sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bonecas inspiradas em rainhas africanas viram febre e superam Barbie na Nigéria

Há mais de 50 anos, meninas do mundo todo sonham em ter uma Barbie. Na Nigéria, porém, a boneca americana encontra uma concorrência cada vez mais forte: são as Queens of Africa (Rainhas da África), uma linha de bonecas inspiradas em diferentes tribos africanas. 

Mais de 60% das mulheres no país se dizem feministas

As brasileiras estão no topo da lista das mulheres mais feministas ao redor do mundo. A conclusão é de uma pesquisa que lançou a seguinte pergunta: “você é feminista”?

Número de jovens brasileiros com Aids aumenta 40%, revela pesquisa

Jovens têm mais parceiros e se protegem menos. Pesquisa foi realizada pelo Ministério da Saúde.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Carnaval ecológico na Pastoral da Mulher de BH


A equipe da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte - Unidade Oblata em Minas Gerais realizou no dia 13 de fevereiro uma festa de carnaval no marco da campanha pelo consumo responsável de água que estamos realizando desde o inicio de fevereiro.

Nações Unidas lançam campanha por um carnaval sem violência contra as mulheres

No clima da diversão carnavalesca e da paquera, a campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o respeito” começou, na segunda-feira (9/2), para chamar a atenção de foliãs e foliões sobre a importância de manter a festa livre de assédio e violência. 

Sucesso da exposição sobre o universo das mulheres que trabalham na Rua Guaicurus

Contemplada pelo XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, exposição fotográfica retrata a vida de mulheres que trabalham em hotéis da Guaicurus. É  a primeira exposição  individual da fotógrafa Laura de Avelar Fonseca, de 31 anos, que largou o diploma de economia para se dedicar ao projeto.

50 tons de cinza: diversidade de opiniões desde o feminismo

Enquanto a autora se declara feminista e defende o direito das mulheres à fantasia, outras promovem o boicote ao filme.

Pesquisa aponta que mulheres sofrem agressões mais graves no ambiente online

Nesse universo de vítimas, as mulheres sofrem violências mais graves que homens. 44% dos homens jovens (18-24 anos) foram os que mais sofreram, contra 37% delas. Porém, foram as moças com idades entre 18 e 24 anos que viveram os episódios mais graves: 7% delas sofreram ofensas sexuais, contra 3% deles; 9% das mulheres foram “stalkeadas” (perseguidas na internet), enquanto só 6% dos homens reportaram o mesmo.

‘Brutalização das mulheres no conflito armado é uma tendência persistente’, diz representante da ONU

Mulheres e crianças deslocadas pelo conflito na República Centro-Africana. Foto: OCHA
Aumento das crises humanitárias, do número de deslocados e a duração do desterro, bem como o horror usado principalmente contra mulheres e meninas é um fator alarmante, afirmou a vice-secretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Kyung-Wha Kang.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mulheres escrevem no corpo o que o feminismo significa para elas

O feminismo não é uma simples ideia, mas uma ideologia que muda percepções, aumenta a autoestima, empodera e transforma vidas. Como forma de provar isso, a fotógrafa Maria Ribeiro deu início ao projeto fotográfico Nós, Madalenas, uma série de retratos em que mulheres escrevem em seus próprios corpos o que o feminismo significa para cada uma delas.

Propaganda de carnaval da Skol é alvo de críticas feministas por fazer apologia ao estupro


Amigas manifestaram indignação e acrescentaram a frase ao outdoor: "E Trouxe o NUNCA"
Foto: Reprodução / Facebook
Uma campanha da Skol para o Carnaval veiculada vai ser retirada de outdoors da cidade de São Paulo após intervenção de um grupo feminista. A ação publicitária traz mensagens do tipo "Esqueci o não em casa" e "Topo antes de saber a pergunta". Para ativistas, esta nova campanha publicitária da marca de cerveja reforça a cultura de opressão à mulher.

Papa Francisco defende maior participação da mulher nas atividades da Igreja

Papa Francisco afirma que é urgente abrir espaço para as mulheres na Igreja.
Francisco reiterou que será necessário estudar ''critérios e modalidades novas para que as mulheres não se sintam hóspedes, mas participantes de pleno direito dos diversos âmbitos da vida social e eclesial''.

Depoimentos de garotas de programa


No Cidade Alerta, você confere uma entrevista com uma garota de programa que revela todas as facetas dessa profissão.

Escolas não ensinam o bastante sobre sexismo, diz pesquisa

As instituições devem priorizar o ensino sobre a igualdade de gêneros para contestar a aceitação de comportamento violento.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Precisamos voluntários/as para a Pastoral da Mulher de BH

Pensou no que você pode fazer hoje para ajudar alguém? Então faça! Agir nos dá força para continuarmos lutando por um mundo melhor. Voluntariado na Pastoral da Mulher não é só uma palavra, é dedicação, ação e sobretudo um ato de amor .

 Precisamos de voluntários, quer participar?

Copa do Mundo no Brasil aumentou denúncias contra prostituição na internet

A Copa do Mundo foi a responsável pelo aumento de 192,93% nas denúncias ano passado contra páginas na internet de tráfico humano no Brasil, especialmente o recrutamento de mulheres para prostituição, apontou um relatório sobre segurança online divulgado nesta terça-feira em São Paulo.

Pastoral da Mulher de BH realizou retiro espiritual

A equipe da Unidade Oblata em MG  realizou neste passado dia 10 de fevereiro  o seu  Retiro Espiritual anual. Aconteceu no Centro Loyola de Belo Horizonte. 

Racismo a gente vê na Globo

Sempre que a vinheta carnavalesca da Globo é exibida na televisão, o Brasil reafirma sua herança racista e misógina. Ainda mais preocupante é que poucos parecem se incomodar com o racismo explícito.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Escritora ex-garota de programa revela o que é verdade e o que é ficção na série "Felizes para Sempre?"

Formada em letras e com um livro lançado, Lola Benvenutti trabalhou por dois anos como garota de programa. Em entrevista ela falou sobre a personagem de Paolla Oliveira, Danny Bond.

O fim da indiferença diante da exploração sexual infantil

Na República Dominicana, a prostituição de menores foi ignorada durante anos.

“O feminicídio é a última instância do controle da mulher”, diz promotora Silvia Chakian

Para a promotora, a violência contra o sexo feminino não distingue classes. “É um fenômeno tragicamente democrático”
Na primeira década do século XXI, 50 mil mulheres foram assassinadas no Brasil –uma morte a cada hora e meia. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que grande parte desses homicídios foi consequência de atos de violência doméstica ou familiar, já que cerca de um terço deles aconteceram no domicílio das vítimas. 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

As mulheres se fazem ouvir no Vaticano

Grupo de católicas acusa Igreja de lhes ter oferecido “sobras ideológicas” durante séculos.

Garotas de programa se identificam com Danny Bond de "Felizes Para Sempre?"

As cenas quentes protagonizadas por Paolla Oliveira na minissérie "Felizes Para Sempre?" reacenderam a curiosidade do público pelo universo da prostituição de luxo, e muita gente questiona se o que está sendo visto na televisão acontece mesmo na vida real.

Sexualidade: o Papa mais audaz do que seu entorno

"As pessoas mais próximas do Papa parecem mais para trás com respeito ao seu chefe sobre este tema. Ou pelo menos temerosas. Os cardeais Reinhard Marx e Oscar Maradiaga, duas colunas do órgão consultivo de Francisco, ainda tem muito caminho a fazer no que se refere ao seu modo de considerar a homossexualidade"

Papa pede fim do tráfico de pessoas

Após celebração, Pontífice dedicou reflexão às mulheres e crianças "exploradas e abusadas" por trabalho ou prazer. “Desejo que todos os que têm responsabilidades de governo trabalhem com decisão para remover as causas desta vergonhosa praga, indigna de uma sociedade civil”.

Roma vai ter uma rua própria para a prostituição

As autoridades municipais de Roma aprovaram um plano para estabelecer uma zona da capital italiana, onde a prostituição será oficialmente tolerada a partir de abril, disseram fontes da prefeitura neste sábado (7).