sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Estreia do filme “Leite e Ferro” em BH


“Leite e Ferro”,  premiado como melhor documentário e melhor direção de documentário, em 2010, no Festival de Paulínia, retrata o cotidiano do CAHMP, uma instituição em São Paulo que abrigava mulheres em fase de aleitamento após darem a luz. Mães e bebês ficam juntos atrás das grades, mesmo que por pouco tempo. Já que depois de quatro meses, a criança vai para outra pessoa da família, a uma instituição ou é adotada, às vezes até de maneira ilegal.
O documentário também discute a contradição das emoções. Por um lado a maternidade é vista como um momento de plenitude na vida das mulheres, por outro  a situação limite do encarceramento e da exclusão. Nesta narrativa uma personagem se destaca e conduz a história. Trata-se de Daluana, apelido que recebeu após se envolver e ter um filho com o “famoso” traficante Da Lua.Traficante desde dos 10 anos, Daluana, hoje na casa dos 40 anos, cresceu na rua e passou por diversas instituições carcerárias.  Aos 14 anos teve sua primeira filha, e esta é a segunda vez  que está  no CAHMP para amamentação, a primeira foi em 2000.
Daluana e suas colegas são registradas de uma forma diferente pela diretora, com uma intimidade de roda de comadre. Assim surgem relatos e discussões, muitas vezes ditas com bom  humor, sobre o prazer de amamentar, sexo, fidelidade, violência policial, amor, tráfico, drogas e religião.As filmagens do documentário aconteceram durante um mês do ano de 2007, no Centro onde se encontravam 70 mães e 70 crianças. Mas, o CAHMP foi fechado há quase dois anos e as presas, realocadas em centros hospitalares.
O documentário “Leite e Ferro”, de Cláudia Priscilla, também conquistou, em 2011, o Grande Prêmio na Mostra Competitiva Internacional e Destaque Feminino na Competitiva Nacional do Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino, além de ter sido selecionado para diversas mostras e festivais como: o 5º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, Indie  - Mostra de Cinema Mundial (2010), 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul (2010), 32º Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano em Havana, Cuba (2010), Visions Du Rèel, Nyon, Suíça (2011) e Panorama Coisa de Cinema (2011).
  Estreia do filme “Leite e Ferro”, dirigido por Claudia Priscilla e produzido por Kiko Goifman e Jurandir Müller, na sexta-feira, dia 02 de dezembro, no Usiminas Cineclube Savassi em dois horários: as 16h30 e 19h30.

Sobre a Diretora Cláudia Priscilla
Formada em jornalismo, Cláudia Priscila, dirigiu os curtas-metragens "Parachacal" (2001), selecionado para o Festival do Minuto, "Sexo e Claustro" (2005), selecionado para o Festival de Berlim, Guadalajara, entre outros  e "Phedra" (2008), selecionado para o Curta Rio, Festival de Curtas de São Paulo e para o Mix Brasil. Seu primeiro longa-metragem como diretora é "Leite e Ferro". É autora também do roteiro do documentário "33" (escrito em parceria com Kiko Goifman). Atuou como diretora de produção nos curtas metragens "Menino e o Bumba" (2007) de Patrícia Cornils e "Território Vermelho" (2004) de Kiko Goifman ,  no documentário de média metragem "Morte Densa" de Kiko Goifman e Jurandir Muller,  e no longa "Atos dos Homens" (2006) de Kiko Goifman. Também foi assistente de direção no filme “FilmeFobia” de Kiko Goifman.

Nenhum comentário: