sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sucesso da exposição sobre o universo das mulheres que trabalham na Rua Guaicurus

Contemplada pelo XVI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, exposição fotográfica retrata a vida de mulheres que trabalham em hotéis da Guaicurus. É  a primeira exposição  individual da fotógrafa Laura de Avelar Fonseca, de 31 anos, que largou o diploma de economia para se dedicar ao projeto.

Durante dois anos, a artista entrevistou e fotografou um sem-número de prostitutas, num trabalho que valoriza, acima de tudo, os detalhes do ambiente que caracterizam as personagens. "Meu foco está na condição humana, e não na profissão", antecipa.

O extenso tempo dedicado ao projeto fica claro para o espectador. A fotógrafa parece se apresentar como uma testemunha silenciosa e íntima da realidade que se desenrola à sua frente, com um olhar especialmente voltado aos detalhes do ambiente que caracterizam as personagens. 
“Eu me aproximei profundamente das mulheres, do local, do que seria o meu objeto. Não tem como não se aproximar”, diz ela. Nessa aproximação, Laura revela um cotidiano que une contextos de trabalho, clube social e convivência familiar.
 Ainda que a situação de marginalização social à qual estão submetidas as profissionais do sexo não possa ser ignorada, a fotógrafa comprometeu-se em não tê-la como algo a reduzir o ser humano retratado. “Estas não são fotos de prostitutas. Estas são imagens do ambiente em que as mulheres trabalham. O ambiente de trabalho não as define; simplesmente identifica e gerencia sua persona pública”, completa Scott.

Ao todo, 25 imagens compõem a mostra, incrementada com o áudio dos bate-papos. Com cerca de vinte hotéis - e 4 000 profissionais do sexo, de acordo com a Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aspromig) -, a Rua Guaicurus é considerada um dos maiores complexos de prostituição do Brasil. Cada moça aluga (ou divide) um quarto pela diária de 130 reais, em média. Os programas custam a partir de 10 reais.

  
HOTEL ESPLÊNDIDO

Fotografias de Laura Avelar Fonseca. Aberta ao público até o 1º de março. Museu Inimá de Paula, Rua da Bahia, 1.201, Centro, (31) 3213-4320. Terça, quarta, sexta e sábado, das 10h às 18h30; quinta, das 12h às 20h30; domingo e feriado, das 12h às 18h30.



Fonte: Estado de Minas e http://www.resumofotografico.com/

Nenhum comentário: