quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Pastoral da Mulher de Bh, em parceria com "Mães de Minas", protegendo a vida de gestantes e bebês

Um numero significativo das mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher de Bh, são gravidas ou têm bebês. A nossa Entidade, preocupada com o cuidado  da vida das mulheres gestantes e de seus bebes fechou uma parceria com o Projeto Mães de Minas.



A Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, juntamente com a Pastoral da Criança,  participou de duas reuniões do Projeto Mães de Minas, realizadas em 30/09 e 01/10 com o objetivo de firmar parceria. 


O Projeto Mães de Minas trata de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida, alicerçada na Rede Viva Vida de atenção à mulher e à criança existente desde 2003 no Estado de Minas Gerais.

Os cenários que levam à mortalidade infantil e materna apontam para a necessidade de fortalecer o cuidado com a gestante, a criança e sua família, tão logo se tenha notícia do início da gravidez. Por isso, o Governo de Minas se propõe, com esse projeto, estabelecer um contato individual com cada gestante, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança, para identificar e sanar situações de risco. O Mães de Minas se propõe a conhecer e a zelar por cada gestante e criança do estado de Minas Gerais e por isso, a identificação e informações da mulher assume um caráter fundamental. Não basta saber que a gestante e a criança existem, como acontece nos sistemas de informação clássicos. É preciso que essa informação chegue em tempo real, para possibilitar acompanhamento e proteção eficazes. Para atingir esse objetivo, além da instalação de um call center (155), há também um olhar especial para a criação de uma forte rede de Mobilização Social.


Nos dias 08 e 09 de novembro acontecerá a "Caravana" do Projeto onde serão realizadas ações de promoção e informações sobre gestação e cuidados com bebê. A Pastoral da Mulher estará presente neste momento oferecendo informações sobre direitos das mulheres.

Nenhum comentário: