domingo, 24 de agosto de 2014

Papa lança alerta contra escravidão e tráfico de pessoas

O Papa Francisco vai apresentar uma reflexão sobre a escravidão e o tráfico de pessoas na sua mensagem para a celebração do Dia Mundial da Paz 2015, que a Igreja Católica assinala a 1 de janeiro.

O anúncio foi feito hoje pelo Vaticano, num comunicado que dá conta do tema escolhido: ‘Não mais escravos, mas irmãos’. “Julga-se habitualmente que a escravatura é um fato do passado. No entanto, esta praga social continua muito presente no mundo atual”, assinala o comunicado do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP), organismo da Santa Sé.
Esta é a segunda mensagem assinada por Francisco para a celebração anual do Dia Mundial da Paz, que em 2014 teve como tema ‘Fraternidade, fundamento e caminho para a paz’. Segundo a Santa Sé, a escravatura representa “um golpe de morte para tal fraternidade universal e, por conseguinte, para a paz”. “Na verdade, a paz existe quando o ser humano reconhece no outro um irmão ou irmã com a mesma dignidade”, acrescenta a nota oficial.
O Vaticano elenca, em seguida, várias “formas abomináveis de escravatura” como o tráfico de seres humanos, o comércio dos migrantes, a prostituição, o trabalho-escravo, a exploração de seres humanos e a “mentalidade esclavagista” a para com as mulheres e as crianças. “Há indivíduos e grupos que se aproveitam vergonhosamente desta escravatura, tirando partido dos muitos conflitos desencadeados no mundo, do contexto de crise econômica e da corrupção”, lamenta o CPJP.
O comunicado cita o Papa Francisco para afirmar que “a escravatura é uma terrível ferida aberta no corpo da sociedade contemporânea, é uma chaga gravíssima na carne de Cristo”. Nesse sentido, apela-se ao reconhecimento da “inviolável dignidade de cada pessoa” e à promoção da fraternidade, “que exige a superação de todas as desigualdades” e de “qualquer discriminação”. “É necessário o compromisso da informação, da educação, da cultura em favor de uma sociedade renovada e que se assinale pela liberdade, pela justiça e, portanto, pela paz”, se lê.
O Dia Mundial da Paz começou a ser celebrado no pontificado do Papa Paulo VI, a 1 de janeiro, e a mensagem para esta jornada é enviada às dioceses e às embaixadas de todo o mundo, indicando “a linha diplomática da Santa Sé para o ano que se inicia”.

Fonte: http://www.verbonet.com.br/

Nenhum comentário: