sábado, 16 de fevereiro de 2013

Em uma semana, Central de Atendimento à Mulher registra 58 denúncias de tráfico


A Central de Atendimento à Mulher registrou 58 denúncias sobre tráfico de mulheres, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. O número é igual ao total registrado durante todo o ano de 2012. 

As denúncias foram recebidas pelo Ligue 180, serviço voltado para receber denúncias de violência contra as mulheres, mantido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
As denúncias recebidas partiram, em sua maioria, do Brasil. Estão relacionadas tanto ao tráfico internacional de pessoas, tendo a Europa como frequente destino, como também registro de tráfico de pessoas entre estados brasileiros. Todas as denúncias já foram encaminhadas à Polícia Federal para averiguação dos fatos.
 A busca intensa pelo serviço da SPM é para que cidadãs e cidadãos delatem crimes de violência contra as mulheres e busquem apoio do poder público.
 Operação Planeta
Na semana do dia 3 de fevereiro, a Polícia Federal e o Corpo Nacional de Polícia prenderam seis pessoas - no Brasil e na Espanha - envolvidas em tráfico de mulheres. Uma ligação ao Ligue 180 motivou a ação da PF, que acionou a polícia espanhola para prisão das quadrilhas de aliciadores de mulheres para exploração sexual. Entre elas, duas brasileiras, três romenas e uma africana, de Serra Leoa.
A denúncia ao Ligue 180 partiu do Brasil, da mãe de uma das mulheres traficadas. Ela reconheceu a situação de tráfico e exploração sexual retratada pela novela da Rede Globo, e vivida pela filha na Espanha. 
 Ligue 180 Internacional
As mulheres em situação de violência na Espanha devem ligar para 900 990 055, fazer a opção 1 e, em seguida, informar à atendente (em Português) o número 61-3799.0180.
 Em Portugal, devem ligar para 800 800 550, também fazer a opção 1 e informar o número 61-3799.0180. Na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 1 e, depois, informar o número 61-3799.018.
 O serviço do Ligue 180 no exterior conta com a parceria do Ministério da Justiça e suporte de embaixadas brasileiras.    
Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres Portal Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

È realmente lamentável que muitas mulheres sejam tratadas como mercadoria dessa forma.A dignidade das pessoas está acima de qualquer interesse financeiro. Devemos denunciar o tráfico de mulheres se quisermos uma sociedade mais justa e acima de tudo cristã.