sábado, 1 de dezembro de 2012

Advento. Um novo amanhecer


Neste tempo, na esperança de Deus que continua vindo e agindo em nosso mundo, somos convidados/as a aliviar nosso coração daquilo que nos "narcisiza" e desumaniza, para ter um coração mais fraterno e solidário.

Brasil registra 1 caso de transmissão de aids de mãe para filho por dia


O Brasil registrou um caso novo por dia de transmissão de aids da mãe para o bebê em 2011. Apesar de ser possível reduzir para zero esse contágio, foram 469 confirmações em crianças de várias faixas etárias - algumas convivendo por anos com a doença, sem diagnóstico nem tratamento.

BH terá teste rápido de Aids e Sífilis para grávidas e seus parceiros


As gestantes e seus parceiros sexuais poderão recorrer ao teste rápido (resultado na hora) de HIV/Aids e da Sífilis. O Ministério da Saúde publicou duas portarias em dezembro de 2011 e outras duas neste mês, que viabilizam a realização desse tipo de teste.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A propaganda da prostituição perante a legislação penal


Os filósofos do direito costumam utilizar 3 premissas para saber se determinada conduta é verdadeiramente ética: eu quero, eu posso, eu devo. Transpondo o teste para o caso dos anúncios, respondo aos dois primeiros e deixo o terceiro para a consciência de cada um. O empresário de imprensa ”quer vender o anúncio”. Ele ”pode vender”. Mas ele deve?

As mulheres de volta para casa?


O sistema capitalista se perpetua, em grande medida a partir do trabalho doméstico não assalariado que, sobretudo, nós mulheres, realizamos em nossas casas. Uma quantidade enorme de trabalho não remunerado do qual não se pode prescindir e do qual o capitalismo necessita para subsistir.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Estudantes escapam de “cafetões” à servico do tráfico humano.


Um dos crimes mais nojentos, o tráfico de seres humanos também é um dos mais perversos e está acontecendo em Mato Grosso. Em Cuiabá, pelo menos seis jovens entre 18 e 24 anos já teriam sido “vendidas” para outros países. Duas das meninas de 19 anos, no entanto, chegaram a viajar. Uma delas, uma estudante de economia foi para Belo Horizonte, em Minas Gerais. A outra, uma estudante de enfermagem, ficou em Natal, no Rio Grande do Norte. As duas conseguiram escapar dos bandidos.

Prostitutas de Zurique vão trabalhar em "garagens" no próximo ano


Com o objetivo de proteger e controlar as profissionais do sexo, além de eliminar a prostituição do centro da cidade, as prostitutas de Zurique vão trabalhar em "garagens" da periferia a partir de agosto de 2013.

Teste rápido e gratuito para Aids


Durante toda a semana, a começar desta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) estará no segundo andar do terminal rodoviário da capital, no centro da cidade, para oferecer teste rápido para HIV/Aids, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no 1º de dezembro. A ação de prevenção e conscientização vai até sexta-feira (30).

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Exploração sexual de adoslecentes indígenas


 “Tem muito mais do que os 12 casos. Há muitas meninas amedrontadas por essas pessoas, meninas que se calam diante de ameaças”, diz o bispo Edson Taschetto Damian, que afirma que freiras da congregação que recebeu as vítimas vêm sofrendo ameaças e perseguição.

Divididos entre entre a vontade de provar novas emoções e a necessidade de um amor autêntico. Entrevista com Zygmunt Bauman


Nós conhecemos mais a alegria das coisas duráveis, fruto de trabalho. O grande sociólogo explica como os laços foram substituídos por "conexões". E acrescenta: "Toda relação permanece única: não se pode aprender a querer bem". Desconectar-se é apenas um jogo. Fazer amigos online requer empenho.


terça-feira, 27 de novembro de 2012

16 dias de ativismo contra a violência de gênero’ mobiliza organizações para lutar pelos direitos das mulheres


A Campanha Internacional ‘16 Dias de ativismo contra a Violência de Gênero’ deu início no passado domingo, dia 25, no marco do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, à sua 22ª edição.

Violência contra a mulher levou 37,8 mil ao hospital


A violência contra mulheres no Brasil causou aos cofres públicos, em 2011, um gasto de R$ 5,3 milhões somente com internações, segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. Foram 5.496 mulheres internadas no Sistema Único de Saúde (SUS), no ano passado, em decorrência de agressões.

Impunidade desafia combate à violência contra mulher no Brasil


Seis anos após a promulgação da Lei Maria da Penha, o Brasil tem demonstrado esforços no combate à violência contra a mulher, e o número de denúncias vem aumentando, mas a maioria ainda esbarra em um velho obstáculo que beneficia os agressores: a impunidade.

Costureira vence Prêmio Sebrae Mulher de Negócios


Quando Annete Santana, 47 anos, decidiu tornar-se uma costureira profissional, já tinha uma ideia de onde queria chegar, mas talvez não imaginasse o que o futuro lhe reservava. Na noite desta quinta-feira (22), Annete tornou-se a primeira micoempreendedora individual (MEI) a conquistar a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

'Violência contra mulher está em todas classes', diz Maria da Penha


"O feminicídio é uma questão cultural antes de mais nada", afirma Maria da Penha, que lembra que a violência doméstica está em todas as classes sociais: "Meu agressor era um professor universitário".

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Homenagem aos voluntários da Pastoral




A Pastoral da Mulher de BH realizou na última sexta feira, dia 23 de novembro uma homenagem aos voluntários da nossa Entidade, em  reconhecimento ao importante serviço prestado por eles  que dedicam seu tempo e solidariedade às mulheres em situação de prostituição.

Celebrando o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher



Na tarde da última sexta feira (23), a Pastoral da Mulher de Bh em comemoração do dia da Consciência Negra (20/Novembro) e do Dia Internacional  da Não Violência Contra a Mulher (25/Novembro ), promoveu uma palestra  e posterior bate papo com o Professor Júlio Machado para abordar as raízes e mecanismos do fenômeno do racismo e também da violência.

A venda da virgindade e o livre mercado do pensamento


Leilão de virgindade, venda de órgãos e bebês, infanticídio. Como alguns pensadores vão aos limites da razão para justificar o que o senso comum rejeita.