Amigas manifestaram indignação e acrescentaram a frase ao
outdoor: "E Trouxe o NUNCA"
Foto: Reprodução / Facebook
Uma campanha da Skol para o
Carnaval veiculada vai ser retirada de outdoors da cidade de São Paulo após intervenção
de um grupo feminista. A ação publicitária traz mensagens do tipo "Esqueci
o não em casa" e "Topo antes de saber a pergunta". Para
ativistas, esta nova campanha publicitária da marca de cerveja reforça a cultura de opressão à mulher.
A nova campanha de carnaval da
marca de cerveja Skol se tornou alvo de críticas feministas na internet. Em
seus perfis pessoais nas redes sociais, a publicitária Pri Ferrari publicou
fotos dela mesma acompanhada da jornalista Mila Alves em frente a um anúncio da
marca. A peça da campanha publicitária da Skol, onde se lê “Esqueci o ‘não’ em
casa”, foi pichada para dar lugar ao complemento “e trouxe o ‘nunca’”, como
parte do protesto contra a propaganda.
Ferrari explica que encontrou o
anúncio em um ponto de ônibus e ficou chocada. “A peça e a campanha em si
mostram claramente um conceito errado, de ‘topo depois pergunto’, de ‘não pode
dizer não’”, afirma. Para ela, o carnaval exige das pessoas maior
responsabilidade, para que digam “não” em diversas situações: “Não ao estupro,
não a beber e dirigir, não ao sexo sem camisinha”, exemplifica.
Segundo Juliana de Faria,
fundadora do Think Eva – um núcleo de inteligência que atua junto às marcas e
empresas em questões como a representatividade feminina e o respeito às
mulheres na mídia –, a situação requer seriedade. “Entendemos a intenção da
campanha em transmitir uma mensagem de liberdade, diversão e celebração. Porém,
esse é apenas um jeito de enxergar a situação. Existem, sim, opressões,
violências e pensamentos misóginos associados ao universo do carnaval e da
cerveja. Então as críticas também são válidas. A intenção de libertar acaba
incitando uma cultura opressora. E opressora para as mulheres, constante
vítimas de violências – principalmente a sexual”, pontua.
Faria ainda chama atenção para o
fato de que a sociedade não tem plena compreensão a respeito do que é
consentimento. “Muitas vezes, ele [o consentimento] é embutido em algo, como
uma saia curta ou simplesmente a presença da mulher num bloco de carnaval, numa
balada. Por isso mensagens que diminuem o poder do ‘não’ são perigosas”.
Pri Ferrari também relata que as
mensagens enviadas para a marca Skol foram deletadas da página da empresa e
questiona a responsabilidade de toda a equipe envolvida na criação da
propaganda. “Não só alguém criou, como passou na mão de muita gente e ninguém
problematizou a questão, isso é uma falta de respeito e de responsabilidade que
se repete no mundo da publicidade”, protesta. A publicitária espera que mais
pessoas percebam o equívoco e passem a reagir diante de acontecimentos
similares.
Fonte: Portal Fórum
Outras propagandas polêmicas da Skol
Vídeo Censurado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário