sábado, 10 de outubro de 2015

No Sínodo, arcebispo canadense defende a ordenação de diaconisas na Igreja Católica

O arcebispo canadense Paul-Andre Durocher, de Gatineau, Quebec, disse que o Sínodo deveria refletir sobre a possibilidade de permitir diaconisas, diáconos do sexo feminino, já que o encontro busca formas de abrir mais oportunidades para as mulheres na vida da Igreja.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Celebração de Nossa Senhora Aparecida na Pastoral

 Aconteceu nesta sexta feira, dia 09 de Outubro de 2015, a celebração de Nossa Senhora Aparecida,  na Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG, contando  com numerosa presença das mulheres acompanhadas por nossa Entidade.

Violação de direitos humanos e estigma na prostituição feminina

Isabel Brandão, psicóloga da Pastoral da Mulher, apresenta o tema Violação de direitos humanos e estigma na prostituição feminina, compondo a mesa sobre “Impasse e desafios” realizada no seminário A prostituição: uma abordagem desde os direitos humanos (23 de setembro, Escola de Direito Dom Helder Câmara).

Ex-prefeito acusado de exploração sexual infantil está foragido

Meninas de 10 e 12 anos eram obrigadas pela mãe a fazer sexo com mais de oito homens por noite, entre eles, o ex-prefeito; elas eram drogadas para suportar.

Agressores têm ciúme doentio e cisma recorrente de traição

Pedro* acredita que a sua mulher tem notado diferença após projeto 

Eles já tinham ouvido falar da Lei 11.340/2006, que “só existe para defender as mulheres”. Mas a história de Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica quando levou um tiro do marido nas costas enquanto dormia, em 1983, alguns homens conheceram recentemente, em um projeto de reflexão que foram obrigados a participar por terem agredido suas mulheres. “Machuquei quem eu mais amo. Ela não sabe, mas eu a amo muito”, disse o carpinteiro Sandro*, 39, que bateu na ex-mulher com uma barra de ferro durante a última discussão que tiveram, há dois meses, após ela sair de casa.

Conheça os direitos das mulheres com câncer de mama

Entre estes direitos, estão a isenção de alguns impostos, o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o mais importante, que é a reconstrução mamária, não só pela rede pública, como pelos planos de saúde, no momento da cirurgia para retirada parcial ou total da mama.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Igreja inicia Sínodo da Família: superar preconceitos, reconhecer a diversidade

Francisco destaca importância de esvaziar-se das próprias convicções para avançar no pensamento da Igreja Católica. Foto: Reprodução.
"A coragem apostólica que não se deixa intimidar nem diante das seduções do mundo, que tendem a apagar do coração dos homens a luz da verdade, substituindo-a com pequenas e temporárias luzes; a humildade evangélica que sabe esvaziar-se das próprias convicções e preconceitos para ouvir os nossos irmãos..."

"A Igreja deve deixar de ser obcecada pelo sexo." Entrevista com Gianni Vattimo

O sexo? É superestimado. "A verdadeira revolução do Papa Francisco seria dizer: 'Chega, não me importa mais nada dos comportamentos sexuais das pessoas, sejam hétero ou homossexuais'. A Igreja deveria simplesmente deixar cada um livre para fazer o que quiser, sem aquela ansiedade pruriginosa de codificar a intimidade."

Fim da inocência: crianças são vítimas de pedofilia online nas Filipinas

Em comunidade pobre, garotas ganham mais que a renda mensal familiar (Agência Brasil/ Marcello Casal Jr.)
Meninas de apenas cinco anos têm sido vítimas de abuso infantil online; pedófilos geralmente estão a quilômetros de distância e parece que nada pode ser feito para impedi-los.

Prisões: Por que não temos revistas vexatórias de mulheres em aeroportos?

As revistas vexatórias a que companheiras, mães e filhas de presos são submetidas para poderem visitar seus parentes presos, despindo-se e mostrando seus genitais, vão ser tema de audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Grupo faz ato contra abuso sexual em estação do Metrô em São Paulo



Manifestantes pedem delegacia especializada e mais seguranças mulheres. Essa é a segunda manifestação organizada pelos coletivos feministas.

Os movimentos de prostitutas: avanços e impasses

No seminário A Prostituição: uma abordagem desde os Direitos Humanos Letícia Barreto, doutora em Antropologia e estudiosa do tema Prostituição, falou sobre “Os movimentos de prostitutas: avanços e impasses”.

Com álbum de figurinhas, artista espanhol denuncia exploração sexual nas ruas de Buenos Aires


 ‘À primeira vista, você pode confundir esse material com arte urbana. Mas pesquisa um pouco e descobre que se trata de tráfico de mulheres e está enraizado na cidade desde a sua formação’, diz Julio Falagán.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Igreja não pode ser "museu de memórias", diz papa em sínodo

O Papa Francisco disse nesta segunda-feira (5), em um importante encontro católico sobre questões familiares, que a Igreja não deve ser um tacanho "museu de memórias", mas precisa ter a coragem de mudar, se for isso o que Deus quiser. Ele exortou os bispos a se livrarem de convenções e preconceitos, com humildade, para ouvir os seus irmãos bispos. Não deveriam "apontar o dedo uns para os outros e julgá-los" ou se sentir superior àqueles com ideias diferentes, afirmou.

Violência doméstica: Quando denúncia não resolve, a morte deixa de ser ameaça

Ferida. Maria Júlia* mostra as marcas das facadas que levou do ex; ela perdeu 30% do sangue e quase teve um pulmão perfurado
“A primeira agressão tem que ser registrada, porque a segunda pode ser a última”, diz a delegada de homicídios de Contagem, Fabíola Alessandra de Oliveira.

Prostitutas ganham apoio para deixar profissão na Alemanha

O Grupo de aconselhamento Sisters foi fundado por ex-prostituta que, assim como muitos no país, vê leis alemãs para a profissão como liberais demais. Regras teriam incentivado a demanda e o tráfico de mulheres.

Presos suspeitos de recrutarem mulheres para prostituição

Quatro pessoas foram presas por comandar esquema de recrutamento de mulheres de baixa renda, moradoras nos municípios de Cuiabá e Piranhas, no Estado de Goiás, para encontros sexuais.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Em BH a cada 20 minutos, uma mulher denuncia violência doméstica

Às 8h de uma segunda-feira, na Delegacia de Plantão de Atendimento à Mulher, no centro de Belo Horizonte, quem já estava lá era a bebê Brenda*, de 8 meses, miudinha como os seus cachos. O sorriso inocente e os olhos cinza brilhantes ignoravam a aflição da mãe, Aline*, 21, que, ao contrário, tinha os olhos inchados e não parava de chorar. 

Conteúdo do Seminário: Os desafios dos movimentos sociais na luta por direitos humanos na atual conjuntura



O seminário A Prostituição: uma abordagem desde os Direitos Humanoscontou com a presença de Rudá Ricci, sociólogo e cientista político, e João Batista Moreira Pinto, Doutor em Direito Público, coordenador de pesquisa e professor na Escola Superior Dom Helder Câmara para ministrar o painel “Os desafios dos movimentos sociais na luta por direitos humanos na atual conjuntura”, realizado no dia 23 de setembro de 2015.

A Revista em quadrinhos Garotas do Hotel


A Revista em quadrinhos Garotas do Hotel já está disponível para leitura !

domingo, 4 de outubro de 2015

A fronteira a ser transposta e a Mulher Cananeia – uma leitura possível


"Penso que nos é imposto o mesmo desafio até que consigamos superá-lo. Logo, significa que esse desafio de acolher o diferente, o ser que emigra em nossa direção, ainda é algo não superado por nós. Sim, precisamos de ações humanitárias e piedosas para com os que emigram. Mas o que quero propor é pensar o que, de fato, podemos deixar que eles façam conosco. Eles já passaram suas fronteiras e desafiaram buscar as migalhas. E nós? Somos capazes de lhes dar fatias do pão e não apenas as migalhas?".

Acolher os pequenos

O reino de Deus não se difunde com a imposição dos grandes, mas desde o acolher e defender os pequenos. Onde estes se convertem no centro da atenção e cuidado, aí está chegando o reino de Deus, a sociedade humana que quer o Pai.