quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Belo Horizonte: Dia Mundial de Luta Contra a Aids. As comemorações começaram na Praça da Liberdade


Com shows das bandas DaPenha, Bartucada e Enquanto Houver Amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) comemorou no sábado, dia 26, na Praça da Liberdade, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O evento, que neste ano teve como slogan “Camisinha, use essa ideia”, contou também com oficinas de sexo seguro, distribuição de camisinhas e material educativo.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, lembrou que informação e prevenção são os grandes aliados contra a disseminação do vírus. “A Aids não escolhe cor, sexo e classe social. Todos somos vulneráveis. Essa é nossa mensagem que, todos os anos, passamos para a cidade, sobretudo para os mais jovens. Afinal, a grande maioria dos portadores do vírus são pessoas de 20 a 39 anos”, disse ele. A estudante Jéssica Ferreira, de 19 anos, elogiou a iniciativa. “É a primeira vez que participo e acho muito válido. Informação é tudo, mas cada um de nós precisa fazer a sua parte para se prevenir”, disse ela.
De acordo com a SMSA, a partir de 2003 houve uma diminuição da incidência anual da doença, com estabilização nos últimos três anos em torno de 400 novos casos por ano. De janeiro a junho deste ano, foram diagnosticados 177 novos casos – número 58,45% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram diagnosticados 426 casos. Hoje, existem 6.700 pessoas em tratamento antirretroviral em Belo Horizonte.
Para facilitar o diagnóstico precoce da doença, o SUS-BH vai ampliar o teste rápido anti-HIV para todos os centros de saúde ao longo do próximo ano. Segundo Marcelo Teixeira, inicialmente serão nove unidades que disponibilizarão o teste rápido, nas regiões Leste, Centro-Sul e Noroeste. A realização do teste começa na segunda quinzena de dezembro.
Atualmente, o exame é realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Unidade de Referência Secundária (URS) Sagrada Família e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, na região Centro-Sul. No CTA, são realizados 100 testes rápidos por mês para HIV. O resultado é disponibilizado em meia hora. Em toda a rede são realizados, em média, 50 mil testes anti-HIV por ano.
Referência Nacional
Em junho de 2010, o programa BH de mãos dadas contra a Aids foi contemplado com o reconhecimento nacional ao participar do 7º Congresso Brasileiro de Prevenção às DST e Aids, realizado em Brasília. Sete experiências inscritas pela SMSA no Ministério da Saúde foram aprovadas e apresentadas para os participantes do congresso. Em 2007, o programa recebeu o prêmio Objetivos do Milênio (ODM) promovido pelas Nações Unidas.
Um dos destaques do programa é o curso de formação Sexualidade e afetividade para ações de multiplicadores em prevenção às DST/Aids, que, até o fim deste ano, espera formar cerca de 1.350 pessoas distribuídas em 45 turmas na capital.
O curso oferece uma formação para que cada cidadão seja uma espécie de “multiplicador” de prevenção. As aulas são ministradas por profissionais da saúde e também por diferentes atores sociais como o Movimento LGBT, o Movimento de Mulheres e Negros, além de ONGs. Os temas tratam de várias questões relacionadas à sexualidade como, por exemplo, “Prevenção”, “Mitos, crendices e tabus”, “Trabalhando a auto-estima”, “História da Sexualidade”, “Direitos Humanos”, “Maternidade e Paternidade na Adolescência”.

Fonte: correio cidadão

Nenhum comentário: