segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dia Internacional de combate à violência de gênero na Pastoral da Mulher de Bh

Para lembrar o Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher, nesta segunda-feira (25), a Pastoral da Mulher de Bh (Unidade  do Instituto das Irmãs Oblatas) está realizando uma série de ações para  sensibilizar a sociedade, através da construção de uma cultura de não violência, e de respeito aos direitos das mulheres, particularmente daquelas que estão em situação da prostituição.

Durante o dia de hoje houve panfletagem no hipercentro, especialmente nos hotéis de alta rotatividade, com os materiais especificamente elaborados pela Rede Oblata para esta campanha:  panfletos informativos, e  um calendário contendo o número 180, da Central de Atendimento à Mulher, além dos contatos da Pastoral da Mulher, para o apoio às que sofrerem esse tipo de violência.

Na sede da Pastoral foi realizada uma oficina  para discutir os aspectos socioculturais da  violência contra a mulher e sensibilizar as mulheres para o tema.  Abordaram-se os fatores que  originam e  mantém essa violência, além dos danos produzidos, a partir de vídeos, analises de cenas e partilha das experiências das próprias mulheres.  Posteriormente apontamos para a criação de laços de solidariedade entre as mulheres como forma de fortalecê-las e encontrar apoio para sair da situação de violência.

Na parte final proclamamos  a uma só voz, que as mulheres e meninas têm o direito humano fundamental de viver sem violência e reafirmamos nosso compromisso com a luta contra a violência de gênero.

Cada participante recebeu cartilhas sobre violência contra a mulher, e material informativo sobre lugares que atendem as mulheres vítimas de violência.
Origem do Dia Internacional contra a violência de gênero

O dia foi instituído no 1º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, realizado em 1981, em homenagem às irmãs dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que protestaram contra a ditadura de Trujillo, na República Dominicana, e foram brutalmente torturadas e assassinadas. Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclama essa data como o ”Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher” incentivando todos os governos e a sociedade civil a extinguir com a violência que destrói a vida de milhares de mulheres nas nossas cidade.

No Brasil, entre 2001 a 2011, estima-se que ocorreram mais de 50 mil feminicídios: ou seja, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia, ou uma morte a cada 1h30. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em uma pesquisa inédita, que reforçou as recomendações realizadas em julho pela CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que avaliou a situação da violência contra mulheres no Brasil.

Nenhum comentário: