terça-feira, 27 de novembro de 2012

Costureira vence Prêmio Sebrae Mulher de Negócios


Quando Annete Santana, 47 anos, decidiu tornar-se uma costureira profissional, já tinha uma ideia de onde queria chegar, mas talvez não imaginasse o que o futuro lhe reservava. Na noite desta quinta-feira (22), Annete tornou-se a primeira micoempreendedora individual (MEI) a conquistar a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

 A categoria foi introduzida na edição deste ano. Ela recebeu o troféu das mãos do diretor-técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos.
O Prêmio contempla ainda duas categorias: Pequenos Negócios, cuja vencedora foi a empresária de Ilhéus Janete Lainha Coelho, e Negócios Coletivos, conquistada por Rita Vieira Santos, de Salvador. Os troféus foram entregues, respectivamente, pela gestora estadual do prêmio, Mariza Xavier, e pela coordenadora de Atendimento Individual da instituição no estado, Fernanda Gretz. As três vencedoras vão representar a Bahia na etapa nacional e ainda receberão 16 horas de consultoria do Sebrae.
Tornar-se uma costureira sempre foi o sonho de Annete. Quando criança, ela observava a mãe costurar para ela e seus irmãos. No entanto, Annete queria ser profissional e ganha a vida com a costura. “Minha mãe não queria que nem eu nem minhas irmãs vivêssemos de costura. Então, fui aprendendo sozinha”, contou.
A empreendedora destacou que o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma oportunidade de reconhecimento. Annete já tem planos para o futuro. Além de ampliar o negócio, ela pretende ensinar o ofício para outras mulheres. “Quero contribuir para a inserção das mulheres no mercado de trabalho”, afirmou.
 Lauro Ramos, destacou que fomentar o empreendedorismo de gênero é uma das prioridades do Sebrae. “As mulheres vêm se destacando no mundo dos negócios. O aumento de participantes nesse prêmio, a cada ano, evidência a importância do papel da mulher empreendedora”, disse.
 A Bahia contou com 475 inscritas na edição deste ano. Desse total, 24 foram selecionadas para a final da etapa estadual. A vencedora da fase nacional, que será divulgada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Todas as finalistas receberam certificados de participação, entregues pela coordenadora da Unidade Regional do Sebrae em Salvador, Madalena Seixas, e da assistente da Unidade Regional do Sebrae em Juazeiro, Rosemary Rodrigues.
 
Para incentivar ainda mais o empreendedorismo feminino, duas convidadas especiais subiram ao palco para falar com o público presente. A empresária Gilsan Pessoa, proprietária da Escola Kennedy, de Eunápolis (BA), apresentou a história do seu empreendimento.
 
Gilsan declarou que é fundamental acreditar nos sonhos e, a partir daí, planejar. Nesse aspecto, ela destacou o apoio do Sebrae, que, nas palavras da empresária, exerce um papel importante na orientação para o aprimoramento da gestão. Gilsan conquistou a etapa nacional do prêmio MPE Brasil, em 2009, na categoria educação, e foi contemplada também na fase estadual do Prêmio Mulher de Negócios, em 2011, na categoria Pequenos Negócios.
 
A especialista em comportamento humano, Denilza Munhoz, deixou também o seu recado sobre o empreendedorismo feminino. Ela destacou que as mulheres representam mais de 50% da força de trabalho no mundo. “Isso mostra que estamos ocupando o nosso espaço”, pontuou.
 
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vem revelando, desde 2004, histórias de superação no ambiente das micro e pequenas empresas da Bahia e do Brasil, administradas por mulheres. O principal objetivo é fomentar o empreendedorismo feminino, fazendo com que outras mulheres, ao ouvirem esses relatos, se motivem a investir no mercado empreendedor. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, da Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil e da Fundação Nacional da Qualidade.

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário: