sábado, 29 de agosto de 2015

Agroecologia contra a invisibilidade feminina

A mão que lavra a terra é a mesma que transforma os alimentos que cultivou em doces, geleias e compotas. Da dureza à doçura, as mulheres têm papel fundamental e estratégico na agricultura. 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Seminário " Prostituição: uma abordagem desde os direitos humanos"


A Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, organiza  em parceria com Misereor  e com a Escola Superior de Direito Dom Helder Câmara o seminário “Prostituição: uma abordagem desde os direitos humanos”.

Preencha o formulário de INSCRIÇÃO

Polícia prende suspeitos de escravizar mulheres para explorar prostituição

Documento da Polícia Civil do DF descreve suspeitos de comandar esquema de tráfico de mulheres para fins sexuais (Foto: Raquel Morais/G1)
Mulheres trabalhavam 17 h por dia e eram trancafiadas em casas no DF. Elas eram atraídas por falsas ofertas de serviço como babá e secretária.

Maníaco da van é preso suspeito de estuprar garotas de programa em BH

Uma das garotas de programa engravidou e acredita que o filho pode ser fruto do abuso sexual praticado pelo criminoso.
Um maníaco foi preso pela segunda vez suspeito de abusar sexualmente de garotas de programa em Belo Horizonte. Ele, geralmente, utiliza uma van e aborda as vítimas durante a noite na avenida Afonso Pena, na região centro-sul da capital mineira.

Abuso coletivo: mulheres machistas criam molestadores de metrô

Será possível que esses homens, que acham NORMAL encoxar e incitar o estupro de alguém em praça pública, têm mãe? Se tiverem, desconfio que sejam essas mulheres que mantêm o discurso de que a culpa da violência sexual é sempre da vítima. Só pode. E se omitem diante das agressões cometidas pelos homens que colocaram no mundo.

Após mais uma denúncia de assédio, mulheres cobram medidas para aumentar segurança no Metrô

Investimentos em equipamentos preventivos, como câmeras de segurança, poderiam auxiliar e evitar que tentativas de abuso contra mulheres acontecessem com tanta regularidade no Metrô de São Paulo, aponta a militante da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Carla Vitória. “Se houvesse mais equipamentos preventivos como estes, estas denúncias poderiam ser melhor apuradas”, disse.

CDH do Senado aprova ‘botão do pânico’ para proteger mulheres de violência

Um dispositivo que aciona a polícia automaticamente em caso de ameaça de violência contra mulheres pode ser oferecido em todo o país. Projeto que trata do assunto (PLS 119/2015) foi aprovado nesta quarta-feira (26) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dia de formação lazer e espiritualidade


No dia 26 de agosto  as mulheres e Equipe da Pastoral da Mulher de BH (unidade Oblata em MG) desfrutaram de um intenso dia de espiritualidade no acampamento Shalom.

Mulher diz ter sido assediada e cria empresa feminina de marido de aluguel

Iniciativa surgiu após a idealizadora se sentir intimidada na própria residência com a presença de um prestador de serviço.

Mas eu não sou machista!

A reação dos homens quando uma mina aponta machismo em alguma coisa que fizeram/disseram é quase sempre a mesma. EUUU? EU NÃO SOU MACHISTA!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Jornalista faz experimento e sofre assédio por 2 horas andando em Teresina


Experiência de jornalista do O Olho filmada com câmera escondida, aponta para reflexão sobre o machismo e assédio sofrido por mulheres piauienses.

Quarenta por cento das brasileiras entre 50 e 69 anos não fazem mamografia

 Cerca de 60% das mulheres brasileiras entre 50 e 69 anos de idade fizeram mamografia em 2013. Esse e outros dados sobre a saúde da mulher estão na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Pastoral da Mulher participa do Seminário sobre Tráfico de Pessoas

Lucinete  Santos da Equipe  da Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG) integra o novo Comitê Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado, Apátrida, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo (COMITRATE), lançado nesta segunda-feira, 24.08, em Belo Horizonte.

A Pastoral da Mulher participa da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de BH

A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG), representada por Viviane Nunes  participou nos dias 21 e 22 da Conferência Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte.

Violência contra as garotas de programa está aumentando

Vítima teria sido morta em porta de motel de Aparecida de Goiânia (Foto: Reprodução/TJ-GO)

Uma garota de programa foi agredida ontem  dentro de uma  boate. A vítima, de 26 anos, conta que levou socos no rosto e teve fratura na perna direita.  Por outra parte ontem aconteceu a audiência onde o suposto serial killer Tiago Gomes da Rocha, vai ser julgado pelo homicídio da garota de programa Taís Pereira de Almeida, de 20 anos.

Dossiê analisa a violência contra as mulheres e sua representação na mídia

Para ajudar as mulheres vítimas de agressões e auxiliar a imprensa na cobertura desse tipo de caso, foi lançado o dossiê digital Violência Contra as Mulheres. Elaborado pelo Instituto Patrícia Galvão, o documento quer aprofundar a discussão do tema e contribuir para mudar a cultura de agressão.

Conheça os 8 tipos de prostitutas da Roma Antiga


Na Grécia Antiga, as prostitutas já marcavam presença e havia até uma hierarquia entre essas mulheres. A maioria era escrava. Havia também as que eram obrigadas pelas próprias famílias a “bater ponto” nos bordéis.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Jogo pedagógico de Prevenção ao Tráfico de Pessoas nas escolas

Da esq. para a direita (equipe de elaboração do jogo): Professora Vanessa Mariano Domingues, Irmã Cecília Castro Gomes e Nanda Soares, Comunicadora e Articuladora Social. 
Para trabalhar o tema TRÁFICO DE PESSOAS nas escolas, a Rede Um Grito pela Vida desenvolveu o jogo pedagógico "Rede pela Vida - Enfrentando o Tráfico de Pessoas". O material , que contou com uma equipe de elaboração, formatação e direção criativa, já está em fase de produção e será lançado no VII Encontro Nacional do projeto, que acontecerá em Brasília, de 27 a 30 de agosto.

16 imagens que mostram por que o feminismo é importante

Você já deixou de usar saia porque teve medo? Não se sentiu à vontade ao usar um biquíni? Já se sentiu mal por ouvir que "isso não é coisa de mulher" ao escolher sua profissão? Você precisou ir para um local privado ao amamentar seu filho em público? Infelizmente, a maioria das respostas para perguntas como estas ainda é sim.

Projeto nós, Madalenas – Uma palavra para o feminismo: afronta


Afronta é uma das minhas palavras preferidas, talvez porque entre seus muitos significados esteja “enfrentar” e eu acho que é a principal definição do que é ser mulher negra na sociedade do racismo e da misógina, assim como ser feminista e negra não é nada mais que um afrontamento, e isso até mesmo dentro do próprio feminismo.

Este discurso me ensinou o que é ser mulher no século XX


Penso que é preciso seguirmos em frente lutando pelos nossos direitos. Lutando para que possamos criar nossos filhos de maneira mais igualitária. Que possamos incentivar o menino sensível a se emocionar diante das belezas da vida e a menina ambiciosa a competir com respeito, mas a não desistir de seus audaciosos sonhos.

domingo, 23 de agosto de 2015

Entre os mundos real e virtual


Escravos da virtualidade, acorrentados nas redes, não somos mais capazes de desligar o celular e de nos desligar dele. É ele que nos permite olhar o mundo pela janelinha eletrônica dessa prisão em que nos trancamos, cuja chave jogamos nas águas que cercam a ilha na qual nos isolamos, desprovidos de alteridade e sentido.