quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tráfico Humano será o tema da Campanha da Fraternidade 2014

“Fraternidade e Tráfico Humano” - este será o tema da Campanha da Fraternidade 2014. A escolha do tema aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira, dia 20 de junho, durante reunião do Conselho Episcopal Pastoral  da CNBB, em Brasília.

O tema foi apresentado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento ao Tráfico de pessoas e o Trabalho e Escravo da CNBB, grupo que envolve entidades da Mobilidade Humana, dentre elas, a Rede Um Grito Pela Vida de combate ao Tráfico de Pessoas, da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Nacional.
Desde 2012, o grupo pediu a CNBB uma Campanha da Fraternidade voltada para esta temática. Desde então, foram feitas reuniões, formações e campanha de coleta de assinaturas com esta solicitação.
O tema, Tráfico Humano, não poderia  deixar de ser abordado em tempo mais oportuno: em 2014, ano do mega evento Copa Mundo no Brasil, oportunidade onde o tráfico de pessoas e a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres é mais favorecido.
O Tráfico de Pessoas é uma grave violação dos direitos humanos e atinge aproximadamente 2,5 milhões de pessoas no mundo e produz um lucro de 31,6 bilhões de dólares por ano com a exploração sexual, tráfico de órgãos e trabalho escravo.  Cerca de 80% dos casos são mulheres e meninas, com menos de 18 anos. O Brasil é maior exportador da América Latina. Dados oficiais apontam a existência cerca de 75 mil brasileiras  traficadas, sendo exploradas  sexualmente, em regime de escravidão, nos países da Europa. Somente o Brasil possui mais de 240 rotas de tráfico humano.
Fonte:   www.icm-sec.org.br

Nenhum comentário: