terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Formação na Pastoral da Mulher de BH

Nestas datas em que celebramos os 80 anos da chegada das irmãs Oblatas ao Brasil, a equipe da  Pastoral da Mulher de Belo Horizonte  (unidade oblata em MG)  se reuniu para preparar o Encontro da Rede Oblata 2015. Nossa reunião serviu também para dar as boas vindas à Ir. Pilar Laria, que depois de 8 anos trabalhando no Projeto Força Feminina de Salvador, reincorporou-se à Pastoral de BH.


O Encontro da Rede Oblata de 2015 terá como tema: “Educação e Assistência Social a luz da Espiritualidade Oblata”. Hoje (3) trabalhamos o texto “A Prostituição e as casas de jogos”,  analisando as semelhanças e diferenças entre a situação das mulheres que exerciam a prostituição na Espanha no século XIX (momento e lugar em que a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor foi fundada) e a realidade atual no Brasil.

Analisando os contextos sociais, políticos e econômicos, chegamos à conclusão de que discriminação, estigma, vitimização, criminalização e outras violações de direitos humanos, continuam hoje presentes.  Na reunião abordamos também a negligencia dos governos e o moralismo social, assim como os diferentes aspectos que mantem a cadeia de desigualdades sociais e reforçam a feminização da pobreza.
Para concluir compartilhamos os elementos da espiritualidade oblata que nos sustentam cotidianamente no enfrentamento dos  desafios da nossa missão.



Chegada das Irmãs Oblatas no Brasil completa 80 anos

No dia 31 de janeiro de 1935, sete Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor chegaram ao Rio de Janeiro/Brasil, trazendo nas malas o carisma da igreja e o compromisso solidário com a mulher marginalizada pela prostituição, constituídas na Congregação fundada por Pe. Serra e Madre Antonia.

Vindas da Espanha, as Irmãs Oblatas tinham a missão inicial de construir Educandários com o intuito de acolher, inicialmente, meninas pobres e carentes, provenientes de famílias desestruturadas. E, em busca deste objetivo, as primeiras religiosas lutaram diariamente, com muita dedicação e sacrifício, para obter fundos e manter os educandários, através de campanhas, rifas e contando com ajuda de benfeitores.
Ao completar 80 anos de chegada ao Brasil, é percebido com louvor o longo caminho percorrido. Desde as primeiras fundações no Brasil, iniciadas no Rio  de Janeiro, Santos, São Paulo, até as Unidades Oblatas distribuídas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Juazeiro e Salvador, na Bahia.
Hoje, mantendo o mesmo esforço e compromisso com a missão que as Oblatas demostraram em todas essas décadas, foi construído um legado que perdurará por muitos anos, e que foi movido pelo trabalho solidário dedicado às mulheres, principalmente as inseridas no contexto da prostituição.


Fonte:  Fonte: AssCom   http://www.oblatas.org.br/

Nenhum comentário: