terça-feira, 18 de junho de 2013

Violência contra mulher terá campanha de prevenção

Artistas participam de campanha contra violência doméstica no país

Vídeos informam alarmantes sobre a violência doméstica no Brasil. Uma em cada cinco brasileiras afirma já ter sido vítima de agressão em casa.




A campanha contra a violência doméstica no país foi lançada oficialmente na sexta-feira (8), na internet. Os vídeos foram feitos por artistas da TV. A mensagem é curta, direta: 'homem de verdade não bate em mulher'.

O vídeo traz informações alarmantes sobre a violência doméstica no Brasil. Uma em cada cinco brasileiras afirma já ter sido vítima de agressão dentro de casa. O Banco Mundial, que lançou a campanha, convidou dez pessoas famosas para participar, com fotos e vídeo.

A campanha quer mudar essa realidade e mostrar que a Lei Maria da Penha, que está em vigor há quase sete anos, não é contra o homem. Ela pune o homem que agride.

Pelos dados mais recentes do mapa da violência, feito pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, o Brasil é o 7º país do mundo em assassinatos de mulheres. Esses crimes acontecem no país inteiro.
Em Alagoas, Gilvanete Rosendo da Silva, grávida de oito meses, foi espancada com uma barra de ferro pelo marido. Ela morreu e o bebê vai para adoção. No Rio Grande do Norte, a advogada Vanessa de Medeiros foi assassinada a pauladas pelo ex-namorado, o policial militar Gleyson Galvão. Na última sexta-feira (1º), em um shopping de Brasília, Fernanda Graziele Alves foi morta a facadas pelo ex-companheiro, na loja onde trabalhava.

A campanha é uma forma de chamar a atenção para o que Eleonora Menicucci, ministra de Política para as Mulheres, chama de crimes invisíveis, que só aparecem quando a mulher é assassinada.  “As campanhas que trazem os homens como co-protagonistas na luta contra a violência e contra a impunidade são exitosas e mostram que não é uma luta só das mulheres”.

Quem quiser também pode fazer parte, basta escrever um cartaz com a frase e publicar nas redes sociais. A campanha convidou apenas uma mulher: a própria Maria da Penha. “Um homem de verdade é aquele que mantêm com a sua mulher o mesmo tipo de relacionamento antes de casar, com atenção, carinho, amor e complementações familiares dentro de casa, cuidar de filhos, dividir tarefas. Tudo isso é um homem de verdade”, afirma ela.

Fonte: Globo

Nenhum comentário: