quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prostitutas de Zurique vão trabalhar em "garagens" no próximo ano


Com o objetivo de proteger e controlar as profissionais do sexo, além de eliminar a prostituição do centro da cidade, as prostitutas de Zurique vão trabalhar em "garagens" da periferia a partir de agosto de 2013.

A data foi anunciada nesta segunda-feira em um comunicado emitido pela Prefeitura, que informou que a revisão da lei sobre a prostituição, ratificada em referendo pelos cidadãos no último mês de março, entrará em vigor de maneira oficial já em 2013.
No entanto, as profissionais do sexo terão que esperar até agosto para começar a trabalhar em seus novos espaços, que se apresentam como uma espécie de garagem e serão instalados em uma zona industrial da periferia. Neste local, os clientes poderão estacionar seus veículos e contratar os serviços somente das 19h às 3h da manhã. Desta forma, Zurique construirá uma espécie de avenida em que as prostitutas e clientes poderão circular livremente, a qual também contará com uma série de espaços reservados, todos equipado com sanitários e também com um botão de alarme (caso a prostituta se senta ameaçada).
 As mulheres, que deverão ser maiores de 18 anos e solicitar uma autorização especial da própria Prefeitura, também contarão com a assistência permanente de um ginecologista e com apoio psicológico. A Polícia municipal, por sua vez, ficará responsável por vigiar a zona para que não haja distúrbios e também controlará os clientes mais agressivos. Após a abertura destes novos "pontos de encontro", o serviço sexual nas ruas só ficará autorizado em duas localidades, uma no sudeste, próximo a uma rodovia principal, e a segunda no bairro de Niederdorf, na parte antiga da cidade.
Os habitantes de Zurique aprovaram a criação destas "garagens" no último mês de março com 46,5 mil votos a favor e 41,8 mil contra, ou seja, como uma maioria de 52,6%, sendo que o referendo contou com a participação de 41,8% da população. Uns dos principais objetivos dessa iniciativa, que as prostitutas viram com bons olhos ao considerar que estarão mais protegidas do que nas ruas, era eliminar a prostituição da avenida central de Sihlquai, junto ao rio Sihl, uma zona residencial e de negócios, que, durante a noite, se transformava em uma espécie de "bairro vermelho", incluindo com engarrafamentos de madrugada.
A prostituição é regulamentada na Suíça, onde é habitual que haja zonas especificas para as profissionais do sexo, previamente registradas, possam exercer seu trabalho. Por conta desta medida, o governo local investirá uns 2,4 milhões de francos suíços na construção das instalações e outros 270 mil francos anuais em sua manutenção.

Fonte: Agência Efe

Nenhum comentário: