quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pastoral da Mulher de Bh e Comitê de Atingidos pela Copa em defesa das mulheres que estão na prostituição

Os impactos da Copa 2014 sobre  a população mais vulnerável de Bh, em particular sobre a as mulheres em situação de prostituição preocupa seriamente à Pastoral da Mulher, que retomou os contatos com o O COPAC ( Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014 BH), com a finalidade de estudar ações conjuntas que visem a defesa dos direitos destas pessoas.


O temor a uma politica de ‘higienização’ no centro da cidade, vinculada a fortes interesses imobiliários (Belo Horizonte vive um momento de forte valorização imobiliária) e a falta de diálogo dos poderes públicos  está criando grande indignação entre os coletivos afetados .

A Pastoral da Mulher está constatando já alguns impactos negativos na vida das mulheres que tiram da prostituição sua sobrevivência, tais como o amento do preço das diárias dos hotéis, o incremento da insegurança, e maior incerteza sobre seu futuro por parte das mulheres de mais idade. Estes e outros desafios foram compartilhados na reunião mantida pela Pastoral com Amanda Couto e com Vitor, representantes do Copac Bh.



O COPAC – Comitê Popular dos Atingidos pela Copa 2014 BH –  é organizado por pessoas de diversos setores da sociedade que buscam discutir e entender os processos ativados para a realização da Copa de 2014, atuando em Belo Horizonte, uma das cidades-sede desse megaevento.

O Copac tem  a consciência de que  este megaevento está sendo usado para que diversas empresas e instituições – ou seja, uma minoria privilegiada – possam lucrar e explorar o erário e bens públicos. Por isso só com a mobilização popular que organize ações de contestamento firme, crítico e propositivo é que poderemos conseguir que nossas cidades e sua população, como um todo, usufrua dos investimentos realizados.

Nenhum comentário: