segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Roma vai ter uma rua própria para a prostituição

As autoridades municipais de Roma aprovaram um plano para estabelecer uma zona da capital italiana, onde a prostituição será oficialmente tolerada a partir de abril, disseram fontes da prefeitura neste sábado (7).

O prefeito da cidade, Ignazio Marino, de centro-esquerda, deu sinal verde na sexta-feira (6) à noite para realizar o experimento no bairro financeiro de Eur, ao sul do centro histórico da capital.
A polícia será instruída a aplicar multas de até 500 euros a prostitutas que exercerem o ofício fora da área autorizada. A região será mantida sob vigilância para evitar abusos ou exploração de mulheres. Se o projeto for bem-sucedido, a Câmara Municipal poderá estabelecer até três "zonas vermelhas" similares e separadas na capital.
A iniciativa provocou sérias objeções e críticas por parte da oposição de centro-direita na Câmara, de representantes da Igreja Católica e até de alguns membros do Partido Democrata (PD) do prefeito Marino.
O diretor da organização católica Caritas, Enrico Feroci, classificou a iniciativa de moralmente equivocada. "A prostituição sempre implica exploração humana. Tentar regularizá-la ou tolerá-la será, portanto, sempre um erro", afirmou.
Existem hoje entre 70 mil e 100 mil prostitutas na Itália, segundo estimativas oficiais e de institutos de pesquisa. Metade é estrangeira e dois terços trabalham nas ruas. A lei não proíbe o comércio de sexo, mas manter e administrar um prostíbulo é ilegal.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: