sábado, 30 de novembro de 2013

"Jovem e Bela" trata da prostituição de jovem de classe média alta

"Jovem e Bela", de François Ozon, revisita o tema da "A Bela da Tarde", de Louis Buñuel, sem a mesma agudeza e sob uma chave adolescente.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Em sua 1ª exortação apostólica Papa defende presença feminina mais incisiva na Igreja

O Vaticano lançou, oficialmente, esta semana, o "Evangelii Gaudium" ou "A alegria do Evangelho", a primeira exortação apostólica escrita exclusivamente pelo Papa Francisco. O Papa reitera a importância de aumentar a responsabilidade dos laicos, mantidos "à margem das decisões", um maior protagonismo dos jovens e a ampliação dos espaços para uma "presença feminina mais incisiva na Igreja.

Pornografia da vingança reedita forma de violência

Imagens íntimas nas redes sociais reforçam a visão machista de que isso é positivo para o homem e negativo para a mulher.

A alegria do Evangelho, uma revolução no Vaticano


O Papa Francisco emitiu nessa terça-feira uma "declaração programática de governo", na qual pede nada menos do que uma radical transformação da sua Igreja Católica. Na sua opinião, nem todos os ensinamentos da Igreja, os seus costumes estão fixados por todos os tempos: "Não tenhamos medo de os rever!". Ele crítica ao capitalismo e à riqueza. Ele afirma que o sistema econômico é "injusto na sua raiz": "Essa economia mata". "Não é possível que a morte por enregelamento de um idoso reduzido a viver na rua não seja notícia, enquanto o é a queda de dois pontos na Bolsa".

Aumenta feminização da Aids e crescem denúncias de tráfico de mulheres


O Relatório Alternativo da Sociedade Civil a ser enviado ao Comitê das Nações Unidas da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação à Mulher (CEDAW), ainda está em fase final de compilação e estudo dos dados coletados, mas já revela problemas no tocante ao combate ao tráfico de mulheres e ao apoio à saúde das mulheres brasileiras. 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Femen defende projeto de lei francês contra a prostituição


Grupo feminista é ferrenho opositor da legalização da prostituição.
Enquanto o Parlamento da França discute um projeto de lei que criminaliza o cliente de prostituição, a organização feminista Femen realizou uma manifestação de apoio em Amsterdã, onde a prática é legalizada.

Violência contra a mulher já matou 1.800 na América Latina este ano

O Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher foi lembrado na América Latina com atividades que evidenciaram o tamanho de um problema social pelo qual já passaram 70% das mulheres no mundo, segundo dados da ONU.

Xuxa aprende a falar guarani para campanha contra prostituição infantil

Xuxa, 50, está prestes a se tornar madrinha de uma campanha social muito importante que tem como objetivo a batalha contra a prostituição infantil.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CPI sobre exploração sexual ouve mães de adolescentes desaparecidas no Rio

Mães de meninas desaparecidas no estado do Rio de Janeiro participaram de audiência pública o dia 25 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Governo francês propõe punir clientes de prostituição

O governo francês vai propor uma das leis mais duras da Europa contra a prostituição e o tráfico de mulheres. Defensores esperam que o projeto de lei que vai para o Parlamento amanhã ajude a mudar atitudes em relação à profissão mais antiga do mundo punindo o cliente e protegendo a prostituta.

Jean Wyllys afirma que deputados das igrejas são empecilhos para legalização da prostituição

"Esses projetos de lei tem encontrado uma resistência muito grande por parte da chamada bancada cristã no Congresso Nacional. Essa bancada cristã não representa todos os cristãos do Brasil."

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dinheiro Público - R$ 10 mil por Noite com Prostitutas, revela fiscal da Prefeitura de São Paulo

O dinheiro desviado dos cofres públicos da Prefeitura pelo fiscal Luís Alexandre Magalhães, e gasto por ele com noitadas, ajudou a alimentar um mercado que pode render até R$ 25 mil por mês para prostitutas de luxo.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dia Internacional de combate à violência de gênero na Pastoral da Mulher de Bh

Para lembrar o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher, nesta segunda-feira (25), a Pastoral da Mulher de Bh (Unidade  do Instituto das Irmãs Oblatas) está realizando uma série de ações para  sensibilizar a sociedade, através da construção de uma cultura de não violência, e de respeito aos direitos das mulheres, particularmente daquelas que estão em situação da prostituição.

Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher

O Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, 25 de Novembro, busca mobilizar a sociedade, legisladores, instituições públicas e governos no mundo todo para por fim a esse tipo de violência. 

domingo, 24 de novembro de 2013

Festa de Cristo Rei

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 23, 35-43 que corresponde a Festa de Cristo Rei, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.