segunda-feira, 22 de abril de 2013

Casa Branca intensifica combate contra o tráfico de seres humanos


No Fórum da Casa Branca para Combater o Tráfico de Seres Humanos, em 9 de abril, o governo Obama lançou seu mais recente plano para combater uma prática que tem sido chamada de escravidão moderna e para fornecer ajuda às vítimas.


Em seus comentários no fórum, o procurador-geral Eric Holder disse que o novo plano estratégico vai coordenar melhor os esforços das agências federais para lidar com um crime que escraviza cerca de 27 milhões de vítimas em todo o mundo.

“Advogados, analistas, pesquisadores, investigadores e agentes policiais estão se unindo como nunca antes para estudar as últimas tendências no tráfico de seres humanos”, disse Holder. “Nos próximos cinco anos, este plano vai nos permitir reforçar nossos relacionamentos com aliados não governamentais – e construir parcerias público-privadas. Vai nos levar a desenvolver novas estratégias inovadoras para identificar, auxiliar e buscar justiça em nome daqueles presos sob alguma forma de escravidão, trabalho forçado ou prostituição forçada.”

Autoridades dos EUA disseram que o Plano de Ação Estratégica Federal sobre Serviços para as Vítimas do Tráfico de Seres Humanos vai levar medidas antitráfico a um novo patamar. Holder acrescentou que o plano vai aumentar o apoio para prestadores de serviços às vítimas e aos prestadores de serviços legais.

De acordo com o procurador-geral, o plano envia “uma mensagem forte para qualquer um que vise explorar seu próximo: que, neste país, o tráfico de seres humanos não será tolerado. Nosso comprometimento de agressivamente buscar identificar e processar traficantes de seres humanos – e dar apoio àqueles que dão ajuda e conforto às vítimas – simplesmente nunca esteve tão forte.

Dentre os objetivos do plano está desenvolver competências para melhor identificar e atender vítimas entre os provedores de serviços de saúde, agentes policiais e outros socorristas. Para esse fim, o plano pede uma melhor coordenação de recursos federais e melhor alinhamento das políticas federal, estadual, tribal e local.


O plano também pede novas parcerias público-privadas que fornecerão ferramentas com tecnologia de ponta para auxiliar os esforços das polícias para levar traficantes à justiça, bem como novos aplicativos online para ajudar a conectar vítimas com os serviços necessários. De acordo com o pronunciamento da Casa Branca, empresas líderes em tecnologia estabeleceram parcerias com defensores e sobreviventes para desenvolver novos aplicativos que permitam chegar às vítimas do tráfico via internet e telefones móveis, e conectá-las aos serviços em suas comunidades.
O plano também pede por uma rede de serviços legais gratuitos para as vítimas do tráfico. O Departamento de Estado está estabelecendo uma parceria público-privada com a New Perimiter, LLC, uma organização sem fins lucrativos criado pelo escritório de advocacia DLA Piper, projetado para aumentar a disponibilidade de serviços jurídicos pro bono (gratuitos) para combater o tráfico de seres humanos. A parceria usará a estrutura “3P” para processar traficantes, proteger sobreviventes e prevenir a vitimização.

Em um discurso em setembro de 2012, o presidente Obama chamou o combate contra o tráfico de seres humanos “uma das maiores questões de direitos humanos da nossa época” e enfatizou o comprometimento do seu governo de liderar os esforços em parcerias mundiais.

O compromisso do governo, disse Holder, “levou o Departamento de Justiça a acusar um número recorde de casos de tráfico de seres humanos – aumentando o número de processos por trabalhos forçados e exploração sexual de adultos em mais de 30%”. Além disso, disse ele, “nos levou a reforçar as parcerias com aliados nas polícias nacionais, governos estrangeiros, organizações sem fins lucrativos e muitos outros – aumentando nossa capacidade de deter e desmantelar redes de tráfico que ultrapassam jurisdições e fronteiras internacionais”.

Janet Napolitano, secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, que também estava presente no fórum da Casa Branca, observou no blog da sua agência que “apenas no ano passado, recebemos mais denúncias do que antes através do disque denúncia da Polícia de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), investigamos uma quantidade histórica de casos e salvamos mais vítimas do tráfico de seres humanos, e demos apoio a mais de 1.200 vítimas do tráfico de seres humanos”.

 


Nenhum comentário: