sábado, 7 de fevereiro de 2015

Uma Igreja ainda masculina: ''Muitos pensam nelas como servas''.

Entrevista com Lucetta Scaraffia
Francisco, ele mesmo, disse isso muito claramente. Esta frase, especialmente: 'Sofro quando vejo na Igreja que o papel de serviço da mulher – aquele papel que todos nós devemos ter – desliza para a servidão'. Pois bem, ainda há muitas mulheres que, na Igreja, vivem em condições de servidão, são empregadas domésticas ou cuidadoras dos padres e são tratadas como servas."

20 coisas que deveríamos dizer mais vezes

Em meio à um mundo caótico em que para algumas pessoas é cada vez mais difícil e, pasmem, meio surreal curtir as simplicidades do dia a dia, algumas pequenas atitudes podem gerar uma mudança significativa no seu mundo e de pessoas que circundam você.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Vereadoras viram prostitutas na Itália

Na cidade de Castel Volturno, em Nápoles, as vereadoras encontraram uma forma de combater a prostituição: tornando-se prostitutas. Mas não literalmente. A ideia era conscientizar sobre a prostituição, alertando os clientes de que seriam multados caso contratassem os serviços das trabalhadoras do sexo. A cidade italiana espera que as autoridades possam regulamentar a prostituição, que é considerada ilegal.

"As mulheres não querem escolher os cardeais, mas participar das reformas"

Está dedicado às “culturas femininas entre igualdade e diferença” a  assembléia do pontifício conselho da Cultura do cardeal Gianfranco Ravasi (4-7 de fevereiro),  no Vaticano. Entre os temas elencados no documento preparatório, a violência contra as mulheres, o papel feminino na Igreja e também a cirurgia estética como “boneca de carne”. 

Ministério da Justiça tira do ar publicidade considerada machista

O Ministério da Justiça removeu de sua rede social uma peça publicitária de uma campanha contra o abuso de álcool após receber críticas de internautas. O post, publicado no Facebook, foi considerado machista e um incentivo ao bullying por alguns usuários.

Boate oferece garotas de programa 'na faixa' para quem comprar ingresso

Casa de prostituição, de nome Star Night, que fica rua Albino Gervazoni, no Jardim Paraíso, Zona Norte, causa polêmica na em Rio Preto, ao lançar campanha, com faixa exposta na movimentada avenida Domingos Falavina, em que anuncia para sexta e sábado, dias 6 e 7, festas com bebida a vontade e programa com prostituta, para quem pagar o ingresso de R$ 100.

Acenda uma luz contra o tráfico de pessoas

“Para entender o que significa o tráfico de seres humanos, é preciso encontrar as vítimas”: este foi o testemunho da missionária Ir. Valeria Gandini, SMC, na coletiva de imprensa para a apresentação do Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, no dia 8 de fevereiro.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Profissionais do sexo na Colômbia pedem socorro

Com um dos mais altos índices de crimes violentos do mundo, os colombianos enfrentam o perigo todos os dias. E quando se trata dos “trabalhadores do sexo”, a situação é ainda mais precária. Aqueles que deveriam protegê-los estão sendo acusados de assassiná-los: os soldados e policiais. Agora as mulheres estão pedindo socorro a grupos dos Direitos Humanos internacionais.

Mais informação sobre a Exposição dos interiores da rua Guaicurus

Complexidade. Conjuntos de fotos representam alguns dos quartos de hotel visitados pela fotógrafa
Presente há várias gerações no imaginário de boa parte dos moradores de Belo Horizonte, a rua Guaicurus ganha fisionomia bastante singular no trabalho da fotógrafa Laura Fonseca, que inaugura nesta quinta à noite a exposição “Hotel Esplêndido”, no Museu Inimá de Paula. Interessada em conhecer de perto o universo das prostitutas que trabalham na região, Laura iniciou em 2011 uma série de visitas aos movimentados hotéis onde vivem e trabalham essas mulheres.

Sarug Dagir: ‘o cliente vem aqui também para conversar’

Fotógrafa Laura Fonseca e Sarug Dagir, que trabalha na Guaicurus, é psicóloga e tem meste em Letras
Sarug Dagir, de 37 anos, é uma das fotografadas na série “Hotel Esplêndido”. A transexual baiana veio a Belo Horizonte para estudar e aqui conheceu o trabalho na prostituição. Ela tem curso superior, mestrado e vai começar um doutorado sobre “O valor terapêutico nas relações prostitutivas”. 

Fotógrafa clica a rotina nos hotéis da Guaicurus

Todo mundo que passa pelos quarteirões da rua Guaicurus, Centro de Belo Horizonte, e nunca entrou naqueles hotéis morre de curiosidade para saber o que acontece lá dentro. A fotógrafa Laura de Avelar é uma dessas pessoas. A diferença é que o interesse pelo desconhecido a impulsionou a fazer a série de imagens “Hotel Esplêndido”, em cartaz a partir desta sexta-feira (6), no Museu Inimá de Paula.

08 de fevereiro: primeiro Dia de oração contra o tráfico humano

No próximo dia 8 de fevereiro será celebrado o primeiro Dia Internacional de oração e reflexão sobre o Tráfico de seres humanos –tema várias vezes tocado pelo Papa Francisco desde o início do seu pontificado.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vaticano organiza jornada internacional contra tráfico de pessoas

A Igreja Católica, sob a liderança do Papa Francisco, realizará no domingo sua primeira Jornada Internacional de Reflexão e Oração contra o Tráfico de Seres Humanos, especialmente de meninas, anunciou nesta terça-feira o Vaticano.

O BBB dos agressores de mulheres. E aí, TV Globo?

O Big Brother Brasil é apenas um programa estúpido de televisão? Não. O Big Brother Brasil é um programa com muita audiência (por mais que ela só despenque com os anos) e muita repercussão. E esse programa, que já foi palanque para homofóbicos, agora se supera mais uma vez e vira palco para agressores de mulheres.

Blogueira fitness com 9 anos?

Não se fala em outro assunto nos grupos de mães no Facebook hoje. Já vi a notícia em vários portais também. No trabalho, na porta da escola das minhas filhas… a discussão é a blogueira fitness de apenas 9 anos! Sim, você leu certo! A menina em questão tem 9 anos, quase 15 mil seguidores e mostra nas redes sociais toda sua rotina na academia. Para segui-la é necessário solicitar autorização, já que a conta do Instagram em questão é privado (@annaclaramansur_fitness). Há no perfil dela ainda a possibilidade de entrar em contato através do email (que tipo de contato seria esse? Publicitário, talvez?)

Acusado de cafetinagem, ex-diretor do FMI começa a ser julgado na França

Advogados de defesa de Strauss-Kahn afirmam que ele era adepto das orgias, mas não sabia que se tratava de prostitutas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Formação na Pastoral da Mulher de BH

Nestas datas em que celebramos os 80 anos da chegada das irmãs Oblatas ao Brasil, a equipe da  Pastoral da Mulher de Belo Horizonte  (unidade oblata em MG)  se reuniu para preparar o Encontro da Rede Oblata 2015. Nossa reunião serviu também para dar as boas vindas à Ir. Pilar Laria, que depois de 8 anos trabalhando no Projeto Força Feminina de Salvador, reincorporou-se à Pastoral de BH.

Paolla Oliveira vive prostituta na TV. Outras atrizes já brilharam no papel

Paolla Oliveira participou do "Domingão do Faustão", deste domingo (1), e falou sobre o sucesso de sua personagem, a prostituta Danny Bond, na minissérie "Felizes para Sempre?", da Globo.

Mercado de prostituição de luxo em Brasília não fica restrito somente à ficção

Viagens fazem parte do pagamento para garotas de programa de luxo na capital
Vida de luxo apresentada pela personagem da atriz Paolla Oliveira não é ficção. Profissionais do sexo de Brasília contam que dinheiro, presentes caros e alto nível das garotas são realidade na capital. Polícia aponta perigos que rondam esse mundo.

Sem consentimento? Sem sexo


Parece simples, mas não é. A fronteira entre o estupro e o sexo ainda está embaçada na cabeça de muita gente. O hit Blurred Lines, sucesso absoluto na voz do cantor Robin Thicke em parceria com o rapper Pharrell, é basicamente uma ode à violência sexual.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dificuldades da mulher em situação de violência quando busca o atendimento do Estado

Apesar de previsto tanto pela Lei Maria da Penha quanto por convenções internacionais ratificadas pelo Brasil, o atendimento integral às mulheres em situação de violência ainda é um desafio a superar. 

Novos perfis de família

Maria Antônia, bebê gaúcho, tem duas mães, um pai, seis avós! Nascida em Santa Maria, em setembro de 2014, o juiz Rafael Cunha autorizou seu registro de nascimento.

Belo Horizonte terá museu interativo de sexo

Cida Vieira, mentora do projeto: inspiração no museu de Amsterdã
Espaço funcionará em um casarão na Rua Guaicurus, no maior complexo de prostituição do país.

Lei alemã de proteção a prostitutas causa protestos de profissionais do sexo

Planos do governo da Alemanha visando proteção de meretrizes são criticados, por temores de que regulamentações limitem exercício da atividade, obrigando pessoas afetadas a buscar a clandestinidade.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Mulher que foi confidente de papas agora é candidata a santidade

Uma leiga (provavelmente a mais poderosa na Igreja Católica no século XX) é candidata a santidade, após a abertura do processo de beatificação na passada terça-feira, na Itália, evento acompanhado por 18 mil pessoas ao redor do mundo via transmissão ao vivo na internet.