quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Blogueira fitness com 9 anos?

Não se fala em outro assunto nos grupos de mães no Facebook hoje. Já vi a notícia em vários portais também. No trabalho, na porta da escola das minhas filhas… a discussão é a blogueira fitness de apenas 9 anos! Sim, você leu certo! A menina em questão tem 9 anos, quase 15 mil seguidores e mostra nas redes sociais toda sua rotina na academia. Para segui-la é necessário solicitar autorização, já que a conta do Instagram em questão é privado (@annaclaramansur_fitness). Há no perfil dela ainda a possibilidade de entrar em contato através do email (que tipo de contato seria esse? Publicitário, talvez?)

Por Patrícia Maldonado no Mãe de Salto Alto

Filha de um personal trainner, a menina de Goiânia tem mais de 100 publicações em que fala de exercícios, alimentação e vida saudável. E é esse o motivo de tanto barulho. Nas redes sociais muita gente questiona a exposição a que está sendo submetida a menina e o fato dela estar treinando muito mais do que o apropriado para sua idade (e os malefícios que esse exagero causaria).

Diante de tanta polêmica a mãe se defendeu (via redes sociais – da filha), dizendo que ela é saudável e que os exercícios são específicos para a idade e supervisionados pelo pai, que tem 13 anos de experiência na área. Disse ainda que a filha treina duas vezes por semana por livre e espontânea vontade e que tem uma rotina normal como qualquer criança.

Vamos por partes. Primeiro, é claro que uma criança que vive em academia com os pais pode sim se interessar pelos treinos. Mas para colocar uma criança de nove anos para levantar pesos, fazer agachamentos e correr na esteira é preciso mais do que conhecimento de um profissional de educação física. É necessária a autorização do pediatra! Será que esses movimentos não podem atrapalhar o crescimento dela ou sobrecarregar a coluna, por exemplo?

Nem vou falar aqui sobre a exposição a que a menina está sendo submetida, isso é entre os pais e ela. Não vou falar sobre a parte comercial, há muitas crianças que fazem publicidade nessa idade, por exemplo (não sejamos hipócritas). Mas questiono sim a questão da saúde e da profissionalização da criança. Na minha opinião, os pequenos tem sim que se mexer, fazer exercícios, mas acho que, nessa idade, tem que ser tudo meio na brincadeira. Nada muito sério. Nada que os faça servir de exemplo. É responsabilidade demais. É peso demais.



Fonte: Geledes 

Nenhum comentário: