No clima da diversão carnavalesca
e da paquera, a campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o
respeito” começou, na segunda-feira (9/2), para chamar a atenção de foliãs e
foliões sobre a importância de manter a festa livre de assédio e violência.
Ao slogan principal, somam-se os comandos “Neste carnaval, perca a vergonha. Denuncie. Ligue 180” e “Neste carnaval, perca a vergonha. Proteja-se. Use camisinha”.
Liderada pela ONU Mulheres no
marco da campanha global Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade.
Imagine!” sobre os 20 anos da Plataform de Ação de Pequim, a mobilização é
realizada em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a
Ciência e a Cultura), o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para
Refugiados), o UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) e a
OPAS/OMS (Organização Pan-americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde). Conta
ainda com o apoio institucional das Secretarias de Políticas para as Mulheres
da Presidência da República (SPM-PR) e do Município do Rio de Janeiro
(SPM-Rio).
Criação pro bono da agência de
publicidade Propeg Comunicação SA e seus parceiros, a campanha atua sobre
situações concretas do comportamento da sociedade brasileira, voltando-se a
mulheres e homens jovens e adultos que vivenciam o carnaval de rua. Segundo a
pesquisa do Instituto Avon/Data Popular, realizada em dezembro de 2014, 96% da
juventude considera que existe machismo no Brasil, 53% das mulheres jovens e
49% dos homens jovens aprovam valores machistas e 78% delas já foram assediadas
em locais públicos. Além disso, uma outra pesquisa conduzida pelo Ministério da
Saúde e divulgada em janeiro de 2015, revela que 45% da população não usa
camisinha nas relações sexuais.
“A essência do carnaval é a
alegria e queremos que seja assim para as mulheres e os homens que vão brincar
e pular carnaval em todo o Brasil. Centramos nossa energia nos 20 anos da
Plataforma de Ação de Pequim por meio da campanha “Empoderar Mulheres.
Empoderar a Humanidade. Imagine!”, para ampliar o alcance da mensagem pelos
direitos das mulheres no carnaval brasileiro. Além disso, a campanha orienta a
população sobre como identificar atitudes violentas, o que fazer e quais os
serviços existentes para esses casos e como se prevenir de doenças sexualmente
transmissíveis, HIV e aids”, explica Nadine Gasman, representante da ONU
Mulheres Brasil.
A campanha – Mulheres e homens fantasiados e vivenciando o carnaval
em pé de igualdade. Este é o conceito desenvolvido pela Propeg nas duas imagens
da campanha: um homem branco e uma mulher negra trajados com a fantasia de
palhaço e um homem negro vestido de abelha e uma mulher branca caracterizada de
frevista. Ao fundo, uma legião de foliãs e foliões reproduzem a alegria do
carnaval de rua.
Com o mote “Chega bem, quem chega
direito”, o fluxograma da paquera traça os caminhos do relacionamento entre
mulheres e homens, com cantadas sugestivas e dicas para eles sobre como quebrar
o gelo com a gata. No fluxograma, também são indicadas as recusas das mulheres
e esses sinais devem ser respeitados pelos homens sem uso de práticas
agressivas. É o “bloco que segue”, fim da paquera sem investidas agressivas. No
desfecho positivo, o amor de carnaval prevalece com a mensagem “Neste carnaval,
perca a vergonha, mas não perca o respeito”.
A outra versão da animação “Ter
pegada não é faltar com respeito” volta-se ao homem para ele que compreenda os
limites da paquera, enquanto para a mulher incentiva o reconhecimento da
abordagem agressiva, constrangimento ou violência e orientação para a denúncia
por meio do Ligue 180, da SPM-PR, e do comando “Neste carnaval, perca a
vergonha. Denuncie. Ligue 180”. Na saída positiva, é estimulado o uso do
preservativo na mensagem “Neste carnaval, perca a vergonha. Proteja-se. Use
camisinha”.
Do fluxograma da paquera derivam
filme para internet e mídia televisiva gratuita, ventarolas para distribuição
em blocos do Rio de Janeiro e cartazes para cerca de 5.000 ônibus da frota
carioca de ônibus. Em Salvador, foliãs e foliões do bloco Os Mascarados
assistirão ao filme “Ter pegada não é faltar com respeito”.
Na internet, essas peças serão
vistas nos compartilhamentos de postagens no facebook e missões especiais pro
bono do Instamission, Instagram do Bem e IgerBSB. Uma aba no perfil
facebook.com/onumulheresbrasil agregará todas as ações de internet por meio da
hastag #naopercaorespeito.
As peças da campanha também serão
exibidas para os públicos de Salvador em 10 outdoors e 285 mobiliários urbanos
de Brasília, cedidos pela Cemusa, e anúncios bonificados no jornal Destak e na
Revista de Desfiles do Rio de Janeiro. Cantadas do bem tomarão as redes sociais
das Nações Unidas e parceiros, seguindo a rota festiva do carnaval com respeito
aos direitos das mulheres e à vontade delas no momento da paquera.
Pequim+20 – Com ação voltada ao carnaval, a campanha global da ONU
Mulheres Pequim+20 “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”,
criada em maio de 2014, resultou na parceria da ONU Mulheres Brasil com a verde
e rosa carioca, que estabeleceu 2015 como o Ano das Mulheres na Mangueira como
forma de homenagear a trajetória das mangueirenses.
Outra ação de Pequim+20 no
carnaval é a campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o
respeito”, assinada pelas Nações Unidas com o apoio da SPM-PR e SPM-Rio, para
conscientizar o público sobre os direitos das mulheres, os serviços de apoio em
situações de violência e estímulo ao sexo seguro.
De 9 a 20 de março, acontecerá,
em Nova Iorque, a 59ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher com foco em
Pequim+20, com a finalidade de obter compromissos concretos dos Estados-membros
da ONU para com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
Fonte: http://www.onumulheres.org.br/
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