quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mulheres escrevem no corpo o que o feminismo significa para elas

O feminismo não é uma simples ideia, mas uma ideologia que muda percepções, aumenta a autoestima, empodera e transforma vidas. Como forma de provar isso, a fotógrafa Maria Ribeiro deu início ao projeto fotográfico Nós, Madalenas, uma série de retratos em que mulheres escrevem em seus próprios corpos o que o feminismo significa para cada uma delas.

Em preto e branco e sem qualquer tipo de tratamento digital, significados particulares da ideologia aparecem ao lado de rostos, histórias, marcas, celulites e estrias. Essas mulheres não aceitam as regras de beleza ou de vida impostas por uma sociedade que tem o homem como centro e descobriram-se ainda mais poderosas e plenas dentro do feminismo. “O projeto tem por objetivo expressar, através da arte, o que a luta pelo direito de ser mulher representa e o que os movimentos que têm unido as mulheres para criar força e transformar esse quadro representam na vida de cada uma – e, consequentemente, na sociedade“ explicou a fotógrafa à Revista Fórum.

Mais do que uma sensível série de fotografias, o projeto Nós, Madalenas é uma proposta de reflexão sobre como o feminismo tem mudado vidas e dado novos fôlego e perspectivas às mulheres. 

Confira algumas das imagens:












Todas as fotos © Maria Ribeiro



Fonte: Geledes

Nenhum comentário: