quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Festa de aniversário da Pastoral e lançamento da Campanha "Diálogos..."

Nesta quarta feira (16) celebramos o 33º aniversario da Pastoral da Mulher de BH-Unidade Oblata em MG , com numerosa presença das mulheres que lotaram nossa sede do Cantinho da Paz.

O evento serviu também, na primeira parte da tarde,  para apresentar publicamente nosso projeto Diálogos pela Liberdade apoiado por Misereor. O Projeto Diálogos pela Liberdade visa atuar em dois âmbitos diferenciados e, ao mesmo tempo, inter-relacionados:

O enfrentamento do estigma que sofrem as mulheres que exercem a prostituição, para o qual o Projeto foca a sensibilização social para diminuir o preconceito e a discriminação.

A promoção dos direitos humanos destas mulheres focando seu empoderamento.

Deste modo fomos apresentando os instrumentos de comunicação elaborados com esta finalidade como a revista em quadrinhos (mangá) “As garotas do hotel”, os cartazes e panfletos que visam conscientizar aos clientes e à sociedade em geral contra o preconceito, e os vídeos que serão divulgados  nas redes sociais e na mídia também com este objetivo.

                  Ilustração Garotas do Hotel – Diálogos pela liberdade (Direitos reservados)

Precisamente contamos com  Nanda Soares  roteirista dos vídeos  e criadora dos instrumentos de comunicação  do Projeto Diálogos pela Liberdade. Ela explicou  o sentido e propósito destes instrumentos e partilhou conosco como foi a idealização e produção dos spots audiovisuais em defesa das mulheres que exercem a  prostituição. 
Nanda Soares
A continuação informamos sobre o Seminário “A prostituição: uma abordagem desde os direitos humanos”, que se realizará nos dias 23 e 24 de setembro (Horário:  13:00 às 18h) na Escola Superior Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel - 628 - Santa Efigênia), convidando a todas a presentes a participar do mesmo.

Ir. Pilar Laria e Ir. Ivoni Grando, OSR

A segunda parte da tarde foi muito emotiva, com a  memória e a ação de graças pelos 33 anos de vida da Pastoral. A Ir. Ivoni Grando , do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor,   uma das fundadoras no ano 1982,  e presente hoje entre nós, 
explicou os inícios da nossa Entidade . Fazendo uma síntese histórica,  lembrou das irmãs, voluntários e mulheres que foram passando ao longo dos anos pela Pastoral. A ir. Pilar Laria declamou um poema belíssimo em homenagem a este dia. As outras irmãs oblatas que também compõem a Equipe atual da Pastoral , Ir. Leonira Camattta,  Ir. Amélia Cesconato  e a Ir. Evelyn Caroline, ajudaram no bom desenvolvimento da celebração. Todas,  com sua generosa entrega à  causa da mulher em situação de prostituição, junto com outras irmãs que também passaram por aqui, fizeram e fazem possível manter a missão e a esperança que sustenta à Pastoral da Mulher e a todos os Projetos Oblatas. E, juntamente com elas, a engajada equipe de profissionais e voluntários que colaboram conjuntamente neste trabalho.

Iracema Soares e  o voluntário Eduardo Mejía sj animaram a festa
Tudo isto acompanhado de muita música interpretada por Iracema (da Rede Sagrado-REAJE) e de um maravilhoso lanche, com bolo de aniversario incluído.

Agradecer a presença das muitas mulheres em nossa festa e das Entidades parceiras e amigas. Mencionar especialmente a Sociedade Civil Casas de Educação (das Irmãs do Sagrado Coração de Maria), representadas por Iracema Sores, à Escola de Enfermagem da UFMG (representadas por quatro das estudantes que desenvolvem conosco as Oficinas de saúde) e também a APROSMIG. 




As estudantes de Enfermagem da UFMG junto com a Ir. Ivoni Grando 

 Rafael OSA, voluntário da Pastoral

Ir. Amelia e Ir. Evelyn, OSR



Ir. Leonira, OSR, e Carlos MSF (voluntário)



Alguns dos instrumentos de comunicação 

Um comentário:

Maria Reciclona disse...

Lamentavelmente, por força de compromisso anteriormente assumido, não pude comparecer a esta linda celebração. Mas compartilho da alegria vivenciada por cada um que esteve presente, deixando aqui meus cumprimentos a todos que tornam o trabalho realizado pela Pastoral, uma obra de admirável importância. Vida longa à Pastoral da MUlher BH e um abraço a todos os seus colaboradores.