sábado, 22 de junho de 2013

Violência contra mulheres causa “epidemia de saúde”, diz OMS


Mais de um terço de todas as mulheres do mundo são vítimas de violência física ou sexual, o que representa um problema de saúde global com proporções epidêmicas, disse um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Festa Junina 2013

No dia 21 de junho, no Cantinho da Paz aconteceu a Festa Junina que reuniu toda comunidade da Pastoral da Mulher: mulheres, equipe, voluntários e colaboradores participaram desta comemoração. 

Quanto valem 20 centavos?

Vinte centavos não são vinte centavos. Vinte centavos tornaram-se ao mesmo tempo estopim e símbolo de um movimento tão grávido de possibilidades que foi reprimido a balas de borracha, a bombas de gás lacrimogêneo e também a golpes de caneta.

Campanha quer combater exploração sexual de crianças nas cidades-sede

Ação é feita em Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife e Rio. 'Proteja -não desvie o olhar' é proposta pelo Ministério do Turismo.

Convite de Jesus: vem pra rua! Persista na luta!

As manifestações populares que estamos presenciando no Brasil durante esta semana me fizeram lembrar a parábola narrada por Jesus em Lucas 18:1-8: A parábola da viúva Persistente. Uma parábola muitas vezes superficialmente interpretada que limita a força da parábola apenas a persistência na oração. Ignora-se que para além da persistência na oração a parábola traz uma mensagem forte de luta incessante, persistente e impaciente pela justiça. Luta que uma pobre viúva enfrenta diante de um insensível juiz. Ela o enfrenta com uma atitude obstinada e até agressiva em busca de justiça.

Protestos despertaram Brasil para realidade, diz Alain Touraine


Os atuais protestos em várias cidades brasileiras resultam do fato de que os brasileiros "caíram na realidade", na avaliação do sociólogo francês Alain Touraine, especialista em América Latina e autor de inúmeros livros sobre movimentos sociais. "O balanço da situação brasileira é bom. Mas o país sofre desigualdades e benefícios do desenvolvimento são muito mal distribuídos", afirmou. "O Brasil ainda está muito longe de ter um nível de distribuição de renda aceitável".

Escravidão, prostituição e tráfico: organização luta para acabar com as piores formas de trabalho infantil

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgados em um relatório na última terça-feira (11), milhões de crianças sofrem abusos físicos, psicológicos e sexuais trabalhando como empregados domésticos por todo o mundo.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um país a mercê do turismo predatório

Copa do Mundo trará 500 mil turistas estrangeiros, entre eles muitos pornoturistas. Infância está vulnerável à exploração nas cidades-sedes.

Uma em cada quatro garotas de 10 a 15 anos já usou a pílula do dia seguinte


Um levantamento da Casa da Adolescente, unidade da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, mostrou que 23% das garotas já usaram a pílula do dia seguinte para evitar uma gravidez indesejada.
Foram ouvidas 600 pessoas, entre 10 e 15 anos de idade. De acordo com a pesquisa, 75% das meninas e 60% dos garotos já conheciam o medicamento para impedir a gestação.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Exploração infantil perto da Arena Grêmio alerta Porto Alegre para Copa

Nesses últimos dois anos, com as obras do Grêmio, devido ao grande número de trabalhadores que vieram de outros locais, aumentou número de pessoas da nossa região. Acabou por fomentar tanto o comércio legal da nossa região quanto o ilegal. Isso acabou por aumentar a prostituição infantil, por exemplo.

"Primavera Brasileira - Belo Horizonte" : lista de pedidos aos governantes.

O movimento de protestos que tem tomado conta do Brasil nos últimos dias chama a atenção também pelo excesso de "causas" que estão sendo pleiteadas.  A página do movimento "Primavera Brasileira - Belo Horizonte" no facebook divulgou uma lista de pedidos aos governantes. Confira a lista

Continuam os protestos em Belo Horizonte: Confira a agenda e participe!

Pedimos a presença de TODOS todos para participarem de uma manifestação na Avenida Cristiano Machado, no dia 19 de junho de 2013, a fim de chamar atenção a obra - faraônica - do BRT e causar ainda mais comoção pública!”.

Os perigos da “pátria amada”

Estamos preocupados com o rumo que esse levante popular pode tomar e com a associação dele a um discurso midiático vazio. Não queremos ver uma marcha à la TFP, com pessoas vestidas de branco, cantando o hino e levantando bandeiras com os dizeres “Cansei”. Precisamos de sujeitos engajados em uma luta comprometida com os movimentos sociais e populares, aliados aos anseios dos trabalhadores!

E o povo foi para a rua

Só que como as manifestações estão sendo feitas por gente, o resultado de tudo isso ainda é inalcançável. Tudo pode acontecer... para vencer, os oprimidos só podem usar o que têm: "seus corpos nus" ... Então, sem o recurso das armas só quando muitos corpos se unem numa mesma luta, é possível vencer a força bruta. Assim, a revolução!...

terça-feira, 18 de junho de 2013

Violência contra mulher terá campanha de prevenção

Artistas participam de campanha contra violência doméstica no país

Vídeos informam alarmantes sobre a violência doméstica no Brasil. Uma em cada cinco brasileiras afirma já ter sido vítima de agressão em casa.

A prostituição e os projetos de regulamentação

Os direitos buscados pelas pessoas que se prostituem quando pensam na ocupação que realizam não seriam muito mais direitos de seguridade social e de dignidade sexual do que propriamente direitos trabalhistas, os quais poderiam ser estabelecidos em regimentos ou códigos de ética construídos entre elas e os próprios clientes e entre elas e as parceiras de trabalho?

Não se trata de 20 centavos: Ser jovem não é fácil


A realidade é que crianças e jovens representam um terço da população, mas as políticas urbanas foram organizadas para a faixa etária superior, e para as elites. Não se trata de 20 centavos, trata-se de um saco cheio generalizado com o caos urbano gerado, que transtorna a qualidade de vida das pessoas, e dos jovens em particular. 

Refugiados e tráfico de pessoas

O Vaticano, através do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, e em colaboração com o Pontifício Conselho Cor Unum, acaba de publicar um documento sobre os refugiados.

Mulheres, fome e comida

As mulheres somos as vítimas privilegiadas de um sistema que controla nosso paladar e nossa dieta e de uma indústria que extrai substanciosos benefícios sem levar em consideração os danos ao bolso, à saúde, ao meio ambiente e aos corpos e ao bem estar das mulheres.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Grande protesto no centro de BH

O protesto que acontece no Centro de Belo Horizonte, perto da sede da Pastoral da Mulher,  conta com cerca de 16 mil de pessoas, sendo  acompanhadas de perto pela Polícia Militar. Elas se reuniram  na Praça Sete a partir das 13.00 h e atravessaram a região do hipercentro, fechando os cruzamentos e seguindo  para o Estádio Mineirão, onde acontece às 16h o primeiro jogo da Copa das Confederações na capital. O protesto foi organizado pela redes sociais na internet.

De cada dez soropositivas, uma é prostituta

Uma em cada dez brasileiras contaminadas por HIV, o vírus causador da aids, é prostituta. Desde o início da epidemia no País, o grupo apresenta uma alta taxa de prevalência da doença: cerca de oito vezes maior do que entre a população em geral.

Sexo frágil?


É o que todo mundo diz, que a mulher é o sexo frágil! Talvez porque sua compleição física seja menor. Quem sabe por que sangra todos os meses e precisa de algum resguardo enquanto grávida. Mas, o certo é que foram os homens quem criaram este mito. E o pior, as mulher acreditaram.

Luciana Gimenez fala sobre prostituição no Brasil



Luciana Gimenez participou de um dos programas diurnos de maior sucesso da televisão norte-americana, o "The View", da rede ABC, na passada segunda-feira (10/06), ao lado da apresentadora Barbara Walters e de uma das comentaristas da atração, a atriz Whoopi Goldberg .

domingo, 16 de junho de 2013

JESUS DEFENSOR DAS PROSTITUTAS

Os seguidores de Jesus, não podemos viver de costas ao sofrimento destas mulheres. As Nossas Igrejas diocesanas não podem abandona-las ao seu triste destino. Temos de levantar a voz para despertar a consciência da sociedade. Temos de apoiar muito mais a quem luta pelos seus direitos e a sua dignidade. Jesus que as amo tanto seria também hoje o primeiro a defendê-las.

A moça do perfume (Lucas 7,36-8,3)




O texto de hoje deixa transparecer outro aspecto do Novo que Jesus trouxe. Na sociedade e na religião do tempo de Jesus, as mulheres eram excluídas e discriminadas. Ao redor de Jesus, porém, homens e mulheres se reuniam em igualdade de condições. Durante a leitura do texto somos convidados a prestar atenção na seguinte questão: Qual atitude de Jesus para com as mulheres que aparecem no texto?