quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Teste rápido e gratuito para Aids


Durante toda a semana, a começar desta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) estará no segundo andar do terminal rodoviário da capital, no centro da cidade, para oferecer teste rápido para HIV/Aids, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no 1º de dezembro. A ação de prevenção e conscientização vai até sexta-feira (30).

O teste será acompanhado do aconselhamento pré e pós teste, com encaminhamento para a Rede SUS-BH, quando necessário. Além disso, quem passar pelo local irá receber preservativos e informativos. Além da rodoviária, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Unidade de Referência Secundária (URS) Centro-Sul irão intensificar a oferta de teste rápido para HIV/Aids na suas unidades. A ação acontece durante toda a semana, de 8h às 17h. No dia 1º de dezembro, a Coordenação de DST/Aids estará, de 9h às 12h, na Praça Rio Branco, distribuindo preservativos, informativos e camisas.
Atualmente, em Belo Horizonte existem 8.087 pessoas em tratamento antirretroviral (residentes e não residentes). No ano passado, foram constatados 523 novos casos de Aids em Belo Horizonte. Este ano, até o momento, foram confirmados 365 novos casos.
Teste
 Durante todo o ano, a população tem acesso ao teste rápido para HIV / Sífilis / Hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento, no bairro Sagrada Família, e na URS Centro-Sul, no bairro Funcionários. A demanda é espontânea. Os 147 centros de saúde oferecem testagem para HIV / Sífilis / Hepatites B e C, com resultado entregue em 20 dias.
 Seminário
 No dia 30 de novembro, a Coordenação de DST/Aids irá promover o seminário “Desafios da política de saúde sexual e prevenção às DST/Aids e Hepatites Virais”, no auditório do BDMG, localizado na rua da Bahia, 1.600. O público-alvo do evento são funcionários da Rede SUS-BH e integrantes de movimentos sociais envolvidos com a causa.
Fonte: Otempo

Nenhum comentário: