segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Jogo pedagógico de Prevenção ao Tráfico de Pessoas nas escolas

Da esq. para a direita (equipe de elaboração do jogo): Professora Vanessa Mariano Domingues, Irmã Cecília Castro Gomes e Nanda Soares, Comunicadora e Articuladora Social. 
Para trabalhar o tema TRÁFICO DE PESSOAS nas escolas, a Rede Um Grito pela Vida desenvolveu o jogo pedagógico "Rede pela Vida - Enfrentando o Tráfico de Pessoas". O material , que contou com uma equipe de elaboração, formatação e direção criativa, já está em fase de produção e será lançado no VII Encontro Nacional do projeto, que acontecerá em Brasília, de 27 a 30 de agosto.




"Nosso objetivo é contribuir na prevenção ao Tráfico de Pessoas, chamando as crianças e adolescentes a conhecer e protagonizar o enfrentamento desta realidade criminosa que destrói os sonhos e as vidas de tantas pessoas", comenta a coordenadora da Rede, Ir. Eurides Alves de Oliveira.

Tabuleiro em lona e formato especial para proporcionar
maior durabilidade e melhor visualização para as equipes.
Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, modalidades do Tráfico de Pessoas, formas de enfrentamento e denúncias são os temas abordados ao longo do trajeto do jogo, marcado pelo aprendizado. Os jogadores são agentes do bem, que devem defender os direitos e a dignidade humana. Cada equipe de jogadores deve identificar suas cartas de DENÚNCIA para estabelecer o rumo de sua missão. Cada carta mostra o local onde a vítima está e o tipo de Tráfico de Pessoas. Na medida em que aprendem sobre políticas públicas, democracia e condições de vida, as equipes ganham força e se aproximam dos locais dos crimes reunindo quesitos para resgatar as pessoas em situação de exploração.


Cartas e marcadores do jogo Rede pela Vida.

O objetivo do jogo é libertar todas as pessoas traficadas. Cada casa andada significa um passo de esperança para quem está sendo explorado (a). As equipes não jogam umas contra as outras, mas sim contra o Tráfico de Pessoas. Vence quem libertar os personagens primeiro. Mas ganham todos, com união e conhecimento! As equipes formam uma REDE PELA VIDA.

Fonte: http://gritopelavida.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: