quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Copa e o crime: será que o evento pode aumentar o tráfico de pessoas?


PÔSTER CONTRA O TRÁFICO HUMANO DA COPA DO MUNDO DA ÁFRICA

O Brasil está se preparando para sediar três grandes eventos esportivos: a Copa das Confederações, em junho deste ano, a Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016. Não é novidade que competições deste porte, em qualquer lugar do planeta, podem incrementar o turismo sexual. Mas será que o tráfico de seres humanos para fins de prostituição também cresce nessas ocasiões? Ao contrário do que prega o senso comum, pesquisas realizadas em diversos países revelam que não.


À pedido da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), cujo objetivo era fornecer subsídios para os países-sedes da Eurocopa de 2012 e organizações de direitos humanos balizarem suas ações para coibir o tráfico de pessoas, três acadêmicos se debruçaram sobre dados colhidos durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, e da África do Sul, em 2010. Depois de exaustiva análise, não encontraram nenhuma correlação entre esses eventos e o tráfico humano nos dois países.
 Outro estudo, publicado em 2011 pela Aliança Global Contra o Tráfico de Mulheres, chegou à mesma conclusão. A ONG se baseou em pesquisas feitas em três edições recentes do Super Bowl, a maior competição esportiva dos Estados Unidos, e em quatro grandes torneios mundiais: Copa da África do Sul, Jogos Olímpicos do Canadá (2010), Copa da Alemanha e Jogos Olímpicos da Atenas (2004). Antes desses eventos, a expectativa era de que 40 mil pessoas migrariam por força do tráfico humano para atender ao aumento da demanda por sexo.

As informações apuradas pelos pesquisadores, no entanto, mostraram que autoridades da África do Sul não registraram nenhuma ocorrência de tráfico humano durante a Copa. Cinco casos relacionados ao mundial de futebol foram descobertos na Alemanha. Canadá e Atenas não registraram ocorrências de tráfico ou aumento da prostituição. Da mesma forma, autoridades policiais americanas também não observaram o incremento do crime durante as três edições do Super Bowls.

Uma das explicações dos especialistas no assunto é que, por terem curta duração, esses eventos não seriam suficientemente rentáveis para os traficantes. Os estudiosos também alertam que o mito de que grandes competições esportivas provocam o aumento do tráfico de pessoas pode desviar a atenção das autoridades e prejudicar a implantação de políticas públicas que combatam verdadeiramente o problema. Tráfico humano é um crime seriíssimo que tem de ser atacado em qualquer período do ano – sem sazonalidades.
Fonte: revista marie claire.

Nenhum comentário: