sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Estreia do filme “Leite e Ferro” em BH


“Leite e Ferro”,  premiado como melhor documentário e melhor direção de documentário, em 2010, no Festival de Paulínia, retrata o cotidiano do CAHMP, uma instituição em São Paulo que abrigava mulheres em fase de aleitamento após darem a luz. Mães e bebês ficam juntos atrás das grades, mesmo que por pouco tempo. Já que depois de quatro meses, a criança vai para outra pessoa da família, a uma instituição ou é adotada, às vezes até de maneira ilegal.

Mulheres recrutadas para servir ao narco, nova modalidade de trata


Aproximadamente 800 mulheres de 12 a 17 anos de idade foram recrutadas de 2009 até a presente data por narcotraficantes para usá-las como espiãs contra as autoridades ou como escravas sexuais, situação que exibe "uma nova modalidade de trata” no México, informou a Coalizão contra o Tráfico de Mulheres e Meninas na América Latina e Caribe (Catwlac, por suas siglas em inglês).

Moradores de rua: ''É preciso ter coragem para amá-los''


“Hoje vivemos no Brasil uma epidemia de violência contra a população de rua. Parece que eles viraram o bode expiatório ou que, ao atingi-los, as pessoas estão fazendo um bem, tirando dos nossos olhos aquilo que nos incomoda”, constata o Pe. Júlio Lancellotti, vigário episcopal do povo de rua. Segundo ele, a violência contra os moradores de rua tem se tornado comum e demonstram a “incompetência da sociedade, do Estado e das comunidades de acolher e dar um encaminhamento a essas pessoas”.

O Deus de Natal


Eduardo Hoornaert

O Deus de Natal é um Deus estranho. Ele nasce num presépio na periferia da cidade, pois não há lugar para ele’ na sociedade estabelecida. Pois a sociedade prefere a ordem, ou seja, a desordem instalada. Desde o nascimento de Jesus, o Deus dos cristãos se torna o Deus da desordem, ou seja, da formação de uma nova ordem, baseada em justiça e respeito por todas e todos. O Deus de Belém rejeita a ideia que toda sociedade, para funcionar bem, tem de produzir necessariamente vítimas que devem ser expulsas do convívio ‘decente’. O casal José e Maria, proveniente da Galileia, foi rejeitada em Belém, na orgulhosa Judeia, por ser considerado indigno de hospedagem decente. Foi rejeitado para o campo, entre pastores (uma classe ‘fora da lei’) e animais. Assim pobres, empregadas domésticas, operários explorados, marginais, ladrões, prostitutas, homossexuais e divorciados são hoje afastados da boa convivência.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

2 de Dezembro: Bate-papo com Leonardo Boff

Sempre Um Papo recebe nesta sexta-feira, dia 02 de dezembro, no Auditório do Colégio Pitágoras Cidade Jardim, o escritor e teólogo Leonardo Boff para debate e lançamento do livro “Cristianismo – O Mínimo do Mínimo”.

Pesquisa sobre AIDS : o Brasil tem hoje 608.230 casos registrados


O Ministério da Saúde divulga que o Brasil tem hoje 608.230 casos registrados. Em 2010, foram notificados 34.218 casos da doença com taxa de incidência de 17,9 casos por 100 mil habitantes.

Dia Mundial de Luta contra a Aids é marcado por ações preventivas em BH


A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realiza nesta terça-feira várias ações preventivas ao HIV. O dia 1º de dezembro é marcado como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Segundo a SMSA, o ponto estratégico dos trabalhos este ano é a Praça Sete. Todos os 147 centros de saúde e outras unidades de saúde de Belo Horizonte realizam atividades como panfletagem, distribuição de preservativos, palestras e peças teatrais.

Belo Horizonte: Dia Mundial de Luta Contra a Aids. As comemorações começaram na Praça da Liberdade


Com shows das bandas DaPenha, Bartucada e Enquanto Houver Amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) comemorou no sábado, dia 26, na Praça da Liberdade, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O evento, que neste ano teve como slogan “Camisinha, use essa ideia”, contou também com oficinas de sexo seguro, distribuição de camisinhas e material educativo.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cuidado com o "sexting”, o "sextosión”, o "grooming” e o "sexcasting”


Os jovens, por terem mais acesso às tecnologias de comunicação e informação, são também os mais expostos às violências sociais online, como o "sexting”, envio de conteúdos eróticos ou pornográficos através de dispositivos móveis, e o troca de mensagens sexuais em serviços de conversas instantâneas. Os jovens também estão expostos a violências como "sextosión”, ou seja, chantagens com fotografias ou vídeos do/a jovem sem roupas ou em relações íntimas que foram compartilhados por "sexting” com fins de exploração sexual; e como "grooming”, ação de um adulto de se aproximar de crianças ou adolescentes na internet com o objetivo de praticar abuso sexual.

Ligue 180: Brasileiras que sofrem violência no exterior ganham serviço de denúncia


Brasileiras que estão em Portugal, na Espanha e na Itália em situação de risco e ameaça ganham mais apoio. É um número de telefone para o qual elas fazem a chamada, relatam o problema e indicam o que querem que seja feito. O projeto é piloto, mas a ideia é estendê-lo para a Europa e as Américas.

Presos 18 acusados de agredir mulheres no Rio


Dezoito homens acusados de agressão contra mulheres no Rio de Janeiro foram presos  durante a operação "Melhor Sem Ele", promovida pelas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams) do Rio.