sábado, 27 de abril de 2013

''Contaminado pelo feminismo radical''?



É simplesmente impossível ser realmente comprometido com os pobres e não se dedicar a fazer algo para mudar o papel e o status das mulheres no mundo. A opinião é da irmã beneditina norte-americana Joan Chittister, copresidente da Global Peace Initiative of Women, organização internacional parceira da ONU em temas de paz e mulheres.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aumento da prostituição em Manaus


Prostituição acontece à luz do dia na Praça da Matriz e ruas adjacentes do Centro.
Cerca de 50 mulheres atuam no local diariamente e chegam a cobrar R$ 50 pelos programas. Estivadores, industriários, motoristas e até turistas estrangeiros estão entre os clientes.

Tráfico de pessoas: violação de direitos e ameaça à vida e dignidade humana


O capitalismo sustenta esta máquina de pilhagem de miseráveis com a cumplicidade da sociedade e do sistema financeiro. Ao aceitar o dinheiro do tráfico, os bancos se omitem ante o terror imposto a pessoas indefesas. É dinheiro sujo procedente de bordéis, masmorras, carvoarias, barracões.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Acusado de 16 estupros em BH é solto depois de ficar pouco mais de um ano preso




Durante mais de uma década, o maníaco cometeu crimes na capital mineira até se reconhecido, em 28 de março de 2012, por uma vítima, no bairro Anchieta, zona sul da cidade, região onde ele praticava os estupros.

É assim que a Europa nos vê


Mulheres que escolhem Portugal e Espanha para estudar, fazer negócios ou simplesmente mudar de ares têm que provar o tempo todo que não estão lá para se prostituir ou arrumar marido. Fomos aos dois países rastrear as origens do preconceito que se espalha pela Europa e está cada dia mais agudo.

Efeitos colaterais da Copa do Mundo


No contexto de megaeventos a defesa pela regulamentação da prostituição surge como fórmula mágica ao enfrentamento dessa questão, o debate foi colocado no caso da Alemanha e na África do Sul quando estes países foram sedes da realização da Copa do Mundo. Não por acaso, tramita em nosso congresso o projeto de lei de autoria do Deputado Federal Jean Wyllys batizada de “Gabriela Leite” que pretende regulamentar a prostituição tornando-a uma profissão no Brasil.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Brasileiras em Portugal: prostituição e estigmatização, um relato em primeira pessoa.



A imagem da mulher brasileira em Portugal como em outros países da Europa, parece sempre associada a uma certa estigmatização, quando se falam em brasileiras logo surge o estereótipo associado à prostituição. Basta conversar com as empregadas de balcão vindas do Brasil tanto no Rossio, como em qualquer parte do país, que logo vem histórias sobre assédio sexual, quer de patrões, quer de clientes. Ser brasileira, é muitas vezes ser confundida com uma prostituta em Portugal.

A coisificação das pessoas e das relações humanas


A sociedade de mercado rouba sonhos e cria ilusões. “Constrói essa ideia que terá acesso a uma experiência a partir do que consome. O consumo está o tempo todo associado à felicidade, ou que a pessoa é aquilo que consome. Ter passa a ser algo muito importante. Isso como parte de uma coisificação das pessoas e das relações humanas”.

Caso Eliza Samudio: Vestidas de luto, mulheres protestam contra violência na porta do Fórum de Contagem


Com véus pretos cobrindo os rostos em sinal de luto pelo assassinado de Eliza Samudio, cerca de dez mulheres fazem protesto na frente do Fórum Pedro Aleixo, em Contagem, onde o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, será julgado pelo assassinato da modelo. As manifestantes da União Brasileira de Mulheres também carregam cartazes com frases de repúdio à violência contra a mulher.

terça-feira, 23 de abril de 2013

ONG choca com “traficante de mulheres” que usa caminhão transparente




A pesar de já estarmos em 2013, a escravidão ainda existe e está cada vez mais forte e “invisível” aos olhos daqueles que não querem enxergar o problema. Nas entrelinhas, todos nós temos uma parcela desta culpa. Como se pode atingir um público que apesar de já saber do problema, o ignora? “Simples”. Vá de encontro até onde a confortável visão desta audiência se encontra e, sem delongas, escancare o problema de uma só vez.

Uma mulher em cada quatro sofre violência no parto


Ana Paula lembra com emoção dos momentos que passou durante o parto

"Cheguei à maternidade com contrações quase contínuas. Deitaram-me, amarraram minhas pernas, injetaram milhões de coisas em mim enquanto eu implorava por explicações e chorava. Ninguém me deu atenção. Sentia-me numa esteira de linha de montagem. A anestesista ainda disse, ironicamente, que era para eu parar de chorar, porque eu estava anestesiada e não tinha nada doendo". Os maus-tratos sofridos pela assistente administrativa Ana Paula Garcia, de 30 anos, durante o parto, é motivo de uma ação inédita na Justiça mineira, por danos morais, contra o hospital, o plano de saúde e a equipe médica que lhe atendeu.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Papa deve visitar bolsões de pobreza e viciados em crack


Os organizadores da visita do papa Francisco ao Rio, no fim de julho, pretendem incluir em sua agenda compromissos que expressem a preocupação do líder da Igreja Católica com os excluídos.
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que o trará ao país, o papa deverá visitar viciados em crack em hospital para dependentes químicos e favela num dos bolsões de pobreza próximos à avenida Brasil, na zona norte.

A violência contra a mulher “está associada a problemas intrínsecos do sistema neoliberal”


A violência tem uma história e nós trabalhamos para que as mulheres sejam conscientes disso. Isto permite colocar a violência dentro do contexto e transformar o problema numa regra e não numa exceção. Acreditamos que esta violência está associada a problemas intrínsecos do sistema neoliberal, patriarcal, com uma base estrutural e histórica.

Casa Branca intensifica combate contra o tráfico de seres humanos


No Fórum da Casa Branca para Combater o Tráfico de Seres Humanos, em 9 de abril, o governo Obama lançou seu mais recente plano para combater uma prática que tem sido chamada de escravidão moderna e para fornecer ajuda às vítimas.

CDH aprova atendimento integral a vítimas de violência sexual


Os municípios deverão manter pelo menos um hospital de referência para atendimento emergencial, integral e multidisciplinar a vítimas de violência sexual, oferecendo, num mesmo local, tratamento médico e psicológico, atendimento profilático, facilitação do registro policial da ocorrência e coleta de material para identificação do agressor.

domingo, 21 de abril de 2013

Mulheres: vidas transformadas com a ajuda da Bíblia



Neli de Almeida, Astolfo Dutra/MG
Vítima de violência doméstica, espancada por seu marido alcoólatra, Neli de Almeida carregou por muito tempo a culpa "de se seu casamento não ter dado certo". O CEBI a ajudou em seu processo de libertação e de reconstrução da vida. Hoje vereadora em sua cidade, ela mesma descreve sua história.