sábado, 14 de novembro de 2015

A luta das mulheres por direitos básicos


Em nossa luta pelo transporte livre e gerido de fato pelas pessoas, nós observamos todos os dias utilizando transporte público de forma humilhante, nos ônibus, trens e metrôs. Somos submetidas a condições degradantes para ir e voltar do trabalho, da escola ou mesmo para circular pela cidade.

5 sintomas da intoxicação emocional

Me sinto vulnerável, me chateio com facilidade e, de vez em quando, sinto a necessidade de sair correndo e deixar tudo para trás. Deixo de estar interessada e fico indiferente num milésimo de segundo, me animo em finalizar um projeto, mas no momento seguinte fico entediada.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Site brasileiro para conseguir presentinhos de homens ricos e mais velhos está sendo acusado de prostituição

Sabia que existe um site específico para a mulher que quer ser “bancada” por um homem mais velho e rico? A proposta beira o surreal, mas o site existe e se chama MeuPatrocinio.com.

18 anos: a idade mais perigosa para mulheres no Brasil

Dezoito anos de idade, negra e morta dentro de casa. A frase descreve um perfil comum das mulheres vítimas de violência no Brasil, segundo dados de um estudo publicado nesta segunda-feira pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso).

"Me senti acuada. Gostaria que ninguém mais se sentisse assim"


A universitária Caren Lopes Oliveira, de 20 anos, participa de um grupo de mulheres em Viçosa (MG) para denunciar o assédio às mulheres (Foto: Pro fotos Viçosa MG/ÉPOCA)

Desde o ensino médio, Caren Lopes Oliveira já tinha interesse por movimentos sociais. Com orientação de seu professor de história, ela teve contato com textos de cunho feminista. Hoje, aos 20 anos e estudante de medicina veterinária na Universidade Federal de Viçosa, ela faz parte do coletivo feminista Vacas Profanas. Formado pelas estudantes, o coletivo é um ponto de encontro para discutir problemas enfrentados pelas mulheres. 

O machismo revestido de cavalheirismo

Gentileza não faz distinção de sexo, raça, classe, estética. E, se mulheres cansadas da convivência diária com agressões variadas, não aceitam aquelas gentilezas pretensiosas revestidas de fingida inocência, são taxadas de exageradas. “O feminismo decretou o fim do romantismo e da cortesia”. O que me parece óbvio, no entanto, é que o cavalheirismo jamais teria tido espaço em uma sociedade em que homens e mulheres estivessem em posições iguais.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

7 'pequenas' violências que as mulheres sofrem todos os dias


 Todos os dias, milhões de mulheres enfrentam abusos e violências, em silêncio e sozinhas. Afinal, foi criado no inconsciente coletivo que somos o ~sexo frágil~ e devemos aguentar caladas tudo o que nos é imposto.

O que é riqueza para você? Dona Maria vai te dar uma lição de vida em 5 minutos

Dona Maria era sem-terra. Chegou a um acampamento, no nordeste do Brasil, sem nada. Foi lá que começou a plantar e, com o árduo trabalho, conseguiu comprar um pedacinho de terra - que havia prometido, com determinação, ao pai.

Após repercussão, dono de boate cancela 'rodízio de mulheres' em MG

Cartaz anunciava 'rodízio de mulheres' em festa prevista para Poços de Caldas
Ministério Público pediu investigação do caso e cancelamento do evento. Empresário afirmou que faria a festa com 35 garotas de programa.

Estudo mostra violação de direitos de grávidas presas

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou violações de direitos humanos cometidas contra mães e gestantes em prisões do país.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

20 mil mulheres negras marcham para Brasília 18 de novembro

Marcha das Mulheres Negras 2015 –  20 mil mulheres negras de todas as regiões do Brasil estarão reunidas, em Brasília, para marchar contra o racismo, a violência e pelo bem viver.

"Ninguém me apoiou a denunciar meu estuprador"

Liliane Oliveira integra, em Salvador, a Marcha das Mulheres, movimento mundial pelos direitos femininos (Foto: Márcio Lima/ÉPOCA)
A baiana Liliane Oliveira foi violentada na faculdade. Hoje, ela faz parte de um grupo para lutar pelos direitos femininos.

Fiocruz lança 'dicionário' sobre violência contra a mulher

Este próximo dia 12 de Novembro,  às 8h30, na  Academia Mineira de Letras (R. Bahia, 1466), acontecerá o lançamento do “Dicionário Feminino da Infâmia – acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência” e abertura do I Seminário Pedagógico do Dicionário/MG.

Um olhar marxista sobre a prostituição

A posição da mulher é o indicativo mais claro e eloquente para avaliar um regime social e a política do Estado.” (Leon Trotsky, Escritos, 1938)

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Parabéns, atingimos a burrice máxima

A fogueira de Simone de Beauvoir a partir da questão do ENEM mostrou que a burrice se tornou um problema estrutural do Brasil. Se não for enfrentada, não há chance.

Estudante paulista lança aplicativo antiassédio

Há quatro meses, a estudante paulista Catharina Doria, 17 anos, foi alvo do assédio de um homem que a chamou de “gostosa” e afirmou que ia “levá-la para casa”. Abordada em plena rua, em São Paulo, a jovem não teve coragem de responder ao desrespeito, mas teve uma ideia para ajudar mulheres que diariamente passam por esse tipo de situação.

Mulheres usam dados como arma para deter ‘epidemia de cesáreas’

As novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para estimular o parto normal, que entraram em vigor em junho passado, uniram mulheres ativistas pela modalidade. 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Prostitutas recebem até R$ 30 mil e sustentam a casa em GO, diz UFG

Prostituta sendo abordada por cliente na 'região dos motéis', em Goiânia (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Goiás (UFG) traçou um panorama de como é a atuação das mulheres que se prostituem em Goiânia. O estudo aponta que a maioria tem até 30 anos, exige relações com preservativo, é solteira e promove o sustento financeiro da casa e da família. Algumas delas chegam a receber até R$ 30 mil mensais.

A greve geral de mulheres que tornou Islândia o país 'mais feminista do mundo

Há 40 anos, as mulheres islandesas entraram em greve e se recusaram a trabalhar, cozinhar e cuidar das crianças por um dia. O momento mudou a forma como as mulheres eram vistas no país e ajudou a colocar a Islândia na vanguarda da luta pela igualdade.

Viravida: projeto transforma histórias de vidas de jovens vítimas da exploração sexual

O projeto "Viravida: histórias de vidas transformadas”, idealizado pelo Conselho Nacional do Sesi [Serviço Social da Indústria] e executado pelo Museu da Pessoa (instituto que tem como objetivo registrar, preservar e divulgar a memória através da coleta de histórias de vida), reúne relatos de pessoas que, de alguma forma, tiveram suas vidas transformadas com a ajuda do projeto.

domingo, 8 de novembro de 2015