúncia de Bento XVI pudesse ser vivida como um momento privilegiado para convidar as comunidades católicas a repensar suas estruturas de governo e os privilégios medievais que esta estrutura ainda oferece.

Renúncia papal: uma questão de consciência. Artigo de Mary Hunt


"Se um papa pode abdicar antes de ser carregado para fora sem que o céu caia sobre nós, então novos modelos igualitários de Igreja também podem e vão emergir".
A opinião é da teóloga norte-americana Mary E. Hunt, cofundadora e codiretora da Women's Alliance for Theology, Ethics and Ritual (Water), nos EUA.

A Copa e o crime: será que o evento pode aumentar o tráfico de pessoas?


PÔSTER CONTRA O TRÁFICO HUMANO DA COPA DO MUNDO DA ÁFRICA

O Brasil está se preparando para sediar três grandes eventos esportivos: a Copa das Confederações, em junho deste ano, a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016. Não é novidade que competições deste porte, em qualquer lugar do planeta, podem incrementar o turismo sexual. Mas será que o tráfico de seres humanos para fins de prostituição também cresce nessas ocasiões? Ao contrário do que prega o senso comum, pesquisas realizadas em diversos países revelam que não.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

'Brasileiras nunca se veem como vítimas', diz mulher que ajuda traficadas


Brasileira que foi vítima da escravidão sexual continua na Espanha para ajudar outras brasileiras que, assim como ela, foram para o país enganadas.

Fotógrafo adentra mundo da prostituição legalizada nos EUA


Mais que a mera curiosidade sobre o mundo da prostituição, o fotógrafo aposta que o trunfo do seu trabalho é o questionamento de pensamentos tradicionais sobre a prostituição.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Campanha contra exploração sexual tem apoio do MTur


O governo federal iniciou na última semana uma campanha em combate à violência contra crianças e adolescentes, com olhos no Carnaval deste ano. O MTur (Ministério do Turismo) vai participar do projeto replicando as propagandas para turistas que visitam o País no período.